Olá a todos..  

Estou com uma dúvida sobre circuitos com 555 Astável com duty cycle de 50%.

Pois bem, até onde eu sei, para se ter um duty cycle perfeito de 50% é necessário que R1 e R2 sejam iguais e que haja um diodo em paralelo com R2.

Tomamos com exemplo um circuito para gerar 1Khz com duty cycle de 50%:

De acordo com meus cálculos para um C de 100nF devemos ter R1=R2= 7.213KOhms

Mas na prática não funcionou desta forma. Para obter 1Khz com 50% de Duty Cycle, tive de usar R1=5,8KOhms e R2=7,0KOhms. 

Aí é minha dúvida. de acordo com a teoria eles deveriam ser iguais mas na pratica não ocorre. 

Alguém sabe o porque?

Segue o circuito utilizado:

Exibições: 2025

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Realmente "nunca" dá exato pq a carga é por R1+diodo e a descarga por R2.

Um circuito que daria 50% exato sempre seria aquele que usa o mesmo circuito para carga e para descarga.

Um exemplo seria o:

Usaria apenas um opto mais simples, moderno e confiável como o TL082.

Referencia:  http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-pr...

Muito interessante eduardo a forma de utilização de comparadores como osciladores.

porém meu circuito é um trabalho da faculdade e deve obrigatoriamente ser com 555..

como nem tudo são flores. ...

minha intenção era fazer um circuito com 555 que fosse fixo os valores dos r não queria usar trimpots. Porém ja
vi que não vai dar vou ter que ir adaptando...

se alguém tiver alguma solução será bem vinda. .rs

obrigado

Olá pessoal. ^^

Realmente o que a questão que o Eduardo levantou, sobre ser o "mesmo circuito" para carga e descarga é relevante. E a situação pode piorar se levarmos em conta a tolerância dos componentes, principalmente os capacitores, e mudanças de temperatura, principalmente para o diodo.

Dai acabei pensando em outra coisa: "Porque não apelar para alguma coisa com lógica digital? Algo que independente do duty cycle de entrada nos desse na saída sempre um valor de 50% ."

Nisso cheguei em uma idéia bem simples e que simulando deu muito certo, que foi utilizar um flip-flop tipo D (pode ser adaptado outros tipos), que a cada pulso de clock sempre pulsa sua saída no mesmo período.

Com a imagem do circuito simulado você entenderá melhor.

[sinal amarelo] Pulso do 555 fora dos 50%.

[sinal vermelho] Pulso do flip-flop com 50% de duty.

Assim, você continuará utilizando o 555 no circuito. =)

Se não puder usar um circuito digital, então tente encontrar componentes com melhores(menores) tolerâncias.

E para compreender o 555 de verdade, leia atentamente o diagrama interno dele através de um datasheet. Compreendendo os sinais de comparação (Ex. Carga e descarga do capacitor), e assim chegando até as fórmulas "prontas" dos valores de resistores e capacitores.

No livro do Sedra é explicado detalhadamente:

[link] http://www.saraiva.com.br/microeletronica-5-ed-volume-unico-1970232...

Neste link também é muito bem descrito o funcionamento.

[link] http://www.instructables.com/id/555-Timer/step8/555-Timer-Bistable-...

Espero ter ajudado.^^

T++.

 E aqui tem uma idéia de como fazer o trigger de um 555 com outro, além de outros modelos para "50%" de duty. E tem um link para um application note excelente e detalhado.

 [link] http://www.williamson-labs.com/555-circuits.htm

 Perceba que na maioria dos circuitos sem nenhuma lógica digital, sempre falam no duty maior que 50% e menor que 50%, nunca no 'igual'. 

 Vou continuar pesquisando também. =)

 T++.

Daniel muito boa sua abordagem com flip flop.. acho que posso usá-lo sim

uma questão. Utilizando o flip flop não vai alterar a frequência de oscilação?

Se usar essa tecnica com flip flop em tese eu poderia deixar o circuito do 555
"De qualquer jeito" apenas preocupando com a frequência de saida e nao mais com o duty cycle?
Seria ótimo pois posso usar os resistores fixos como eu quero apenas me preocupando com a frequência de saida.

Obrigado

 Opa Rafael, esqueci de dizer...

...usando a técnica do flip-flop, como ele só vai alterar a saída a cada período do 555, então a frequência de saída do flip flop será a metade da frequência do 555.

 Então, para ter 1KHz na saída, calcule para o 555 os valores R e C para 2KHz. Não se preocupando com o duty cycle.

 E se não tiver um flip-flop, pode ser também um contador binário. E com ele você consegue "várias" saídas...cada uma como uma proporção da frequência do 555, tipo:

Bit 0  = (freq 555)/ 2

Bit 1 = (freq 555)/4

Bit 2 = (freq 555)/8

etc....

Que seria na verdade um "divisor de frequência". Legal né?

Que bom que vai poder usar. Boa sorte. ^^

Opa daniel. Agora que vc falou que eu reparei nao foto da sua simulação que a frequência caiu pela metade.

ja estudei os divisores de frequencia na faculdade mas realmente nao me veio na cabeca essa possibilidade. .rs

grande sacada a sua... vou fazer os testes e posto os resultador

muito obrigado

Montei o circuito proposto pelo Daniel usando um flip flop D e vejam que engraçado.

Na figura abaixo mostra as formas de onda: Amarela = saída do 555 em 2khz. Azul= Saída do flip flop apresentando um sinal estranho.

Agora nesta figura é o mesmo circuito apenas acrescentando um buzzer à saída do flip flop. 

Novamente o sinal Amarelo = Saída do 555 em 2Khz. Azul= Saída do flip flop agora em comportamento normal apresentando 1Khz como esperado.

Agora a pergunta: Que diferença o buzzer faz no circuito que sem ele o sinal de saída fica "maluco" e quando conectado o buzzer o sinal se comporta normalmente?

Olá Rafael. ^^

Se possível, poste para nós o esquema elétrico que usou e o código do flip-flop.

Dependendo do modelo do componente, é possível que ele tenha características diferentes, como por exemplo trabalhar com saída em coletor aberto, ou ter problemas com fanout, etc...

Ou mesmo, dependendo de como esteja configurado este componente (se ele tiver pinos de preset e reset por exemplo), poderíamos avaliar estes "glitchs" na saída.

"Pelo menos", tendo o buzzer como carga ele está respeitando o esquema de gerar um duty de 50% com qualquer pulso na entrada. ^^

O seu circuito está sendo alimentado com 9V ?

Fico no aguardo. T++

Daniel o ci é o cd4013bp

sim estou alimentando com 9v.

Veja um rascunho do circuito
Anexos

Entendi.

Só um porém, tente não ligar diretamente o Buzzer na saída do 4013. Pelo datasheet ele informa que é capaz de fornecer pouquíssimos mA.

Faça um esquema simples de usar um resistor na base de um transistor NPN por exemplo, para acionar o buzzer. Ligando o Buzzer ao VCC e ao coletor do transistor. Ficará bem melhor.

Quanto à saída ainda estou pensando aqui... por curiosidade, veja também o sinal /Q (Q barrado), que é a entrada do pino D do flip-flop.  Ele deverá complementar a saída Q, mesmo que ela esteja com aquele sinal com glitch.

Sim no q/ tem a mesma resposta de q porém ao inverso (claro..rs).

Eu pensei que para nao acontecer aquele glitch deveria ter sempre uma resistência de carga. Mas não é fiz o teste....

o buzzer faz alguma coisa além no circuito só nao sei oq. Kkk

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço