Colegas, no prédio onde moro temos um Circuito Interno de vídeo com gravador.

Possuímos quatro cameras ligadas ao gravador.

Na semana passada, um raio que provavelmente caiu aqui perto, queimou as quatro cameras e as duas fontes de 12V.

Já troquei as duas fontes, mas sobre as cameras que são bem caras (600 linhas - IR) estou tentando consertá-las. Já descobri diodos queimados. Mas não sei se conseguirei consertá-las.

Alguém sabe informar se existe um método eficaz para proteger todo o circuito?

Já instalei dois prrotetores de linha Clamper junto as tomadas.

Obrigado pela ajuda.

Exibições: 1917

Responder esta

Respostas a este tópico

Passei por algo parecido, mas o estrago foi menor, a uns anos.

Minha resposta foi fincar 2 hastes de terra (bastava uma, eh que tava na duvida de onde por e achei que podia aproveitar e já colocar duas). Aih passei fio terra pelas tomadas essenciais como computador, etc.

Só que o DVR não tinha pino de terra.. Então liguei na carcaça mesmo.  Nela e no negativo da fonte das cameras. Nunca mais tive problemas.

Tb troquei o roteador por um com pino terra.

Mais recentemente coloquei 2 "Protetor contra surto DPS Schneider VCL" logo abaixo do disjutor geral da casa. Acredito que esteja preparado para raios de até certa magnitude.

Quando queimou foi pro arquivo circular de chão: Integrado de rede do DVR, 1 fonte de telefone sem fio e 1 fonte de 5V comum. O DVR ficou sem danos visiveis, mas as fontes ficaram completamente chamuscadas, tamanha a descarga. 

Depois que comprei os 2 protetores no quadro (2 pq vai 1 por fase) descobri que existe um disjuntor com eles acoplados, que facilita a instalação.

Obrigado Eduardo!

Tinha pensando em instalar um terra também.

Mas aqui no piso da garagem vai ser complicado.

Para esses Clampers o terra é essencial. 

Em casa fiz meio porco mas ficou otimo. Fiz um furo com furadeira mesmo, broca grossa e longa (de instalar ar condicionado) no piso sob o relogio de luz, onde fica o cavalete. No meio do cavalete (onde nao passa cano algum). A broca entrou uns 20cm e encontrou chão. Aih enfiei a barra de aterramento. Quando estava no final eu enrolei o fio e soldei com um massarico desses de camelô e terminei de afundar. 

Uma mangueirinha de jardim serviu de conduite para levar o fio até o relogio. Já que não pretendo passar mais fio algum pra mim ficou otimo.

O outro fiz no final da casa, sob o piso tambem. Aproveitei que o piso ia ser trocado e rasguei um pouco a parede e chão de uma caixinha de passagem até o ponto, logo no canto do quarto. Mesmo esquema, na base da broca. Depois foi cimentado e aplicado piso.

Os eletricistas fundamentalistas vão dizer que é preciso uma caixa de inspeção, diametros, tampas, etc, mas não fiz nada disso e estou satisfeito. Não vejo como essa burocracia toda poderia mudar algo.

Eduardo vou ver essa opção de usar uma furadeira com broca para furar o piso.

Obrigado pela dica.

O piso da garagem com certeza não tem uma camada espessa de concreto. Portanto basta furar a fina camada e fincar as hastes, e faz o acabamento pra fora do piso, como uma caixa de concreto.

No meu consultório o eletricista fincou 6 hastes com um bom conector pra cada (e é um consultorio e não uma clínica, tem poucos equipamentos) , não adianta haste se colocar o conector ruim.

Ok, Ismith.

Seis hastes? Uma só não bastaria?

Obrigado.

Está ai uma boa questão, aterramento sempre gera muitas dúvidas.

Sem se fazer a estratificação do solo, não podemos garantir se o aterramento será eficaz, tudo depende do solo  em questão e apenas com a realização de um estudo feito com um terrômetro e várias medições para que se possa determinar a quantidade, profundidade e distância das hastes.

As vezes uma haste de com 3m de profundidade (exemplo) pode ser melhor que 6 hastes de 1m, pois dependerá das características do solo, cuja "resistência" varia em função da composição, distribuição das camadas.

Pouca gente sabe realmente como fazer este estudo, ainda mais quando se trata de áreas já construídas...

Por se tratar de um condomínio, eu aconselharia a contratação de um engenheiro de confiança com experiência em sistemas de aterramento e proteção. Sei que não é o caso daqui, mas já vi gente por aí que usa prego fincado na parede ou um fio enfiado no ralo do banheiro, e acha que está protegido... kkkk

Aproveitando, os protetores de surto são pouco eficientes se não estarem ligados a um aterramento de fato.

Abraço.

Wiechert, concordo que um engenheiro especializado seria a melhor opção para fazer um aterramento adequado.

Aqui no Brasil temos a tradição de nunca usar aterramento. E agora a partir da mudança do uso de tomadas com aterramento, essa tradição terá que ser mudada.

No caso de prédios antigos, acho que deve ser caro mudar toda a rede eletrica para que seja incluido aterramento.

Esta ai uma grande oportunidade de trabalho - especialização em aterramento de instalação elétrica de construçoes antigas.

Sobre o Clamper com aterramento, também acho que seria melhor para dissipar a energia.

Mas no site informa que ele é eficaz. Vou ver ...

O problema com o clamper sem pino de aterramento é que ele apenas "grampeia" o surto entre a fase e o neutro (ou entre fases, dependendo da instalação), sendo que o surto deve ser "escoado" pela instalação, ai incluindo outros equipamentos... fuja desta ratoeira!

Pelo que sei o neutro é aterrado no quadro de força, não ?

O condutor Neutro deverá ser sempre aterrado junto ao “Padrão de Entrada” para

o  fornecimento  de  energia  elétrica,  de  acordo  com  as  Normas  da  CEMIG  ND  5.1

“Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária

http://www.cemig.com.br/pt-br/atendimento/Documents/Manual_Instalac...

Caro José,

Como escrevi antes o aterramento é algo que gera muitas dúvidas, a sua é das mais comuns, se você observar o que está ecrito no manual da CEMIG, verá que a função de proteção deve ser executada pelo condutor de proteção (PE), nunca pelo condutor de NEUTRO (itens 4.4.3 e 4.4.4 do manual).

O Condutor Neutro não deverá ser interligado ao longo da instalação elétrica interna, ao Condutor de Proteção (PE) e nem usado como tal.

A norma é clara....rsrsrs

Abraço.

Sim Wiechert, eu quis dizer que a sobre tensão gerada por um raio poderá ser descarregada pelo próprio neutro, pois ele esta aterrado no quadro de força.

Não disse para ligar o terra no neutro. Isso é um erro grave em  instalação eletrica.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço