Boa noite pessoal, sou membro já faz um tempo no fórum e tenho lido e aprendido muito com os tópicos do pessoal.

Tenho um projeto em mente e peço a ajuda de vocês para tentar executá-lo.

O projeto consiste em um trocador de marcha por toque no botão (igual aqueles "borboletas" que estão saindo nos veículos de hoje).a idéia é a seguinte, pretendo usar um arduino (não sei qual é o melhor), pois com ele posso fazer uma programação mais precisa na trocas.

MECANICA:

Vou necessitar de 2 motores para executar a troca, o primeiro motor faria o engate para frente e para traz e o segundo motor posicionaria a haste no local correto para entrar a "marcha", para isso eu preciso de 2 motores fortes e rápidos e se possível que funcionem com encoder ou teria que adaptar final de curso e minha idéia seria reduzir o máximo de dispositivos mecânicos.

ELETRONICA:

Penso na seguinte situação, ao ligar a chave do veículo a central (arduino) será alimentada e executará a programa para colocar o cambio em ponto neutro. Será necessário 2 botões para controle dos engates, o botão 1 será o que irá subir as marchas (1,2,3...) e o botão 2 será o que irá descer as marchas (5,4,3...), então ao pressionar o primeiro botão ele verifica que está em neutro e executa a programação para engatar a primeira marcha e assim por diante.

Acredito que passei uma idéia de como será o projeto, preciso definir quais motores utilizar e qual o arduino seria melhor e se o arduino consegue simular isso. A parte de engate já tenho pronta, vou tirar uma foto dela e posto como ela é.

Agradeço.

Exibições: 2861

Responder esta

Respostas a este tópico

Velho, fantastico esse teu projeto!

N entendo muito de motores mas acredito que o ideal para vc seria um motor de passo, geralmente são fortes e tem a posição de parada controlavel. Tem uns shields para arduino que fazem o controle desses "bichos".

Quero ver esse engate e como é sua ideia para acoplar esses motores.

A algum tempo tive uma ideia semelhante a sua mas eu pensava em usar algum tipo de pistão para movimentar a manopla do cambio.

Vc pensa em controlar a rotação do motor do carro no momento das trocas para obter melhor performance ou é uma "buginganga" para não sofrer com o transito? E a embreagem?

Cara, assim que puder poste mais coisa.

Muito bom!!!!!

Opa Antonio, vlws pela força kra.. então tenho em mente pra funcionar da seguinte forma:

MOTOR 1 = Trabalha pra cima e pra baixo, ele irá posicionar a alavanca da seguinte forma: Quando estiver em -1 irá engatar a 1º e 2º do carro, quando estiver em 0 irá engatar a 3º e 4º e quando estiver em +1 irá engatar a 5º e ré do veículo, lembrando que esse motor funcionará em Y.

MOTOR 2 = Trabalha para frente e para traz, ele que fará o engate das marchas: Pressionou o "botão 1" uma vez é correspondente a primeira marcha e por ae vai. As marchas pra cima (1,3,5) ele entenderá como "+1" e as outras (2,4 e ré) ele entenderá como "-1", lembrando que esse motor funcionará em X.

BOTÃO 1 = Tem a função de ir subindo as marchas (1,2,3,4,5 e ré)

BOTÃO 2 = Tem a função de ir descendo as marchas (5,4,3,2,1)

Então, a idéia é a seguinte, ao energizar o arduino ele irá deixar os 2 motores em repouso (0,0) que seria o neutro do cambio, ao pressionar o "botão 1" o "motor 1" irá para (-1) e o "motor 2" irá para (+1), isso significa que a primeira marcha está engatada e por ae vai até a ré.

O veículo ainda terá a embreagem que deverá ser acionada antes de pressionar o botão, o intuito do projeto é eliminar a alavanca de cambio.

Os motores tem que ser fortes e rápidos, muito rápidos mesmo, pois a idéia é colocar em carros de track day em que a troca de marcha tem é rápida.


Por enquanto é isso, depois posto foto de como está instalado no carro o sistema e como será feita a substituição. Quanto ao acoplamento penso em retirar a alavanca do cambio e ligar os motores com engrenagem e cremalheira, mas se achar algo melhor é muito bem vindo.

Minha outra dúvida é em relação aos motores, quais utilizar, que marca, modelo, e etc?

Agradeço... Abraços

tua ideia é controlar o trambulador?

exatamente. acredito que dá certo.

Muito boa a idéia... só uma dúvida: quando precisar fazer uma redução brusca, por exemplo de 5 para 1 marcha ou 5 para neutro, como será feito? Ps: Não entendo muito o funcionamento de câmbios automatizados, pois só usei câmbios automáticos, mas acredito que existe um "botão neutro".

Opa Marcelo, então, a maioria dos carros acima de uma certa rotação do motor não engate a primeira a não ser como o carro em leve movimento ou parado, mas para realizar esse engate é só acionar a embreagem e apertar o "botão 2" a quantidade de vezes para chegar na marcha desejada, se tiver em 5º e quer ir pra 2º é só apertar o "botão 2" 3x e já estará em segunda e assim por diante, no caso do neutro eu pensei em um terceiro botão mas abandonei a idéia pelo fato de ficar muita coisa, ae bolei a seguinte solução, para partida ae energizar o arduino ele irá automaticamente rodar a programação do neutro, onde o carro ficará pronto para dar partida, se for necessário o engate do neutro depois, é só apertar o botão 2 a quantidade de vezes que apertou para subir de marcha + 1, exemplo: vc está em 3º, então você apertou o botão 1 (subir marcha) 3 vezes, então pra vc engatar o neutro, vc apertaria o botão 2, 4 vezes.

Abraços, qlq coisa manda ae...

e a embreagem?

então, o motorista que acionaria ela normalmente e apertaria o botão para o sistema fazer o engate.

Fera.. tem duas coisas antes de desenvolver esse.. Um deles.. vc vai continuar usando a embreagem pelo pé? de for, ja diminui o problema..

Com relação a marcha naum é facil. dependendo do carro existe diversos fatores q podem implicar, como desgaste do engates do cambio e etc. o motor de passo realmente seria interessante. mas teria q ser uma coisa muito rápida e precisa, pois imagina vc em uma situação de risco precisar mudar de marcha rápido.. um idea seria tranforma a marca do carro em sequencial, ai fica tudo mais simples.usando apemas um unico motor. tem um projeto no youtube, de um sistema de marcha sequencial para fusca q um carinha fez, de uma olhada pode ser util..

Os carros q  saum equipados com cambio tiptronic (borboleta), tem a marcha sequencial. 

fica a dica.. naum sei se foi util.. 

tambem estive pensando nesta ideia com arduino o modo seria o seginte.

o arduino liga em neutro lêr a rotação e o botão no acelerador se o carro estar em baixa rotação e acelerador desligado manter neutro

1 toco no acelerador arduino passa a primeira.

2 piso no acelerador e a rocação aumenta a 2500 rpm passa pra segunda macha

3 monitorar a velocidade se maior que 20km por hora passa a teceira.

4 se velocidade mair que 35km passa para querta

5 se velocidade maior que 55km passa para quinta.

voltanda as machas

se velocidade reduz 

na mesma propoção reduz as machas 

isso feito automaticamente pelo arduino

Eu usaria motor de vidro de carro. Tem alguns, acho que da Fiat, que sao acoplados a cabos de aço (como freio de bicicleta) e sao super fortes.

Com esse sistema de cabos vc consegue fazer com que o motor fique longe do lugar onde vc aplica a força, pra facilitar a montagem, e se alplicar no trambulador o movimento será super curto. Para movimentos curtos acredito que a velocidade atenda bem.

Outro mais rápido ainda é o de limpador de parabrisa. No maximo é super rápido. Como vc só tem 3 pontos (fim1, fim2 e meio) acho mais facil que bater cabeça com motor de passo. Qualquer atrito e eles abrem o bico.

A montagem clássica usa um rele que determina a direçao e outro que liga. Aih vc pode usar o fim de curso abrindo fios de um e outro tap (saida) do rele. Assim vc simplesmente liga o motor direto. Quando chegar no fim de curso ele para. Só liga novamente se for energizado no reverso (outro tap do rele). Mais simples impossivel (acho).

Claro, tem que chavear o fim de curso para determinar parada no fim ou parada no meio... Mas isso pode ser só mais um rele.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço