Galera,

 

Acompanhando a sugestão do Sérgio Imperador e do Dalton Hioki, estamos desenvolvendo um tutorial sobre Arduino. A ideia é que ele seja referência para quem quer aprender a mexer com essa plataforma, mas também para quem já conhece mas precisa relembrar alguma coisa ou verificar algo mais específico.

No momento ele está em branco, tem apenas a estrutura, e acreditamos que o mais bacana seria construirmos juntos esse registro.

 

Assim, quem quiser colaborar, seja com uma frase ou um capítulo inteiro, basta editar as páginas a partir do endereço: Wiki LdG Arduino

 

Participem!

 

Abraços.

Exibições: 968

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Dalton, blz?

Eu tava vendo o seu tutorial la no wiki sobre arduino, aquele segundo exemplo sobre "Leitura digital serial" teria que aparecer oq no monitor qdo apertar o botaozinho?

O meu so ficou aparecendo um monte de 0 0 0 0 0 0 0 0 00 0 0 ... um debaixo do outro.. será q eh pq liguei o botaozinho errado na protoboard?

Aproveitando o espaço, queria fazer 2 pergunta:

O resistor de 220 ohm, pode ser substituido por aquele que vem no kit do lab? acho q 10k.

E outra coisa, vc sabe algum material explicando sobre o funcionamento e utilizacao correta de uma protoboard?

 

No mais, o wiki do arduino ta ficando show de bola :)

 

Vlw e keep going! :D

 

Dalton, está ficando muito bom!!! Parabéns.

João quem sabe eu possa te ajudar em alguma coisa. Vou tentar ser claro, me perdoe se falar besteira....rsrsrs
Vamos lá:

Identificação e Ligações do LED

Um LED deve ser ligado de forma correta, o circuito de ligação deve ter o + para o anodo e k ou - para o cátodo. O cátodo é a ponta mais curta e deve ter um corte no lado da cápsula do LED. Se olharmos para o interior do led o cátodo é o eletrodo maior (embora não seja uma forma padrão de identificação, mas eu uso muito isso)

Os leds podem ser danificados por ligação incorreta ou na execução da solda. (O risco de danificar um led na solda é baixo desde que você não demore muito tempo para soldar). Não são necessárias precauções especiais para soldar a maior parte dos leds.

 

 

 

 

NUNCA LIGAR UM LED DIRECTAMENTE À FONTE DE ALIMENTAÇÃO!

O led destruir-se-á quase instantaneamente, muita corrente passará na junção e ele queimará.

Um led deverá ter uma resistência em série para limitar os parâmetros de funcionamento para valores corretos.

 

Só para esclarecer uma duvida muito comum. RESISTOR NÃO DIMINUI TENSÃO, RESISTOR LIMITA A CORRENTE!!!

 

Primeiro vamos definir o que é uma resistência: Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo.

A alteração do resistor de 220ohm para 10k ("k" quer dizer basicamente ->multiplique por 1000)  pergunto:

Então a alteração de 220 para 10000 ohm será que pode ser efetuada neste exemplo específico para acender/piscar um led?

Entenda que o Led para acender consuma uma voltagem, e que tenha que passar por ele uma amperagem...

Considerando que ele consuma 1,7V (varia conforme o modelo/cor do led, mas gira em torno disso para leds comuns) e que precisamos limitar a corrente que passa por ele normalmente, 15 a 20mA (entenda que mA -> tenha que dividir a Amperagem por 1000 -> 15mA=0,015A).

Considerando que temos o fornecimento de 5v na porta do Arduino.

Hora!!!! se o meu Led consome 1,7v e tenho 5v (5-1,7=3,3v) , tenho uma diferença de 3,3 de voltagem a ser utilizada como cálculo.

Ai é que entra a nossa resistência!!!!

Mas como calcular?

A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, indica que a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I).

Quando essa lei é verdadeira num determinado resistor,este denomina-se resistor ôhmico ou linear.A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fómula

 

onde:

V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em Volts

R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms

I é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères

 

Temos então alguns valores a serem aplicados na fórmula:

V=3,3

I=0,015

R=3,3/0,015

R=220 ohms -> Aqui chegamos na resistor ideal para a nossa aplicação.

 

João, com a explicação acima tente verificar a voltagem necessária para você acender o seu led com o mesmo brilho considerando a amperagem de 0,015A?

 

Bom vamos mudar de assunto, pois esse post está ficando grande.... rsrsrs

 

João, sobre protoboard. Eu comecei como hobby neste mundo fascinante da robótica, e já ví de tudo (ou quase tudo) na montagem de componentes eletrônicos, até uso de "Massa plástica" para encapsulamento de componentes. 

O uso da protobord tem nos ajudado e muito neste caminho de descobertas!!!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Circuito montado em uma protoboard

Uma matriz de contato, ou placa de ensaio (ou protoboard, ou breadboard em inglês) é uma placa com furos e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais. A grande vantagem do protoboard na montagem de circuitos eletrônicos é a facilidade de inserção de componentes, uma vez que não necessita soldagem. As placas variam de 800 furos até 6000 furos, tendo conexões verticais e horizontais.

Na superfície de uma matriz de contato há uma base de plástico em que existem centenas de orifícios onde são encaixados os componentes. Em sua parte inferior são instalados contatos metálicos que interligam eletricamente os componentes inseridos na placa. Geralmente suportam correntes entre 1 A e 3A.


João vale a pena você ver esse arquivo do Prof. Maurício da FAATESP.

http://www.faatesp.edu.br/publicacoes/ETCP-Proto%20Board.pdf

 

Espero ter te ajudado.

Abraços

Sergio Imperador

 


Oi Joao, blz e voce??

 

Sobre esses caracteres estranhos, dá uma olhada na janela da Serial Monitor se a velocidade escolhida é a mesma da programação, isto é, 9600.... ou pode ser que voce tenha ligado alguma coisa errada na protoboard....

Sobre o resistor, um resistor de 10K ao inves de um de 220, se nao me engano funciona, pois as entradas do arduino é baseado em tensao e não em corrente.....

E acabei de colocar uma explicacao sobre o funcionamento da protoboard no wiki na parte conteudo tecnico... dah uma olhada lah!!!

 

Abracos!!!

João Paulo de Vasconcelos Resend disse:

Oi Dalton, blz?

Eu tava vendo o seu tutorial la no wiki sobre arduino, aquele segundo exemplo sobre "Leitura digital serial" teria que aparecer oq no monitor qdo apertar o botaozinho?

O meu so ficou aparecendo um monte de 0 0 0 0 0 0 0 0 00 0 0 ... um debaixo do outro.. será q eh pq liguei o botaozinho errado na protoboard?

Aproveitando o espaço, queria fazer 2 pergunta:

O resistor de 220 ohm, pode ser substituido por aquele que vem no kit do lab? acho q 10k.

E outra coisa, vc sabe algum material explicando sobre o funcionamento e utilizacao correta de uma protoboard?

 

No mais, o wiki do arduino ta ficando show de bola :)

 

Vlw e keep going! :D

@Sergio - Muito obrigado pela explicação magnifica!!!! Conclui entao que nao tem problema usar um resistor maior, pq o q realmente vai fazer o led acender é a tensão. Correto? ou Conclui errado?!

 

@Dalton - Vou ler o restante do material postado por vc e refazer o exemplo para ver se funciona. Mas acho q eu liguei o botaozinho errado na protoboard mesmo hehe. Muito obrigado.

 

Até mais galera e desculpem minha ignorância hehe

 

 

Otima iniciativa!!

colaborarei com oq eu puder..apesar de ser um iniciante em arduino.

 

Abraço!

Boa Renatão


Valeu... e muito obrigado!!!!

 

Abraços

Sergio Imperador

Maravilha Renato! Obrigado!!!

Nossa, muito bacana Renato.

 

Aqui no lab so tem fera mesmo O.o

 

 

 

Galera, alguem tem algum tutorial ou link onde explica melhor o funcionamento desses "drivers" para controlar motor com o arduino.
Se alguem tiver alguma referencia ai q puder ajudar.. vlw


OBS: eu vi akele easydriver q vende aki na loja, serve pra controlar motores? Vlw

João, estamos criando no wiki um tutorial sobre motores de passo.... assim que sair estaremos anunciando aqui mesmo.... no tutorial estaremos mostrando como usar o easydriver para motor de passo..... no site da sparkfun tem o datasheet o qual voce pode dar uma olhada....

 

Abracos!!!

Opa, no aguardo Dalton.

 

Vlw

;D

Pessoal,

 

Tem bastante gente pedindo informações sobre o Arduino. então gostaria de lembrar que temos um tutorial bacana feito pelo Sérgio Imperador e pelo Dalton Hioki no endereço: Tutorial Arduino

Vocês podem além de usar para aprender, colocar novas informações também, colaborando no desenvolvimento desse documento.

 

Abraços!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço