Estou trabalhando com um sensor que mensura campos magnéticos. Gostaria de obter apenas os campos de 60 Hz e para isso queria implementar meu código com uma transformada de Fourier...

Gostaria do código do arduino.

Alguma ideia??

Exibições: 3312

Responder esta

Respostas a este tópico

Não seria o caso de usar um filtro passa-faixa?

Não porque eu quero saber qual a intensidade da componente de 60 Hz. O ideal para o meu projeto seria a FFT.

Queria saber como criar esse loop.

Acredito que queira descobrir o percentual de energia do sinal que esta na frequência de 60Hz, senão não faz sentido usar FFT.

Tenho algum material aqui de fft para dsp, mais nada pronto pra Arduíno, mais também não tem muito segredo  pra ser ajustado implementado,  o mais critico é ajustar a  frequência de amostragem, já que todo o calculo fica arramado a ela.

Se isso lhe ajudar, existe um conversor de frequencia para tensão comumente usado em mostradores de RPM (LM2917).

Nesse link tem um artigo sobre ele, e links do datasheet dele.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/4248-art5...

Tb acho que pra isso vc nao precisa de FFT...

Vc poderia fazer um filtro digital por software.

O filtro digital comum pode ser implementado com uma uma chave tipo CD4051 que seleciona um banco de capacitores. Se vc   selecionar um de cada vez por ex com um pulso 8x maior que a frequencia para 8 capacitores. A cada ciclo volta no mesmo capacitor. Aih o capacitor so consegue se carregar se voltar nele na mesma parte do ciclo.

Nao sei se fui claro... 

A implementacao em software seria por ex a captura 8 (ou mais, vamos falra n) vezes por ciclo, guardando em n variaveis diferentes fazendo uma media. (pode ser 0,9x o que tinha e 0.1x o q veio).

Nesse esquema se vc tiver uma forma de onda "parada" em relacao a frequencia de troca dos capacitores vc tem uma frequencia multipla de n x clock. 

Se vc medir uma grande disparidade entre as tensoes dos capacitores (memorias) vc tem um onda ressonante. Se ela nao for ressonante essa media tende a 0.

No tecnico lembro de ter montado esse circuito com o CD4051.

Ja na faculdade tive uma materia que terminou com programas em basic pra FFT (DFT), mas nao lembro...

Sei que era algo assim:

http://www.dspguide.com/ch12/3.htm

O nivel de complexidade era bastante baixo comparado com a calculeira que veio antes..

Achei o circuito !

http://www.seekic.com/circuit_diagram/Basic_Circuit/Filter_Circuit/...

Na verdade o que imaginei era um pouco diferente. Esse liga o lado negativo do capacitor.

De qq jeito a ideia seria aproveitar so a ideia e fazer por software.

Os 8 capacitores seria 8 posicoes em um array e uma interrupcao de 8x 60Hz faria a leitura do valor, media e incremento do contador..

veja a biblioteca para Arduino-->arduinoFFT

Olá Larissa, Olá amigos !

Encontrar um código prontinho talvez não seja muito fácil ..rsrsrs ! 

Mas se vc quiser desenvolve-lo, vejo duas maneiras ou vc implementa um filtro passa banda, composto por um filtro passa baixa (link com modelo digital e loop) e um passa alta (link com modelo digital e loop) .

Delimitando a banda a qual vc que medir a amplitude do sinal, ou vc implementa um filtro sintonizado apenas na frequência de interesse( Link)

ah !  a frequência de amostragem deve ser no minímo 10 vezes maior do que a do sinal que vc quer medir.

Abços

Cara Larissa, 

uma possível alternativa para a FFT é vc utilizar a DFT de Goertzel (ou algorítmo de Goertzel). Trata-se de uma transformada que calcula a potência apenas numa determinada frequência (Na pática acaba sendo um filtro digital passa-faixa bem estreito). Essa técnica é utilizada para detecção de tons DTMF em telefonia. Procura no google que o algorítmo é facinho, facinho...

Abraço.

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Olá Henrique

Esse eu não conhecia ! aqui na minha terra quando o cara acerta na mosca, a gente diz "matou a pau"

Vc matou a charada com uma só paulada  ...rsrsrsrs

Abços

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço