Caro amigos sou novato neste dispositivo, e estou prestes a fazer algumas aquisições para meu projetinho e surgiu uma dúvida quanto a capacidade das entradas e saídas do meu
Arduino UNO.

estou querendo fazer um projeto que contém:

4 DHT11 + 1 RTC + 1 LCD 16x2 + 1 LM35

Quero mostrar no LCD a temperatura externa com  o LM35
e a temperatura e umidade média do interior do depósito como DHT11.
Gravar aos dados por dia no PC.


Será que vou ter problemas de quantidades de portas ? tem como aumentar? dificulta a programação?

vi que tem a opção de ligar do dht11 nas portas analógicas

e tem também nas digitais, e isso me deu um nó na cabeça, e agora?

Exibições: 663

Responder esta

Respostas a este tópico

Arduino Mega - 

http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardMega2560

O Arduino Mega é uma placa baseada no microcontrolador ATmega2560. Ele tem 54 digitais de entrada / saída pinos (dos quais 14 podem ser usados como saídas PWM), 16 entradas analógicas, 4 UARTs (portas seriais de hardware), um oscilador de cristal16 MHz, uma conexão USB, um plug de energia, conexão ICSP, e um botão de reset. O Mega é compatível com a maioria dos shields projetados para o Arduino Duemilanove ou Diecimila.

Lívio, vc pode utilizar o LCD i2c (com o chip ou com um shield diretamente) isso iria livrar portas, pois utilizaria apenas duas, lembrando que o i2c ocuparia as mesmas portas do RTC.

Outra alternativa seria utilizar o LCD com o ci 74HC595, e com isso reduz para 3 pinos. Vc precisará de uma biblioteca, mas encontrará pela NET... 

Tuan  e Livio... não sei se foi só comigo, mas a temperatura do DHT11 não foi muito precisa quando testei  (comparei com o 2 dois LM35 e com o BMP 085.).

 

No datasheet dele fala +ou- 2 Celsius.Nos seus testes... lembra a diferença?

Existe algum modo de regular\calibrar para que realmente faça a leitura correta?

Livio, 

para mim 2 graus já seria bastante, porque estou pretendendo controlar o ar condicionado do carro.

Eu liguei um DHT11,2 dois LM35 e o  BMP085. alguns dias e fiquei a acompanhando pela serial (todos no mesmo ambiente) ainda deixe um termometro espeto calibrado.   

A impressão que eu tive é que o DHT11 não variava corretamente (ficava sempre 26 graus), como eu tinha outras opções não dei muita importância para o DHT. 

tb não posso falar muito. Minha dica é comparar com um outro termômetro como referência ou mesmo com o LM35 e verificar se vc terá variação, e se variar, mesmo que não apresente mesma temperatura, pode ser feita uma regressão linear (excel faz) e com isso calibrar. 

Respondendo tb o Tuan:

O que eu percebi, o LM35 varia muito em relação ao BMP, aparentemente ele tem uma resposta mais rápida a variação de temperatura, mas depois do equilibrio os dois ficam iguais. No carro, como tenho a saída do ar condicionado muito diferente da média do ambiente, o BMP parece que não sofre ação do ar condicionado e o LM 35 variando o tempo todo.

Portanto, concordo com o Luan que não é a melhor opção para temperatura ambiente (como uma estação meteorológica) Uma alternativa neste caso  (como um local sem ar condicionado) seria fixar o LM35 numa aleta (essas de trocador de calor)

Portanto meu resumo:

1) Temperatura ambiente pouca variação (clima) :BMP muito bom.

2) local com correntes de ar muito diferentes : LM35.

3) Livio: faça um teste comparando DHT11 com outro padrão durante algumas temperaturas diferentes e tente fazer um gráfico para ver se tem correlação. Avalie se a variação é menor que a desejada e compartilhe conosco.

Boa sorte

 

Olha.

4 DHT11 + 1 RTC + 1 LCD 16x2 + 1 LM35 

4               + 2           + 6                    + 1           + 2(RX e TX para  o PC) +1(led status) =  16 pinos

Com 16 IO se resolve isso, somente uma precisa ser analógica. Com o poderoso uno se faz isso brincando.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço