Olá pessoal, estou com a seguinte dúvida, quero transformar CC em CA, pensei em algumas coisas, mas não coloquei em prática ainda, pensei em colocar um pic com saida PWM em um transistor bc139, ai faço uma ponte H que alterna o positivo e o negativo para o fio, nele posso fazer a defasagem, que quiser. Será que está certo ?

--------------------------------------------------

O funcionamento do circuito da foto funciona da seguinte forma, quando estou mandando o postivo, no caso para a S1 eu controlo a corrente da base do transistor Q1 e coloco saturo no Q3, só para ter o diferencial com o terra. Quando chega a parte negativa eu controlo a corrente da base do transistor de Q2 para a S2 e coloco saturo o Q4 só para o terra, fazendo isso em 60Hz, eu consigo a corrente alternada ? Lembrando, que sei que irá ter perdas de tensão no transistor.

Exibições: 9833

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

facilitando o trabalho da galera

Não. Se vc. fizer isso vc. fará simplesmente 2 formas diferentes de causar 2 possíveis curtos e tranquilamente se o fizer direto a 60 Hz, haverá 100% de chances de destruir os 2 transistores, e com uma chance de descarregar as baterias/pilhas se os transistores ao queimarem ficarem fundidos. Procure na internet tem muitos circuitos disponíveis para isso. Aconselho tambem o uso de MOSFETs pois as resistências são menores, portanto devem aquecer menos. Boa sorte.

1º não é uma batéria é uma fonte de bancada, e 2º será que se eu usar esse circuito com o MOSFETs ta certo ?

Olá Alberto

Aqui tem um inversor CC-CA  bastante  simples que certamente lhe tirará muitas dúvidas.

Repare que o autor usou um transformador comercial conectado em modo reverso para elevar a tensão.

abços

No passado fiz umas brincadeiras com isso, nunca cheguei em nada bom, mas valeu.

Ficam umas sugestões:

- Primeiro monte em escala (coloque 12 ou 24V onde seria 110V por ex) e coloque uma limitador de corrente em série (ou regule a corrente da fonte para uns 2A). Eu não tinha fonte com ajuste de corrente entao usava uma lampada de farol de carro. Elas são praticamente um curtocircuito apagadas, mas qdo vc dá um curto elas acendem em vez de explodir algo... Qdo troquei pra 110v coloquei no lugar uma lampada halogena (aquela fina e comprida de 500w) 

- Q1 e Q3 (por ex) nunca podem ser ligados ao mesmo tempo, então melhor bloquear isso com eletronica... Se vc não bloquear por ex na hora do reset do microc ele "escreve besteira" e detona...

- Quando ligar um transistor de potencia sempre imagine que ele tem um capacitor entre a base e o emissor... pq ele tem... Vc corta a tensão e ele demora pra cortar. Sempre precisam de alguem que desligue ele. Um resistor de uns 100R ajudam mto... Dependendo do transistor (FET, IGBT) até tensão negativa precisa jogar...

- Transistor bem polarizado ou está conduzindo ou está cortado. Ele esquenta em 2 momentos: Quando está conduzindo (Tensão x corrente sobre ele) e na transição entre cortado e conduzindo. Então qto mais rápido e menos vezes vc transitar entre esses estados melhor. Um PWM de 100KHz em teoria é lindo, só que o transistor mal entrou em codução já tem que cortar, vc não consegue bons resultados práticos (não tem eficiencia) salvo transistores da NASA (força de expressão)... Um PWM de 1KHz funciona bem por um lado, só que a senoide fica horrivel... Vc tem que achar seu equilibrio.

- Os bons aparelhos costumam ter transformadores. Eles são legais pq vc pode colocar capacitores em paralelo e fazer um filtro legal.. Só que são pesados, por isso todos tentam evitar. Já vi nobreak com ressonador de 60Hz, mas tinha um capacitro do tamalho de uma lata de refri... Eh exagero. Um trafo te ajuda em 2 pontos: elevar a tensão (vc não precisa de 127*sqrt(2)V na entrada) e na filtragem.

- Se for usar trafos sempre coloque carga. Ela limita a tensão "infinita" gerada pelo resistor infinito que seria o circuito aberto no desligamento do transistor. Colocando em qualquer tap ele funciona. Enfim, se tiver uma carga na saída (uma lampada de 5W por ex) vc já está livre desse problema.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço