Muitas vezes, mesmo sendo conhecedores dos perigos que significam os curto circuito, ainda somos surpreendidos como eu fui e gostaria de compartilhar também está experiência.

Tenho uma fonte de alimentação (Mais que fonte na realidade é um regulador DC/DC) para proto board, muito boa e útil por sinal, devido a sua versatilidade, ela encaixa nos rail das protos e tem duas tensões selecionável por jumper, 5VCC ou 3.3VCC, a corrente é de 1 amper, o que é suficiente para a maioria de aplicações que realizamos na nossa proto, e o usuário a alimenta desde uma fonte de 12V no máximo. (Por isso digo que é um regulador, mas acostumamos a mal chama-la de fonte)

Bem, eu sempre usei, mas não tive a feliz ideia de colocar um fusível ou outro tipo de limitação de corrente, vejam o que aconteceu, por algum motivo que desconheço, mas pode até ter sido erro humano, inversão de polaridade, sobrecarga, não sei, mas a questão é que um dos reguladores de tensão de 5V entrou em curto, ao entrar em curto entre a entrada e a saída do regulador, toda a tensão IN apareceu na saída OUT, resultado... Um ESP8266 queimado.

Como não tenho facilidade de obter coisas na hora aqui onde resido, comprei um regulado não SMD e adaptei, a fonte, ops, o regulador, está funcionando outra vez, mas agora tratarei de ficar mais atento a proteção que tanto aprendemos, mas que na confiança extrema deixamos de usar as vezes. Como dizia um cara, só não erra quem nunca tenta, mas errar por descuido não é uma boa ideia.

Foto da fonte depois de sair da UTI -:)

Antes

Sds.

CK

 

Exibições: 193

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço