Automação residencial, gostaria de saber sobre a parte elétrica estou automatizando meu apartamento e todas as luzes vão usar sistema trway e irei montar um painel com todos os reles para acender as lâmpadas, os fios do tryway devo levar ate o painel ou é melhor levar os reles próximo aos interruptores, ou algum que ja fez esse projeto o que usou ?
Obrigado

Exibições: 1991

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola Leandro. Isso vai depender de alguns fatores.

Qual a media e protocolo que o seu sistema vai usar? Wireless? a cabo via RS 485?

Dependendo do seu desenho o conjunto rele sistema de controle podem ficar juntos na caixa de passagem ou ficar tudo em um ponto fixo na casa, como por exemplo um painel.

Acho a ideia de ter um painel pouco pratica, pois vc vai ter que passar muito fio. O ideal seria usar uma rede de comunicacao conectando varios modulos de controle. ou ainda um sistema via radio.

Para que os colegas possam te ajudar vc vai precisar de colocar mais detalhes sobre o seu projeto.

Boa sorte.

Uma sugestão é vc colocar relés perto dos treeways (dentro das caixas) e passar fios de comando desses até uma caixa de controle, onde vc teria um shield wifi e controlaria tudo a partir de tablet/celular/notebook de qualquer ponto da casa.

O risco dessa solução é misturar na mesma tubulação 5V com 110/220V, mas para isso existem os optoacopladores.

Usar rádio ou outras formas de comando em cada ponto encarece muito a solução, eu acho.

Sobre o Wireless teria como eu controlar os reles, sem fio?
Agora pensando bem, Vo montar o painel so para ter acesso ao arduino e shildes e envio um cabo de controle ( pode ser cabo manga de 4 pares) e ao lado da tomada tryway coloco uma placa com relê controlando aquela tomada.

O que vcs acham ?

Eu acho que é uma boa. Tem que ser com cabo, o wifi ficaria muito caro,vc teria que ter um microporcessador + o Wifi em cada ponto. Daria por baixo uns R$ 200. Além do mais teria que acomodar a anteninha, montar algo para alimentar o circuito... sua mulher não ia ficar nada satisfeita com uma caixa de sapato pregada na parede ao lado do interruptor, né?

Legal seria fazer uma RS485 e levar a alimentação junto para os circuitos. Seria 4 fios, 2 para a 485 e mais 2 para a alimentação (0V e 24V). Em cada modulo, colocar um uC qualquer de 8 pinos que é barato e consome pouco. Usar reles de 24V para dispensar uso de 78xx's. Também daria de colocar um sensor, pode ser um LDR pra ver o estado da lampada. Ja fiz algo assim, isso que nem usei 485 e funcionou muito bem, é só dar uma caprichada no protocolo.

Todo mundo que faz automacao residencial passa por esse problema...

Tava na hora de sair algo menos caro e mais pratico !

Pq nao adotar por ex CAN ? Ou algo mais simples derivado dele ?

No CAN vc alimenta e manda serial por 3 (ou 2) fios.

A ideia seria ter um barramento unico de 3 (prefiro 3 ou mesmo 4) com GND,12V,TX e RX. aih cada plaquinha poderia falar e ouvir. TX e RX teria que ser open colector. Poderia ser optoacoplados tb.

Para nao precisar de um microcontrolador poderia ter um integrado receptor de controle remoto de portao daqueles antigos, de cortar as trilhas. Aih vc usaria strap, jumper ou microswitch pra configurar o terminal... 

Determinado comando poderia disparar uma leitura tb, se for o caso. Por ex. Quando vc manda um determinado comando ele responde com um pulso de largura determinada pelo RX.

Vejam se estou sendo mto simplista:

Um integrado receptor de controle remoto tem pelo menos 2 saidas. Uma inverteria o rele (sem microcontrolador) e a outra dispararia um monoestavel (pode ser um 555) que gera um pulso para gnd de largura proporcional a uma tensao de 0 a 12V. Se for ligado a um opto pode falar se passa ou nao passa corrente no fio.

A potencia pode ser acionada por rele ou triac via opto. O triac seria mto bom ! poderiamos ter um tamanho minusculo ! Mas nao seria possivel o treeway.

Esse conceito de mandar um comando que todos ouvem e esperar uma resposta apenas de quem se identificou com a pergunta eh derivado do Tokenring (nem IP existia ainda...).

Isso usando microcontrolador tb ficaria show ! Poderia ser usado um bem pequeno e a resposta poderia ser um pulso para compatibilidade ou mesmo um pacote de dados.

No limite vc poderia ter um leitor de teclas que manda o conteudo pela serial e um interpretador de comandos. Aih quando vc tecla manda um comando pra central que seta um registrador e devolve o comando para bater o rele.

Se alguem pudesse fazer ja a plaquinha por ex para caber no vao entre um botao e outro dessa linha:

Tem um baita espaco... que serviria para uma terceira tecla. Se a limitacao for usar no maximo 2 teclas por espelho acho que tudo bem.. Para tomadas tb seria no maximo 2. 3 fica feio pacas ! parece desespero, hehehe.

Tava pensando, refinando a ideia:

Imagina o circuito:

2x FlipFlop tipo T (com 74LS74 (que ja tem 2), por ex). A cada pulso gerado por um integrado HT12D que pode estar ligado a um receptor 433 ou direto via fio (vamos chamar de barramento) pode inverter o estado de um ou outro flipflop ou ainda disparar um ou outro monoestavel com 556 (2x 555).

Assim o arduino geraria um codigo que poderia ser reconhecido por todos os modulos (conforme programacao por microswitches) que estejam ligados via fio e ainda os que tiverem um radio (claro, incluiir um radio transmissor, que pode estar na central ou em qualquer ponto do barramento).

Esse radio pode ser um so para um grupo, fazendo um barramento remoto.

Esse barramento remoto tambem pode comandar um radio para o feedback (essa parte nao eh tao simples... O receptor recebe ruido na falta de sinal.. Mas se resolve...

Quando vc muda o treeway esta escolhendo entre Q ou /Q do flip flop, o pino do meio dele fica ligado ao monoestavel, dando o feedback e tb a um opto MOC3020 para disparar um triac.

Ou melhor... Joga fora o LS74, o 556 e o HT12P e coloca um ATtiny da vida, que pode inclusive ja ter programado estado inicial da lampada ou ateh memoria para caso falte luz e volte.

Pelo menos a ideia tem feedback, radio, treeway e triac sem ser mto cara !

Esse é o Eduardo! Muito bom, cara.

Eh, acho que vou fazer essa plaquinha, vai me ajudar aqui em outras coisas...

Da inda pra fazer ela com SCR ou Rele. Colocar as duas opcoes e cada um monta uma parte ou outra conforme necessidade..

Vou começar um projeto agora, onde vão ter 30 lampadas, todas threeway..

Vou usar sensores de corrente para identificar se estão ligadas..

No decorrer do projeto venho postar aqui.

Qual a especificação desse sensor de corrente, e onde eu encontro?
Em questão das tryway a placa de relê, vc vai colocar no mesma tomada ou vai usar uma 4x4.
No meu projeto estou pensando em usar umas 4x4 um lado tryway e outro o relê e utilizar um cabo de 2 pares, ou ate mesmo um cabo de rede para interligar tudo ap painel.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço