Olá galera!  Em primeiro lugar sou estudante de Automação industrial, fiquei muito interessado no ScadaBR nunca teria imaginado uma solução desta Open. Equipe ScadaBR estão de parabéns!!

Bem como podem ver estou querendo terminar um projeto para o curso Técnico, um modelo de RCV uma câmera submersa controlada pelo ScadaBR através do Arduino + Shield 4Power... 

Minha primeira duvida é se eu programo o Arduino com MODBUS slave seria possível gerar toda a programação através do ScadaBR? existe um código pra isso?

se alguém poder me dar uma orientação agradeço pela ajuda!

Exibições: 4901

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim a tabela é assim mesmo.Mas como tem inversão de movimento realmente teremos que adicionar mais pinos digitais.Contudo não será necessário, a principio, programação no micro.Vc tem alguma documentação sobre esse shield?Sabe quais circuito de ponte H ele usa?

NO FIM DAS CONTAS TIVE QUE REALMENTE ALTERAR O CODIGO DO MICRO, NAO PARA FAZER A LOGICA DO CIRCUITO MAS MUITO PARA AUMENTAR A QUANTIDADE DE SAIDAS DIGITAIS.NA CODIFICACAO ANTERIOR SO HAVIA 4 SAIDAS DIGITAIS-AGORA TENHO OITO.COMO SAO 4 PONTES EU PRECISO DE NO MINIMO 8 SAIDAS DIGITAIS.INFELIZMENTE EU ACHEI MUITO LIMITADA A DOCUMENTACAO DO SHIELD.CONTUDO FIZ ALGO SEMELHANTE AO SHIELD NO PROTEUS COM O MESMO CI  L298 E ACHO QUE VAI FUNCIONAR DA MESMA FORMA.AGORA VOU PARA O SCADA.

consegui no ScadaBR atraves de uma interface simples executar os comandos sobe e desce.Aparentemente tá dando certo, mas sem o circuito em mãos na posso garantir.Vou amanha fazer os outros comandos.Segue ai o novo código para o Arduino Uno , hex e circuito do Proteus.Quando o ScadaBR estiver com todos os comandos ok envio a aplicação.

Anexos

Oi Ernane andei olhando o código do ModBus que vc fez, a idéia e por ai...

mais vamos usar mais saidas no Arduino, pra ser mais claro são 3 saidas por motor "M1, M2, M3, M4" sendo 3x4=12 + 2 do LED, total 14 saidas do  Arduino.

São elas:

M1- 3, 4, 9.

M2- 7, 8, 10.

M3- 12, 13, 11.

M4- 15, 16, 5.

LED- 6, 0.

estas saidas foram confirmadas com um multimetro. se eu configurar todas estas saidas como digitais no arduino eu posso configura las no Scadabr e bolar uma lógica de execução no Scadabr?

Abraços!

Sim Ernane tenho. 

os pinos são os que eu comentei no outro post, esta plaquinha usa os pinos PWM para controle de velocidade, eu não vou precisar disso apenas saídas digitais, andei olhando o Datashit do chipe e ele aceita sem problema. vou adicionar o link do Shield.  (Aqui)

a figura do shield ta muito ruim entao nao consigo ver a pinagem.Mas me parece q vc ta contando tb a alimentação ou terra que ha nas pontes...eu so estou contabilizando os pinos que fazem o acionamento hor e anth.A ponte funciona assim.So 2 fios fazem a inversao de velocidade.Os pinos ENA e ENB ficam sempre em nivel alto para habilitar as duas pontes que há em  cada CI.Vc viu o meu circuito do proteus? ele difere muito do real?Vc pode usar ele como base prá testar a lógica criada no Scadar e acionar os motores.

  Ernane vou tentar arrumar o proteus. entendi seu raciocínio, vamos colocar as portas que podem ficar ligadas, sempre ligadas (HIGT) certo? seriam elas - 9, 10, 11, 5, 0.

 to tentando arrumar o Proteus!

Obrigado pela atenção!

Pois é onde não haver permuta de nível agente não acontabiliza.Mas os pinos que vão fazer a lógica de ligar e desligar os motores ai sim.Tu baixa a última versão do Proteus no site http://mecatronicadegaragem.blogspot.com.br/.è importante tb testar o circuito na prática., os simuladores as vezes enganam.

Olá Ernane!  consegui o Proteus, e dei uma olhada no circuito do proteus e observei q os pinos usados me parece que não são os mesmos do Shield.  vou colocar aqui como é feito o acionamento dos motores.

M1- Pins 3ant. 4hor. 9ligado.(pwm)

M2- Pins 7ant. 8hor. 10ligado.(pwm)

M3- Pins 12ant. 13hor. 14ligado.(pwm)

M4- Pins 15ant. 16hor. 5ligado.(pwm)

LED- Pins 6 e A0.

OBS. não vou utilizar PWM é somente para mostrar quais são os pinos, ele podem funcionar como digitais.

Abraços!

Hélio estou te passando o material com os passos que ja fiz.Como a pinagem do  meu circuito nao e exatamente igual ao do shield nem adianta eu reproduzir todos os movimentos e  vc terá de adptar a tua situação.Isso não será difícil.Basta checar com o multimetro, as saidas q o scada esta comandando realmente no teu shield e fazer as ligacoes aos respectivos motores.No ScadaBR eu crieu um datasource virtual que atraves dos seus datapoints sera responsavel por executar cada movimento no shield. Depois vinculei cada um desses datapoint a um evento de mudanca de estado de forma que o ScadaBR, atraves do Tratador de Eventos, pode saber quando um determinado datapoint de movimento foi acionado.Dai no tratador de eventos, o scadabr pode acionar os datapoints configurados para acionar as saidas digitais conforme a tua conveniencia.Infelizmente ta dando um bug aqui, mas nao acredito que seja por causa do scada e sim do proteus.Eu estou mandando ele colocar o nivel alto no primeiro datapoint e ele no circuito do proteus aciona o segundo datapoint   e vice-versa, entao eu tive que levar em consideracao isso para poder executar corretamente os movimentos de subir e descer que eu tinha criado.Nao chegou a ser um empecilho, apenas me fez perder tempo. tudo isso pode parecer meio estranho ma seu estou enviando a aplicação Scada, basta tu importa-la para o teu ScadaBR, mas ai se vc ja tiver alguma rodando no seu pc vc a perdera.Entao primeiro exporte a sua aplicacao escada se tiver, antes de importa a minha.Fiz modificacoes no codigo e circuito entao use apenas os novos arquivos.Ha pelo menos mais 2 formas de resolver o seu problema, eu so optei por essa pq era a que nao precisava de programacao.Mas apenas no circuito fisico e que podemos garantir q vai funcionar direitinho.

Anexos

Oi Ernane desculpa a demora!


Muito obrigado, vou dar uma olhada. acho que já esta bem menos descomplicado!

Só mas um detalhe! este arquivo eu não to conseguindo baixar....

Se puder me manda por email  helioesc arroba gmail! 

Obrigado!

Abraços!

Helio,

to muito feliz que já ta quase saindo. O código da forma como colocou é bem simples. Basta procurar um sketch que tenha o acionamento de uma porta e fazer a combinação que precisa.

Fui namorar sua foto e pelo que percebi vc montou ele com tubos, T, e um suporte de alumínio não foi?

Foi facil achar essas peças? Os motores, pelo que percebi são pequenos. O peso dele ficou por volta de uns 800 a 1000 gramas?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço