Dúvidas quanto ao consumo do conversor TPS61010

Bom dia!

Estou com algumas dúvidas quanto ao consumo do conversor boost TPS61010. Resumidamente não identifiquei a corrente drenada pelo mesmo. Estudando o datasheet do componente, me surgiram alguns pontos:

- Logo no resumo do componente,o datasheet trás a seguinte informação: "200-mA Output Current From 0.9-V Supply". Dúvida: essa corrente de saída que está indicada para uma fonte de 0.9 V (ou seja, varia de acordo com a fonte) trata-se do consumo do componente para a fonte indicada?

- Na sequência, o datasheet trás essa informação: "Device Quiescent Current Less Than 50 μA". Do que se trata essa corrente? Ps.: busquei algumas informações a respeito do conversor boost, porém não consegui identificar de maneira prática a influência desta corrente no componente. Inclusive encontrei esse material da Textas Instruments. Então, seria ótimo se alguém pudesse contribuir para esse entendimento.

Desde já, fico grata pela atenção.

Exibições: 251

Responder esta

Respostas a este tópico

Esses conversores são de ultima geração, usados em telefonia celular.

O consumo do integrado propriamente dito é quase nada mesmo. Ele é extremamente eficiente.

O consumo é dado em potencia. Potencia é uma coisa que acontece quando vc tem tensão e corrente ao mesmo tempo. O sistema de pwm interno dele fica ligando e desligando rapidamente. Dessa forma quando está desligado não tem corrente, então potencia 0 e quando está ligado (o transistor de saída) a tensão sobre o transistor é zero. Ou seja: potencia 0.

Não é 0 real. Quando ligado sempre existe uma queda de tensão, mas fazem de tal forma que seja mínima. Muito menos que os 0,7V dos transistores convencionais, usam fets que chegam a milesimos de ohms.

Tudo isso pra te dizer que o que ele faz é transformar uma tensão em outra. A potencia no primário dele é a mesma no secundário.

Por ex vc tem ele ligado em 9V regulando 5V. A carga é de 100mA (por exemplo).

Se são 5V x 100mA na saída, temos 0,5W.

Na entrada temos que ter os mesmos 0,5W.

Então na entrada temos 0,5/9 Amperes = 56mA.

Isso referente a carga. Referente a não eficiência absoluta da conversão depende de muitos fatores, do indutor, de mta coisa. Mas é muito menos que a corrente efetivamente transformada. Ele fala em eficiencia de 95%, então no máximo a perda é de 5%.

O consumo "do integrado" vc pode por como 5% da carga, para efeito de calculos.

Boa noite, 

Muito interessante esse chip .

A tensão de entrada máxima deve ser 3.6V ( duas pilhas de NiMH ) 

E a tensão regulada de saída será de até 3,3 V (corrente máxima de 200 mA) .

Agradeço as informações pessoal! Ajudaram muito!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço