Ai galera gostaria de saber se uma barra roscada comum de material de construção pode ser usada para movimentar os eixos de uma cnc.Vlw

Exibições: 1218

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Maycon.

Se vc. não precisar de muita precisão, acho que não haverá problemas.

Estive vendo uma barra roscada de aço inox que tem passo de 2mm. e diâmetros de 14 ou 16mm.

Achei interessante pois normalmente os motores tem 200 passos por volta e assim é possível obter 0,001mm de precisão por passo. O problema é que se não fizer um encaixe perfeito entre a barra e o carro haverá folgas maiores que isso.

Boa sorte!

Então, como o Euclides disse não fica a mesma coisa de jeito nenhum.. Mas é melhor que nada..

O erro aparece especialmente como folga. Se vc chega em um ponto vindo da direita o ponto e um, se chega pela esquerda é outro...

Tb essa folga pode implicar em transferir a vibraçao do motor pra fresa, gerando um engrossamento do traço.

Alem de que o motor vai precisar de mais força pq tem mais atrito que o fuso.

Acompanhei um TCC de ploter assim e ficou legal. Escrevia e desenhava uma  casinha. Dava pra ver que quando fazia um quadrado dentro do outro com as mesmas coordenadas mas um rodando horario e o outro antihorario dava quase 1mm de diferença (pq somava com a folga do mancal), mas "dava pra ler".

Caprichando é possivel conseguir erros menores.

Vlw em pessoal pela atenção.Eu estou precisando de umas dicas tbm nessa parte de como fazer o encaixe da barra e o carro.No meu caso eu estou projetando a CNC apenas para construção de placas PCI.

Entre a barra e o motor, procure por "Acoplamento Flexível - Motor De Passo".

No mesmo local que vc. comprar a barra, provavelmente conseguirá tambem as porcas (Precisará de pelo menos 2 para o encaixe). O problema é como girar as porcas e mante-las firmes para que fique a menor folga possível...

Se alguem já passou dessa etapa e tiver idéias, por favor, dê nos as dicas.

Eu imaginei criar um berço em que se possa ter um parafuso girado em 90 graus em relação a esta porca e com ele se poder girar a porca um pouquinho e fazer o teste e quando estiver ok, apertar uma porca contra esse parafuso para trava-lo naquelas posição...lógico...até o desgaste obrigar a um novo ajuste.

Se houver um jeito mais simples, eu tambem quero aprender.

Obrigados.

Aqui usamos barra roscada. Para resolver esse problema da precisão, a gente usou um sanduíche de o'ring+porca+o'ring, que melhorou muuuuito a situação e manteve os custos lá embaixo.

Abraço!

Oq seria sanduíche de o'ring+porca+o'ring?

Olá Marcelo.

Seria isso: https://www.google.com.br/search?q=o'ring&psj=1&bav=on.2,or...

?

Mas a sequência deve ser o contrário né: porca+o'ring+porca? Senão não dá aperto...

Mas o que acontece ao longo do tempo? Havendo desgaste não vai afrouxando? Como resolver isso?

Que tipo de lubrificante estão usando? Óleo/Graxa/Grafite/Vaselina?

O'ring é um anel de borracha.

Não, é o'ring+porca"o'ring mesmo. Esse sanduíche é prensado com as chapas que formam a estrutura de cada eixo, assim a porca não se mexe. Usamos WD na lubrificação, mas pode ser grafite.

Esse negócio de desgaste, umidade, etc, importa para um heavy user. Nós estamos produzindo uma máquina para hobby, poucos protótipos, e uso leve. Para esse tipo de uso, não há problema. Temos uma máquina montada há quase 2 anos que não tem problema nenhum. Obviamente, não é para uso profissional, e muito menos industrial.

Então tem uma chapa de MDF, um o´ring, em seguida a porca, depois outro o´ring e fechando o "casulo" outra chapa de MDF? As chapas pressionam esta estrutura através de outros parafusos que as mantem unidas? Tem uma foto mostrando isso? Gostaria de ver...pois pelo que entendi a porca ainda ficaria "meio solta" aí no meio. Ou quem faz a pressão sobre a rosca seria os o´rings?

"Sim" para todas as afirmações! Hehehe... Você entendeu corretamente o que fizemos aqui.

Não sobre espaço porque o sanduíche é pressionado pelas chapas.

Assim que der faço umas fotos, sim.

Abraço!

Ai galera gostaria de pedir uma opinião suas.Eu só vou realizar pequenas aplicações com essa maquina.Será q compensa eu comprar está estrutura pronta?

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO

Maycon. Conversei com uma pessoa que adquiriu este kit e ela disse que não valeu a pena.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço