Pessoal, to usando um arduino com uma bateria lipo, e baterias lipo tem aquele esquema que não pode deixar descarregar totalmente, então estou detectando se a voltagem está abaixo de 3.2v...

Minha pergunta é, após detectar voltagem baixa, como faço para cortar a energia de todo o circuito? alguém já viu isso?

valeu!

Exibições: 1957

Responder esta

Respostas a este tópico

Em circuitos comerciais, para desligar etapas, são usados integrados como esse:

https://www.fairchildsemi.com/datasheets/FP/FPF2124.pdf

Ou as proprias fontes chaveadas tem pinos de controle (enable) que fazem essa função.

Em celulares as vezes é usado um microcontrolador bem pequeno, que acorda de um sleep, le a tecla power, le o 5V do carregador de bateria, le algo mais que precise, e volta a um sleep, consumindo muito pouco. Ele que dispara o enable do integrado de fonte chaveada.

Para nossa "vida real" a resposta imediata seria um "rele como selo", que é um circuito que permite vc ligar e desligar uma carga com 2 botoes, memorizando qual foi apertado por ultimo. O consumo do circuito quando desligado é absolutamente 0.

Algo similar pode ser feito com uma logica qualquer (oscilador biestável por ex) e ele controlaria um transistor que tenha baixa perda, como um mosfet:

http://www.labdegaragem.org/loja/p-channel-mosfet-60v-27a.html

Simplesmente comparar a tensão de bateria com um valor minimo e desligar o circuito não é uma boa, pq quando vc desliga a tensão sobe e o troço vira um pisca-pisca. 

Enfim, minha sugestão seria um biestável ou flip flop feito com transistores para que vc possa dimensionar para um consumo minimo e a saida dele dispararia o transistor de baixa perda para efetivamente ligar a carga. Esse circuito de controle teria que ficar alimentado o tempo todo.

Obrigado Eduardo, vou tentar fazer com flip flop

O comparador de tensão não seria o problema, queria mesmo é cortar a alimentação de saida da bateria, ai desligaria todo o circuito, e quando a energia externa voltasse, ai tudo seria ligado novamente

O comparador de tensão faria esse controle. Mas ele teria que estar sempre alimentado.

O consumo de um comparador de tensão é desprezivel e não vai descarregar tanto assim a bateria.

Consegui fazer com o MC14093B, quando o projeto é ligado pela fonte o arduino liga a bateria pelo MC14093B, e quando o arduino detecta falta de energia da fonte e verifica se a bateria está baixa, ele envia um sinal pro MC14093B, que desliga todo o circuito.

Obrigado a todos :)

Você poderia mostrar o circuito que projetou?

Obrigado!

usei um "power button" da adafruit: http://www.adafruit.com/product/1400
o esquema está aqui: http://www.adafruit.com/datasheets/1400sch.png

modifiquei só o botão, tirei ele e coloquei outro transistor pra receber um sinal alto para ligar o circuito... para desligar, o "power button" já tem um pino chamado "off" que tem um transistor que recebe um sinal alto.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço