Pessoal do desenvolvendo um sensor de nível com base na Eletrolise,

esta tendo uma reação na agua que esta deixando turva, estou usando garfos de aço inox para evitar qualquer problema de corrosão.

já usei pregos,  agulhas de aço cirúrgico, mais o resultado é sempre o mesmo

também usando sensor ultrassônico mais tenho problemas de umidade, também tentei com um sensor magnético usado em boia de nivel

alguém tem alguma dica para usar esse tipo de sensor de nível, , sem ser produto pronto ?

att  e obrigado!

Exibições: 7289

Responder esta

Respostas a este tópico

Grande Rui ! Tudo bem?

A minha preocupação com segurança da fonte usada nos sensores em contato com água, é durante a instalação ou manutenção do sistema de medição. Se houver uma fuga através da fonte, poderá existir o risco de choque elétrico. Não estou preocupado com o 5V, e sim fuga através do transformador da fonte ou uso de fonte sem isolamento. Seria o mesmo que colocar um fio (fase da rede) ) com a ponta desencapada dentro da caixa dágua. Você colocaria a mão dentro dessa caixa cheia de água ???

Mas para isso, pode ser feito um alerta no produto que durante a instalação ou manutenção será necessário desconectar a tomada da fonte.

O sensor de ultra-som a prova dágua MB7380 que citou  é fantástico, seria a solução definitiva, mas custa USD 100,00 nos Estados Unidos. Acho que o pessoal aqui, esta querendo encontrar uma solução mais em conta.

Vi no site da Milonetech o sensor resistivo que varia a resistência de acordo com a pressão do líquido.

A variação é linear ! Muito  interessante. Será que daria para montar um sensor desses ?

Vi também que ele pode ser feito  de acordo com as necessidades do clientes, mas não especificou o limite de tamanho. Mas parece que é somente um metro mesmo...

Sobre solução baseada em sensor ótico, existe o risco de contaminação e sujeira. Se desse para fazer um sensor lacrado....

Grande abraço !

Gustavo 

Oi Gustavo, você está certo qto a preocupação com a segurança.  Faz parte do nosso DNA técnico . KKK

Sempre me preocupei com segurança. O unico choque (leve) que tomei em toda a minha vida profissional (fiz 35 anos ano passado) foi ao trocar um pequeno tubo de CRT de um equipamento, a muitos anos atrás. 

Fiz a descarga da alta tensão e mesmo assim anda tomei um choquinho..

KKK

Mais um palpite.

Existem basicamente 2 tipos de aço inoxidável:

O magnético e não magnético.

Apesar da incoerência, o magnético "oxida" um pouco, e não é de boa qualidade.

É fácil diferenciar se é de um tipo ou de outro.  

Leve um imã qdo for comprar.

O magnético claro atrai o imã e o outro não.

Um  palpite a mais.

Rui

eu pensei num esquema de usar vasos comunicantes. Dentro desse vaso comunicante, será colocado todo o aparato necessário para medição do nível (flutuador, guias, e conjunto de sensores)

No que se refere a conjunto de sensores, o desenho abaixo mostra um exemplo de detecção através de ímãs e reed switches, mas nada impede que sejam usadas outras alternativas, como emissor/detector de infravermelho, emissor de luz e LDR, e por aí vai. Precisa levar em consideração também o que é mais interessante, se é o treco dar muita manutenção ou se é interessante dar pouca manutenção. Se eu fosse fazer pra mim, eu iria preferir usar ímãs, visto que é muito provável eu instalar isso e ter funcionando por muito tempo. Já pra indústria seria interessante vender equipamentos que necessitem manutenção, pois a indústria precisa ganhar dinheiro oferecendo tal manutenção ou peças de reposição (vide no google teoria da obsolência programada). Pensando por esse lado, é melhor pra indústria montar um esquema com leds infravermelho, por exemplo, pois pode ocorrer deles queimarem e portanto necessitar manutenção/substituição

Gostei da idéia de vaso comunicante !

Possibilitaria  um ambiente mais selado. 

Mas a instalação é relativamente complexa.. Poderia instalar esse tubo após o registro de saida para não ter que esvaziar a caixa dágua. 

Pensando no meu caso, quatro caixas dáguas gigantes interligadas ( moro em prédio de três andares). Existem dois canos grossos de saída - acho que a instalação ficaria caro ...

Por que não inserir esse tudo dentro da caixa dágua, como eu havia já citado?

eu sugeri manter todo o aparato externo à caixa para facilitar a manutenção e também pra não ter que ficar impermeabilizando o conjunto de sensores.

não pensei em como instalar o aparato, mas concordo que se instalar após o registro de saída seria uma boa escolha, inclusive para poder retirar o aparato em caso de necessidade futura.

No seu caso de 4 caixas interligadas, elas não estão interligadas no esquema de vasos comunicantes? Caso afirmativo, basta instalar a medição em apenas uma das caixas, pois o nível em outras caixas estará na mesma altura.

Eu imagino que o medidor a ser usado não deva contaminar a água, por mínimo que seja. Fora isso, precisamos prever uma manutenção limpa, também minimizando possibilidade de contaminação da água. Sendo assim, melhor instalar o aparato externamente

Sim as quatro caixas d'aguas são interligadas. 

Não me lembro bem das conexões, mas tem registros entre elas. 

Mas mesmo assim, os canos são grossos e peças e instalação caras.

Imagino que só para a instalação poderá ter um custo de R$ 500,00 - peças e mão de obra.

Digo isso pois a um tempo atrás houve um vazamento numa dessas conexões e gastamos mais de R$ 600,00 para o reparo. 

E tivemos que esvaziar  duas delas (milhares de litros da preciosa água).

No meu entender, alguns quesitos importantes nesse projeto:

- custo baixo do produto

- custo baixo e facilidade de instalação 

- confiabilidade

- durabilidade

- facilidade de uso 

Aqui no prédio onde moro, eu qdo era síndico,
fiz um indicador visual para a caixa d'água que fica na garagem:

Ele é assim:
Uma mangueira até +_ 1 cm do fundo da caixa d'água, depois ela sobe, da a volta na
beira da caixa , desce até o nível do fundo da caixa, faz uma curva e encaixa em um
tubo de acrílico um pouco maior que a caixa.

Marquei o tubo com divisões calibradas por litro, e coloquei um bolinha vermelha de
plástico leve dentro do tubo.

Para instalar, coloca-s um rolha na ponta do tubo, enche tudo com água, coloca a
mangueira na caixa e então retira a rolha.
Pode substituir a bolinha por um uma de isopor e um pequeno imã e fazer um controle
eletrônico.

O controle visual daqui está funcionando há 5 anos.

Figura do sistema.

Rui f

Anexos

Rui os colegas já sugeriram essa idéia de vasos comunicantes. 

Mas qual o sensor eletrônico?

Tanto o reed switch, quanto o switch Hall precisam que o imã passe em um movimento adequado. 

Próximo dos sensores e com a polaridade correta ( Polo sul / Polo norte) 

Acho que se o imã ficar girando, poderá não acionar um ou outro. 

Fiz um teste aqui em casa e percebi isso. 

Oi Gustavo, bom  dia.

No meu projeto eu queira montar uma extensa bobina envolvendo todo o tubo, e dentro junto à bolinha de Isopor

um pedaço de ferrite.

A bobina teria dois enrolamentos. Um com passo constante, e o outro com passo variavel decrescente.

Na bobina de passo constante eu injetaria uma frequência qq ( a se avaliada) e na outra eu  mediria a indução. Ela variaria conforme a posição do ferrite.

Mas não montei ainda um protótipo para testar.

Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço