Olá, sou novo aqui, criei a conta recentemente. Vou participar de um feira de ciências na minha cidade no dia 01/11 com dois projetos e um deles é a automação do alarme da minha escola. Vou utilizar um arduino e um módulo rtc ds3231. A escola tem três turnos (manhã, tarde, noite) e consegui programar pra o alarme tocar nos horários de cada turno sem nenhum problema, apesar de ainda ser iniciante no arduino. O problema veio quando um professor sugeriu que eu criasse uma maneira de não tocar em feriados, nos dias que não tiver aula, além de existir alguns sabados com aula que deveriam tocar também. Mas a única maneira que sei, seria colocar data por data dos dias que devem ser tirados e dos dias q devem ser adicionados. Mas tem alguma outra forma de fazer essa automação? Criando uma tabela e vinculando com o Arduino, algo do tipo não muito complexo pq estou começando agora... Alguém pode ajudar?

Exibições: 511

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Lucas!

Seu professor é muito exigente!

É possível fazer isso sim, mas ficaria muito complexo, pois os dias de exceção (feriados, sábados e domingos, etc) variam muito. Ainda mais se podem ter sábados com aula e sem aula.

Se fosse usar uma tabela, ela teria que ser alterada periodicamente. Você pode armazenar essa tabela em cartão SD e alterá-la sempre que necessário. Mas quem ficaria encarregado de fazer essas alterações?

Nesse caso, a melhor solução seria usar um banco de dados para armazenar os dias e horários de exceção, mas aí seria necessário conectar o Arduino a um computador.

Outra forma seria ligar o Arduino à Internet e buscar os feriados na nuvem, mas isso não resolveria o caso dos sábados com aulas. A melhor solução seria o BD mesmo.

Fala pro seu professor que assim fica mais caro!

Kkkkkk

Ahhh, obrigado por responder... Mas ele só sugeriu, caso não desse não teria problema... Então fica muito complexo fazer algo do tipo né?

Para o seu caso, seria armazenar os feriados em um cartão SD e carregá-los em um array para tratá-los no processamento.

Mas, como eu te falei, essa tabela teria que ser alterada periodicamente, sempre que ocorra uma exceção nos feriados.

Se existir na escola alguém que fique encarregado de alterar a tabela periodicamente, ok. Pode ser feito

Obrigado por responder. Eu acabei fazendo o programa de uma forma mais simples...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço