Olá galera, estou com um projeto em andamento e gostaria de saber se é possível programar um arduino com o xbee. Tipo, eu terei um arduino com um xbee conectado a ele e com outro xbee enviar e programar o microcontrolador do outro arduino. Iaí será possível? Espero retorno.

Exibições: 923

Responder esta

Respostas a este tópico

Nilton,

    Como dito antes, o Gustavo Suim é um dos seres humanos mais incriveis com que já tive contato, logo, se o seu problema fosse apenas a comunicação utilizando os modulos, com certeza ele te ajudaria, assim como esta tendo uma paciencia enorme comigo.

   Mas como já disse, o que você deseja esta alem de comunicação sem fio.

   Deixa eu tentar te explicar usando uma analogia pra ver se fica mais claro,  fazer um microcontrolador receber dados pela sua serial, e gravar a programação nele próprio, em uma analogia, seria como você fazer uma cirurgia onde você abrisse seu próprio cérebro ou coração, fizesse incisões cirúrgicas neles,  sendo que em dado momento estaria com as funções antigas apagadas e as novas ainda não gravadas, e depois fechasse tudo, costurasse, levantasse e saisse andando por ai,  deu pra entender ? 

   Por isso que eu falei que o que você pretende, teria que ser feito atraves do uso de duas peças, uma poderia ser o arduino, que captaria os dados dos seus sensores e faria todo o trabalho, um outro modulo mais poderoso que um arduino seria utilizado exclusivamente para receber dados e gravar o primeiro.

   Resumindo isso independe de shields ou qualquer outra coisa assim,  depende de saber qual outro sistema tem a capacidade de rodar uma ide do arduino que não seja um pc, e que possa fazer gravações.

   Já se seu interesse é entender sobre os xbee,  manda um email pra mim que te passo alguns materiais pra ler, visto que tambem estou estudando o assunto:

   meu email é:  weideraju@gmail.com

Entendi sim meu amigo. Tudo o que tiver sobre xbee será bem vindo.... continuarei a pesquisar e quando conseguir postarei aqui.  usb171@gmail.com

Nilton, bom dia.

Parabéns pelo projeto e desculpe-me pela "ausência".

Weider, bom dia meu amigo...hehehe

Nilton, vamos lá...tenho 2 dicas:

1) Pense no tamanho da rede como um todo, isto pode baratear o preço dos equipamentos, visto que os Xbee poderão ter uma potencia menor.

2) Impossivel pensar em Xbee e monitoramento remoto, sem pensar em Painel solar e bateria para alimenta-lo e deixa-lo auto-suficiente ;)

Abraços

Weider, tudo bem?

Se eu te enviar um e-mail, você pode me passar o seu material?

Obrigado!

Será que o Nilton conseguiu desenvolver uma solução? Fiquei pensando aqui. Talvez se um raspberry puderia fazer isso? ;)

Olá Nilton Felipe,

   Cara, eu acho muuuuuuuuito improvável que o Nilton nonato tenha conseguido fazer gravação remota de sketchs no arduino.

    Como dito na época, precisaria que o sistema com arduino, estivesse ligado a um sistema mais poderoso que tivesse a ide e gravasse nele,  ainda que possível, seria economicamente inviável.

     A melhor solução pra isso se chama LÓGICA,  ou seja, programa com uma lógica que lhe possíbilite atraves da setagem de parametros fazer seu sistema funcionar de uma forma ou de outra.

    No atual momento estou fazendo isso.

    Eu tenho um sistema de controle de irrigação, só que ele só servia pra meu uso residencial, com minha caracteristicas e necessidades, mas muitos amigos passaram a deseja-lo.

    Dai estou reconstruindo ele do zero, e toda sua lógica.

    Na lógica tradicional, o sistema utiliza 2 bombas d'agua, a primeira pra encher uma caixa, e a segunda(mais poderosa) pra pegar a água que esta na caixa e regar as plantas.

    Mas te amigos que querem o sistema com uma só bomba, e outros que querem que a rega se dê sem o uso de caixa dágua intermediaria, regando por tempo.

    Ai fica o  problema,  se fosse pensar como vocês eu teria que fazer vários sistema,  mas não precisa.

    O sistema é um só,  e toda programação já esta dentro do codigo do arduino,  só que adormecida.

   Tipo,  se eu tiver 4 formas de irrigação,  eu dou um numero de uma variavel, como  int tipoirricação=1;   sendo que esse numero 1  é uma variável que eu gravo e leio da eeprom interna do arduino.

    Dai quando eu quero que agora ele regue, sem o uso de caixa dágua usando a progração 3,  eu posso fazer até remotamente via xbee ou nrf24l01,  informando pra mudar a programação da 1 para a 3,  DEU PRA ENTENDER ?

    É só um exemplo,  mas se você tiver por exemplo, uma fazenda que deseja fazer tipos variados de monitoramento,  pode colocar na programação todas as possíveis formas de programar, e chama-las apenas quando desejar.

   Agora gravar o sketch remotamente,  ai é complicado.

Olá amigos, desculpa não ter mais entrado na conversa. Tive resultados satisfatórios. Estou mandando um relatório dos testes que fiz na passagem do código pelo xbee. Para programar esse microcontrolador só precisamos do TX, RX e reset. Usamos o Xbee como uma porta serial sem fio para enviar os pulsos desses 3 pinos. Acredito que Bluetooth funcione também. 

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço