ESP8266 adicionando um botão externo em uma aplicação Blynk

COMO INSTALAR UM BOTÃO EXTERNO EM UM PROJETO USANDO BLYNK

 

Alguns dias atrás um dos colegas que assistem meus vídeos no Youtube, depois de ver um deles me deixou postada a seguinte pergunta, porque não faz um tutorial para adicionar um botão externo em um projeto com Blink, porque tenho um ESP8266 e uso uma aplicação para abrir a porta de minha garagem, mas gostaria de ter também um botão externo.

 

Para que não conhece, o Blynk é um software muito versátil, útil, amigável, e facilita muito a implementação de aplicações onde se quer usar um smartphone, ou outro tipo de dispositivo móvel em projetos com microcontroladores e redes wi-fi.

 

Para aqueles que queiram aprofundar ou conhecer melhor deixo o link do site oficial clique no link para conhecer melhor BLYNK

 

Depois de estudar a biblioteca, me veio na cabeça aquela máxima que diz que o ser humano geralmente trata de procurar as soluções mais difíceis para solucionar seu problema, e por isso deve ser sereno e procurar a solução mais simples, que geralmente são as mais eficientes.

 

O Blink utiliza botões de entrada não física, mas claro que no microcontrolador deve haver a entrada física, (não vamos aprofundar neste assunto pois não é o objeto) e foi isso que procurei para fazer o tal botão, ora, se o colega já tem a aplicação, um ESP8266, um rele, e imagino embora desconheça como está o circuito elétrico dele, mas sim quero crer que existe uma chave fim de curso etc.

 

Mas a intenção foi mesmo mostrar que sem quase nenhum gasto, sem ter que reprogramar nada, ele poderia ter a solução do botão externo.

 

Claro que aproveitei o pedido do colega para como sempre faço dividir conhecimento com todos, essa é minha real intenção.

 

Por isso, embora cada um irá aplicar ou não esta solução, o importante é ter mais um conhecimento adquirido, e despertar em cada um o estudo das diversas soluções, melhorando cada dia o que já existe.

 

Nos link abaixo você poderá baixar todo material documentado necessário que utilizei, também fiz uma simulação no Proteus, não com a intenção de fazer um circuito prático ou exato mas apenas para ilustrar melhor a ideia.

 

Espero seja útil para todos.

 

Aqui baixe a documentação: Baixar AQUI

 

Simulei  um fio como botão,  ligando o mesmo no 3.3VCC, e uma R de 10K ligada no GND, e o outro extremo no GPIO4 do ESP8266 que neste caso era a entrada utilizada pelo software para acionar a saída GPIO12, para incrementar um pouco mais com o propósito didático apenas, adicionei um liga desliga LED usando o próprio led da placa do ESP8266, no meu caso GPIO5 porque estava usando uma placa da Sparkfun que uso para testes entre outras, cada um deverá saber o GPIO do seu módulo para colocar no código o GPIO correto, exemplo, nas placas ESP8266-12 da nodemcu o LED está ligado no GPIO2.

 

ESP8266 Shield Wi FI

Link meu canal no youtube Aqui todos meus vídeos

 

 

 

Nota:

 

Todos meus vídeos e tutoriais tem finalidade didática, procurando através de exemplos compartilhar conhecimento.

 

Obs:

 

Agradeço se me comuniquem caso encontrem algum erro para poder corrigir, fico a disposição para responder dúvidas nos fóruns onde este for publicado, ou no meu canal do youtube.

 

Obrigado.

 

Eng. Carlos Kwiek

 

 

Exibições: 1529

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Cleber José Zermiani em 28 julho 2017 às 20:03

Boa noite Carlos para bens pelas informações acima acredito que com essa experiencia sua você possa me ajudar.

Eu estou fazendo um projeto utilizando um ESP8266-12 e um modulo relé para acionar um motor e abrir e fechar um alçapão.

Na pagina gerada pelo código aparece um único botão que muda o label de "Abre" para "Fecha" e vice versa, todos os dois modos consigo ligar e desligar o relé tudo certinho por que escrevi no código para quando receber a requisição tornar o pino gpio12 como HIGH tudo ok... coloquei dois botões para representarem os fim de curso para desligar o relé na chegada do fechamento ou abertura certo?... consigo ler os botões recebo um print no monitor serial do estado dos botões e tudo mais. 

O que não consigo resolver é que no momento dos if's que eu coloco as condições dos botões... ex para desligar o motor quando o botão de nome efimc2 ficar em LOW não acontece. Tenho que criar alguma requisição para os botões também?

Por favor me de uma luz.

Como posso te enviar o código?

Obrigado.

Cleber

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço