Minha idéia é de um display na frente do pc mostrando as temperaturas dos processadores e controlado a velocidade das ventuinhas para se manter a temperatura estável.

Eu achei esse projeto na net e queria ver se era possível fazer com o Arduino.

Conto com a colaboração de vocês.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/microcontroladores/102-tex...

Exibições: 6231

Responder esta

Respostas a este tópico

Não só é possível como é até fácil. Na net (aqui no Lab acho que tem) vc acha projetos de medição de temperatura com Arduino e display 16x2. Para controlar os motores vc poderia usar um shield de motores aqui do lab, ou então vc mesmo construir o circuito de controle, usando um L293D por exemplo. Na net tb te muito exemplo.

Eu não tenho muita experiência com o arduino, mas vou tentar desenrolar essa idéia. Agradeço muito a atenção e obrigado pelas dicas.

Se vc quiser se basear na temperatura do core do processador vc vai ter problemas.. Não é tão simples fazer um arduino saber ela. Precisaria ler pelo proprio PC e transferir pra ele por ex por serial.

Mas a temperatura é proporcional à do dissipador.. Se vc medir do dissipador tá valendo ! Fica sendo a temperatura interna, ou temperatura do dissipador. Usando o LM35, que é bem popular (tem facil pra comprar e vários exemplos na net) fica simples.

Em casa fiz um negocio meio porco... mas ta funcionando que é uma blz !!!!

Uso o micro dentro de um movel que fica no quarto ao lado de onde tenho o escritório (vai vendo...).

Fica no outro quarto (com um furo pra passar os fios) pq gosto de ficar até tarde no computador e quando bate o silencio não gosto que o barulho das ventoinhas fique perceptivel...(frescura..)

Fica dentro do móvel pq tenho gatos em casa e antes ficava no chão e era uma festa... Pelos era o de menos...

O movel fica afastado pouco menos de 10cm da parede e tem entrada de ar por baixo. Mas enclausurar um computador nunca é bom, então coloquei algumas ventoinhas que forçam a saida de ar quente (parte superior), com ventoinhas pequenas do tipo siroco.

Só que quando liguei ficou mto forte... Desnecessário... Então coloquei um controle pras ventoinhas:

Simplesmente um termopar desses de chocadeira, que chaveia se a ventoinha vai ser ligada em 9V ou 12V (o 9 é um lado de um 7809 e o 12 a entrada dele, do proprio micro) . Calibro minha chocadeira pra uns 30 graus.

Ta uma blz ! Quando está calor as vezes elas entram no forte, mas quase todo o tempo ficam no fraco.

Só que ficava no 

Minha idéia inicial era essa, pegar direto do bios, mas acho que isso seria mais díficil, ai pensei em fazer um programa e transferir os dados via porta serial, mas embora eu tenha formado em analista de sistema, já fazem muitos anos que não escrevo uma linha sequer, "Cobol; Agol; Pascal; Clipper e Joiner" para quem quiser um momento de nostalgia. É que depois que montei o Bureal de Impressão não me sobra mais tempo. Quem disser que ter seu próprio negócio é ter liberdade está compretamente errado, mas voltando, minhas máquinas estão trabalhando com os processadores na casa dos 70º e então resolvi montar um sistema de water cooler com vcs podem ver nas fotos e no reservatório que fiz queria colocar um display onde me mostraria a temeratura, rpm das fans e talvez o ciclo do water cooler.

que doidera!! srsr

gostei!

Otoniel,

 

A idéia é bastante simples:

Mateiriais necessários:

Versão Standalone (Arduino conectado na mesma maquina)

Hardware:

01 placa Arduino UNO

 

Software:

Desenvolver um utilizando a tecnologia WMI ou achar na net um programa que leia as informações que você quer e enviar os dados via serial.

 

Outra idéia é coletar as informações de mais de um computador, basta você ter:

 

Modo Network:(Arduino ligado em um switch de rede)

 

01 placa Arduino UNO

01 Placa Ethernet Shield

Desenvolver um utilizando a tecnologia WMI ou achar na net um programa que leia as informações que você quer e gravar as informações e um diretorio compartilhado com a informação de cada estação que foi instalada o aplicativo.

 

Fazer o arduino ler o arquivo na rede é mostrar cada informação de cada estação. .

 

Espero ter ajudado

 

Abs

 

Reinaldo

 

Ajudou sim, eu já estava tentando desenvolver esse software, tinha baixado o SDK do windows, mas ainda não terminei, mas todas as idéias são bem vindas. Obrigado.

Eu implementei um controle PID com arduino e funciona muito bem.

No vídeo os ganhos foram sintonizados na tentativa e erro, depois desse vídeo eu consegui um sintonia muito boa. 

Legendo do gráfico

Vermelho =Set point

Verde = PV

Azul = MV

Os valores dessas variáveis no supervisório estão em Bits, tanto no gráfico quanto nas caixas de texto.

 

Achei muito legal seu projeto, mas no meu caso eu quero só mostrar os valores atuais no display com na foto e publiquei. Mas obrigado pela força.

Ao invés de enviar o dados pela serial é só jogar no display

Primeiro vc usa o supervisório só para sintonizar o PID, depois que vc achar as constantes kp, ki e kd vc apaga  parte de código que enviar dados pela serial e manda mostrar só o que vc quer no display.

A minha dica foi só o algorítimo de controle da temperatura.

Abraço

Desculpe a minha falta de conhecimento, na verdade eu não tinha entendido, e ainda não entendi direito, mas pelo menos agora sei do quê você esta falando. Vc faz a leitura da temperatura através de sensores, certo? não através do bios do pc via software por exp. Com isso teriamos uma maior precisão nos resultados obtidos.

Vou essa forma de fazer esse projeto. Obrigado

Isso mesmo. Resumindo:

1) Tem dois jeitos de ler a temperatura do PC:

   1.a) Via termometros já instalados inclusive dentro do processador

          Vantagem: Vc tem acesso à temperatura do core do processador (dentro da pastilha).

          Desvantagem: Para ter acesso é preciso desenvolver um programa que leia e mande por uma interface, que pode ser serial, para seu display. Esse programa é complexo e precisa ficar rodanto o tempo todo.

   1.a) Via termometros que vc pode instalar no dissipador ou onde quiser dentro do micro.

          Vantagem: Só ligar no pino analogico do arduino e já está lendo. Existem bibliotecas e exemplos pacas. O micro seque precisa ficar "sabendo". 

          Desvantagem: Vc só tem a temperatura do dissipador. Num aumento repentino de processamento pode demorar para reagir (não acho isso tão ruim...). Vc não vê aquele numero "magico" que é a temperatura real do processador, embora esteja cuidando da refrigeração dele de forma satisfatória.

2) Tem pelo menos 3 jeitos de controlar a ventoinha (e consequentemente a temperatura):

      2a) On Off: Vc liga se ta acima de tantos graus.

           Vantagem: Facil.

           Desvantagem: Fica que nem geladeira ligando no máximo e desligando.

     2b) Proporcional: Vc liga mais forte conforme está mais quente.

           Vantagem: Facil. Melhor que o anterior.

           Desvantagem: Como a temperatura irradia pelo dissipador lentamente certamente vc vai ter uma oscilação... Mesmo que vc gere sempre o mesmo tanto de calor sua ventoinha naturalmente vai ficar hora mais rapida e hora mais lenta.

    2c) Proporcional+Integral: 

          Vc considera como sendo a temperatura não o valor instantaneo, mas sim um valor medio (no tempo)+o instantaneo. Cada um multiplicado por um ganho. Isso pode ao menos diminuir e ofeito de oscilação do metodo proporcional.

          Vantagem: Melhor que o anterior.

          Desvantagem: Dificil de implementar (nem tanto... Falar integral mas fazer uma média já resolve).

   2d) Proporcional+Integral+Derivativo (PID):

        Vc considera não só os 2 anteriores mas também o Derivativo, que não muito mais é do que uma projeção de tendencia do valor (valor futuro).

        Vantagem: Melhor que o anterior. Bem ajustado permite manter a ventoinha em uma velocidade constante sempre.

          Desvantagem: Dificil de implementar (nem tanto... Na pratica o derivativo é algo como (Leitura[N]-Leitura[N-uns] ou Variação/Tempo (dv/dt)).

    Nesses ultimos 3 vc precisa de ganhos para cada parcela. O ajuste desses ganhos é fundametal. Tem um monte de calculeira sobre isso mas sempre termina e tentativa e erro... 

    Mas pra simplificar dá pra fazer algo do tipo: on-off só que o off na verdade é meia potencia. Assim fica super simples e eficiente. Notebook antigo era assim. Do nada começava a soprar que nem loco mas o resto do tempo ficava soprando fraquinho... 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço