Projeto: Alimentador Automático para Cães com Arduino

 Boa noite, sou novo no Laboratorio e também no Arduino e na Eletrónica. Passo-me a apresentar, chamo-me Rui e sou do norte de Portugal.

 Quando ouvi falar no Arduino decidi pesquisar e fiquei muito interessado em aprender a trabalhar com ele, tenho pesquisando bastante e começo a perceber o básico.

 O que me fez iniciar este tópico foi a necessidade de alimentar dois "lobos" que tenho cá em casa, por vezes tenho dificuldades em o fazer, porque passo pouco tempo em casa.

O que quero fazer é um sistema que despeje uma quantidade controlada de comida, 2 vezes por dia de forma automática.

 Sei que é possível fazer isso com o Arduino e com a ajuda de alguns periféricos como motores, etc.

 O que eu também precisava era da vossa ajuda, já vi que isto é uma comunidade cheia de experts em Electrónica e Arduino e que gostam de ajudar e compartilhar os seus conhecimentos.

 Quanto ao projeto que tenho em mente, fiz uma espécie de desenho que mostra de forma geral o que tenho pensado:

 Espero que seja fácil de entender. Neste momento já encomendei algum material que acho que vou necessitar mas queria a vossa a opinião para ver o que falta:

Material Encomendado:

- Arduino Uno R3
- Breadboard 830 Points
- Jumpers
- Resistors
- 2x Potenciometro 10k OHM
- RTC DS 1307 (real time clock)
- LCD 1602
- LED's

- L298N DC Stepper Motor Dual H Bridge Drive Controller (enganei-me a comprar esta ponte, não sei se esta faz o mesmo que a L293D)

Material que tenho em Casa:

- Motores (tenho drives cd's velhas penso que consigo aproveitar alguma coisa)*
- Alimentação 9V para Arduino
- Material para o Esqueleto do Projeto (depósito, tubos, ...)

* Não sei bem que tipo de motor deva usar, o meu objectivo é fazer rodar de forma controlada a peça que empurra a comida até atingir a quantidade desejada. Para medir a quantidade desejada estava a pensar controlar por alto ou seja se o cão tem de comer 300gr ver o numero de voltas que o motor precisa para chegar a essa quantidade.

Agradeço já a todos os membros que se mostrarem dispostos a me ajudarem.

Obrigado

Exibições: 66021

Responder esta

Respostas a este tópico

Leonardo, muito obrigado pela sua colaboração, eu tenho pensado muito e visto muito exemplos e você tem razão, para que o sistema seja eficiente e duradouro e preciso ter em conta muitos aspectos, quanto ao primeiro que você fala que tem a ver com a gordura que o armazenamento de comida provoca eu já estava a ter em conta, já estava a imaginar a parte electrónica protegida do tipo:

  

Que tipo de rosca que está a falar?

Roscas sem fim são muito utilizadas em sistemas industriais e de alimentação animal. De qualquer forma tem que ver qual é o seu objetivo. Pelo que vi deseja começar utilizando materiais que você ja tem, então não sei se seria o caso de usar um sistema com rosca sem fim. Vou dar uma olhada denovo na lista de materiais que você disse que tem disponível e ver se eu tenho alguma ideia.

Segue uma foto com exemplo de rosca sem fim. A vantagem desse tipo de sistema é que você pode fazer uma correlação entre o tempo e a quantidade de ração. Exemplo: Se com 10 segundos de rotação foi dispensado 100 gramas de  ração e eu preciso de 400 gramas é só ajustar o tempo para 40 segundos. Mudando de ração é só recalcular.

No desenho abaixo o "zig-zag" em azul seria uma rosca sem fim.

Olá,

Uma rosca sem  fim pode ser encontrada em moedores de carne.

É preciso retirar a faca e o disco de corte na boca da máquina e acoplar o eixo da rosca a um motor, isto é, se a máquina for manual, pois existem modelos que já tem motor, e meste caso seria preciso apenas adaptar um relé para que o microcontrolador ligue o motor quando necessário.

Os flocos de ração devem ser pequenos o bastante para entrar no espaço da rosca.

Abraço.

Sabe aquela hora que vc lê e diz, como eu não pensei nisso antes. kkkkk

Boa dica Wiechert.

Seria interessante... Mas ainda gosto da ideia do dispenser de cereal.

Aqui custa coisa como R$ 90,00 (33 euros), aih em portugal não deve chegar a 15 euros.

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO

Colocado no alto e com um cano de PVC que leve a ração até o prato (para evitar que o cão destrua) acho que ficaria bonito e facil.

Se quiser aumentar a capacidade é só trocar o reservatório ou mesmo tirar a tampa e colocar o novo reservatório de boca pra baixo sobre ele (alimentando o reservatorio que vem).

A questão é que entendo que o mais caro é a hora de engenharia e não o material. 

Para motor é preciso força e não velocidade, então será preciso um motor com redutor. Eles são encontrados normalmente em brinquedos, microondas (esse seria perfeito), limpadores de parabrisa, etc. Eu ficaria com os de microondas:

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO

Tive a procura na net de dispensadores á venda em Portugal e descobri um a 7€ mas o tubo penso que nao e o mais apropriado.

http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=4357049

De tudo que vi até agora também acho que as soluções mais eficazes seriam essa rosca sem fim que é uma solução muito boa, na minha opinião a melhor seria o tubo e aquela "helice" (não sei o nome daquela peça) do Dispenser de Cereais, mas também há uma solução que acho que não foi falada neste tópico que é a roda do moinho de agua que penso não ser muito complicado construir uma.

 

Gostei dessa idéia da roda Rui.

é uma alternatica á famosa "" alguem sabe o nome da peça usada nos dispensadores de cereais para empurrar a comida, estou farto de procurar e nao consigo encontrar um nome :S

Leonardo bom dia gostaria de saber aonde podemos encontrar essas roscas sem fim para comprar ????

Obrigado.

Antonio Rodrigues

Leonardo, onde encontrou estas Roscas sem Fim? Seriam exatamente o que preciso.

Legal Leonardo.. Concordo com você e vivi o que você descreveu.. É um detalhe para os que estão pensando em montar um projeto parecido pensar a respeito..

No meu caso foi ração para gato.. Mesmo as bolinhas sendo relativamente pequenas, elas não vão uniformes e hora ou outra elas travam na saida ou travam o motor.. 

Minha duvida é onde arrumo uma rosca sem fim com uma dimensão consideravel para este uso ? 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço