Tenho um sensor que dá uma saída digital de 24V. Como acoplar isso no Arduino? Testei com um relé e funcionou (um relé de 28V de entrada, cuja saída liguei 5V numa ponta e a porta digital em outra ponta), mas será que tem outra alternativa?

Exibições: 8743

Responder esta

Respostas a este tópico

Faço essa pergunta também...

Pessoal,

O membro Alex Sander foi suspenso da rede por desrespeitar os princípios de respeito e coleguismo.

Agradecemos aos membros que denunciaram esta conduta inadequada.

Abraços!!!

Caro Mauro,

Agora que passou a tempestade, podemos retornar a discutir o tópico com calma?

Ainda tens algum problema para ligar o sensor?

Poderia detalhar um pouco mais as características do sensor que está usando? A saída é 24V AC ou DC?

Acredito que como o Jonatas comentou, a melhor forma seria usando um opto acoplador, pois teríamos a isolação entre o sinal vindo do campo e o microcontrolador. Alias esta é a solução preferida no mundo da automação industrial.

Abraço.

Claro, Wiechert!

Na realidade eu estou apoiando um grupo de alunos no desenvolvimento desse projeto. Me dou melhor com software, mas acabo metendo a minha colher no hardware também, já que fica difícil separar realmente uma coisa da outra.

Nesse projeto tem uma parte pneumática responsável por pegar as peças a serem processadas pelo robô cartesiano e colocá-las nele. Os sensores de fim de curso dos pistões tem saída de 24 Vcc, daí a necessidade do acoplamento.

Fizemos uns testes com relés (o sistema tem quatro deles para acionamento dos pistões, então ligamos de modo inverso) e funcionou.

Encaminhei a eles a ideia dos optoacopladores como opção. Vamos ver o que eles resolvem. Depois posto cá os resultados.

Muito obrigado pelo apoio de sempre.

Wiechert,

já que mencionou qual seria o optoacoplador mais utilizado. Estou fazendo um esquema desses para proteção da bomba de irrigação e fiquei curioso.

Sidney,

Sugeri aos alunos comprar alguns desses prá por no projeto, vamos ver se eles animam. Estou cá na torcida... ;)

Pois é, agora com mais calma, dá até pra responder o topco...

Diria que vc tem varias opções, as mais comuns:

Barata:

- Divisor resistivo.

Barata com segurança:

- Divisor resistivo + zenner. Esse zenner pode ser de 5v6 1/2w por ex. Ele só vai trabalhar se alguem ligar errado. Se ligar invertido ele bloqueia em 0,7, se ligar uma tensão maior ele bloqueia em 5,6. Ta otimo. Se vc colocar um valor mais baixo ele começa a conduzir antes de atingir a tensão nominal, acaba "pesando" e derrubando a tensão. 

Com muita segurança:

-Optoacoplador. Os mais comuns e classicos são os 2n25 e o TIL111. Hoje vejo mais o PC817 para projetos novos. Ele é mais barato, igual em eficiencia e possui só 4 pinos. De uns 5 anos pra cá só uso ele... (e o PC814 quando precisa de independencia da polaridade, como em telefonia). Do lado do led, polarizar como um led. Do outro lado é como um transistor.

O rele funciona tb, mas é matar o coelho com arma grande, barulhenta, cara, antieconomica e perigosa (sem o diodo).

Ok, vou dar a dica prá turma, depois conto o que deu. E aquele outro que foi citado antes, o 4n25, não rola?

Oi Mauro.

Rola, só é necessário calcular (ou chutar "direito") o resistor de entrada e colocar nele (Para cada 12 volts um de 1.2K serve, 24 volts...entre 2.5K a 3.3K deve dar conta da brincadeira). Do outro lado no Coletor liga no Vcc do Arduino e no emissor um resistor de 1K no pino que se pretende entrar com a "informação", talvez colocando um pulldown melhore a sensibilidade, só testando.

Tenho alguns aqui comigo, se quiser na próxima reunião posso leva-los.

Até lá.

Uai, Euclides, a solução estava dentro de casa e vc nem me conta??? ;)

Beleza, vamos ver o que os meninos resolvem...

Você "Não esperou eu molhar o bico"...rsrsrsrsrssss...

Vou leva-los na próxima. Só vou conferir se tenho os resistores de 1K e de 2.2K.

Verifique com eles se eles querem esperar para montar a plaquinha (será necessário né...) ou se eles querem "ir montando" enquanto você está viajando. Porque daí precisa marcar para eles passarem aqui (em casa) para pegar. Precisa providenciar a Veroboard (placa universal) aí é com eles.

Até lá.

É isso mesmo Euclides. Só complementando, o ideal é manter o led do 4n25 à 10mA. Como a queda de tensao dele é de 1.5v, pra ligar em 24v pode usar um resistor de 2.2k.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço