Olá Garagistas....

Estou com sistema de irrigação em testes com Arduino, porém usando Relé para acionar as contatoras estou tendo problemas de perda dados e reinicio bem como travamento do Arduino, resolvi com inclusão de Filtro RC, porem não muito confiável já que difícil achar algo objetivo e real que determine qual resistor usar e qual capacitor (contatora de 9A e 18A).

Diante disso resolvi procurar alternativas e encontrei SSR-25da, que são relé de estado solido, e pelo que entendi iria dispensar até minhas contatoras (que assim como relé são mecânico, passiveis de desgaste).

Minha dúvida é se realmente são uma boa alternativa aos Relé e contatoras para acionar bombas. Gostaria de opiniões positivas e negativas, e suas bases (alegações) para tais posições. 

Vlw Pessoal...

Exibições: 4404

Responder esta

Respostas a este tópico

Paulo,

Agora que vi o desenho, surgiu uma duvida mais importante, eu pensei que suas bombas eram monofásicas, mas vejo que usa trifásica, claro que é sem duvida melhor pela diminuição da corrente que as bombas consomem com a mesma potencia em CV.

Mas a duvida é, voce vai usar este rele pelo que pude observar:

http://www.filipeflop.com/pd-20a05b-rele-de-estado-solido-ssr-40-da...

Como pensar fazer o comando, vai usar 3 destes para cada bomba? Já que um rele pode ligar/desligar apenas uma fase, e não três como uma contatora, isso já esta resolvido no seu projeto? Depois vemos o resto porque achei mais importante este assunto.

Abs.

Não a minhas bombas são mono 220v, porém a rede energia é trifásica sim e vou usar 3 fases para distribuir as cargas, a fase central será sempre utilizada em conjunto com a fase direita e ou esquerda!

Meu projeto hoje liga somente 2 reles, Cada relé aciona 1 contatora que irá ligar 2 bombas ao mesmo tempo, dessa forma 2 contatoras vão acionar 4 bombas (fiz isso por causa do ciclo de tempo de irrigação e redução custos com contatoras).

Com alteração, uso do SSR, vai ser 01 SSR para acionar 2 bombas (cada bomba tem 4A)  onde terá carga de 8 amperes por relé, irei dividir a carga da mesma forma fase do meio para 4 bombas, e na SSR utilizarei 1 perna direita para ligar 2 bombas e na outra SSR perna esquerda para ligar as 2 bombas distribuindo a carga e tempo, pois quando (15 minutos) tiver ligada a SSR numero 1  está estará ligando a bomba 1 e 2, quando ela desligar liga se a SSR 2 que por sua vez irá ligar Bomba 3 e 4 enquanto as bomba 1 e 2 descansa, e vice versa.

A foto acima foi meramente ilustrativa referente contato selo. Porém a rede elétrica será trifásica sim.

Perfeito,

Esta explicado, sim tendo trifásica melhor equilibrar a carga.

Sim a foto deu a entender que eram motores trifásicos por isso pensei que algo estava errado.

Abs.

Paulo, minhas sugestões :

- numere os relés e disjuntores no seu painel com etiquetas de etiquetador. 

- e cada fio deverá ser identificado nas duas pontas, também com etiquetas

Por exemplo RL01-F01 (relé 1 fio 1) 

E monte um diagrama elétrico dessa montagem. 

Assim, se houver necessidade de manutenção, ficará mais fácil.

Parabéns pelo projeto e montagem. 

Valeu obrigado,

Ainda tá na bancada em testes, vai ficar melhor ainda, irei indenticar tudo, desde botoeiras até fios, tem acabamento nos LED e display, esse ai é para controle umidade tomate....

Tem outra projeto que estou terminando de montar que será irrigação de 15 em 15 minutos alternados (mas simples que esse projeto do tomate), inclusive esse projeto do tomate consegui na NET com Rodrigo Araújo, fiz alguns ajustes mas o crédito do código é dele, bom deixar registrado.

Vou te enviar um projeto de irrigação duas bombas 15 em 15 minutos, agora lembrei acho que voce e outros solicitaram isso se não me engano.

Abs.

Sim pedi no teu post, já tenho código em teste, mas é bom sempre analisar outras opções...Como sou leigo em código e as poucas alterações a justes que fiz, são sempre com ajuda das comunidades...Vlww

Opa Galera, hoje chegou meus SSR...

Breve postarei resultados se são ou NÃO uma alternativa melhor que contatoras para acionar bombas, já de ante mão um quesito já sobressaiu que é o custo, bem abaixo das contatoras. Irei analisar funcionamento e se haverá interferência como nas contatoras, testarei usando relé para acionamento e também sem o relé já que acionamento pode ser feito com 3-32 VDC, lógico que antes irei medir corrente para ver se realmente não haverá retorno com acionamento das bombas.

Que bom,

Vai ser bom ver o resultado na sua aplicação aqui.

Abs.

Carlos kwiek  Viu lá em cima no LapTop o display com a tua programação em teste....kkkk

Fiz uns teste breves aqui, e acionando um motor de MIX 127V e 250W, funcionou sem qualquer tipo de interferência, ao contrario das contatoras que somente a corrente para acionar (sem uso de qualquer equipamento ligado na saída) que já dava interferência e travava o Arduíno...

Aparentemente vai rolar tudo blz....

Esquema ligação mais simples que o Relé normal, que ligava VCC + GND + porta digital; Já com SSR uso somente GND + porta digital para acionar (menos fiação no comando)...

Já no primeiro teste foi eliminado a contatora, e o relé normal.

Agora para teste efetivo terei de estar em campo ligando MotoBomba 1 CV 220v com 9A de corrente, mas acredito que será de boa.

Uma dúvida somente, seria necessário ligar algum resistor para ter maior proteção, caso sim esse resistor seria em paralelo com o Input (sinal do Arduíno), ou seria no Output (fase que liga motobomba) ?

Legal Paulo!

Vi sim, e te mandei um update hoje via Google Drive.

Não, você não vai precisar adicionar nada, toda vez que agora estará acionando um led que vem com um resistor limitador embutido, então se se refere a colocar um diodo inversamente como nas bobinas,  a resposta é não porque já não existe bobina.

E o SSR possui de fabrica proteções necessárias tanto na entrada como na saída.

Boa sorte com seu projeto, queremos ver o sistema  funcionando em breve com direito a video rsrs.

Abs. PD Anexo diagrama.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço