Bom dia Pessoal,

Preciso desenvolver um projeto que consiste em criar um sensor de nível de uma caixa d'agua interligado com Arduíno e com transmissão de dados via internet à ser recebido em dispositivos móveis com android.

Minha dúvida está sendo em qual sensor usar, pois, gostaria de ter um controle real, ou seja, se tiver 33% de água na caixa, eu gostaria que informasse o valor real. Não queria um controle de níveis pré-definidos (Exemplo: 0%,..25%...50%...75%...100%).

Li muita coisa a respeito e até onde eu li o pessoal estava tendo grandes problemas com a umidade, o que acaba incapacitando os sensores.

Outra dúvida que tenho é a respeito do próprio arduíno. Teria alguma coisa específica que eu deveria utilizar?

Desculpem se as perguntas não forem a nível avançado, eu realmente sou iniciante no arduíno e tenho que fazer este projeto para apresentar no curso de especialização.

Alguém tem um dica de como posso resolver essa dúvida?

Grande Abraço

Rogério

Exibições: 24899

Responder esta

Respostas a este tópico

André , interessante.

Será que vai dar precisão ?

Olá José Gustavo.
Pois é, a sensibilidade do sensor é a minha maior preocupação.
Comprei dois sensores diferentes pra testar: O MPX4250DP e o BMP180. Devem chegar semana que vem, daí vou fazer uns testes.
Abraço,
André

Mais uma dúvida, a pressão barométrica não muda com as condições do tempo ? 

sim, oscila absurdamente. Eu uso um BMP180 numa estaçãozinha meteorológica que estou montando. Estou há uns 4 meses registrando em banco de dados alguns dados a cada minuto e conforme os registros, a menor e maior pressão atmosférica registradas são respectivamente 947 hPa e 964 hPa. Se convertermos isso em altitude, seria equivalente a 433 m e 585 m respectivamente. São mais de 150 metros de diferença!!!

Olá José.
Muda sim.
Acredito que a variação Barométrica seja muito pequena se comparada a diferença da pressão da água, de forma que não comprometeria a precisão.
De qualquer forma, no caso do MPX4250DP, como ele é um sensor diferencial, poderíamos medir a pressão da água de um lado e a pressão atmosférica atual do outro, de modo que teríamos a diferença real. Já no caso do BMP180, se a variação atmosférica representar um problema poderíamos trabalhar com 2 sensores...
Olá Hugo.
Obrigado por compartilhar a sua experiência.
A minha esperança é que ao medir a pressão da água com o BMP180 o valor seja tão alto que torne está variação menos significativa. Mas vai depender dos limites do sensor, assim que chegar o meu vou fazer alguns testes.
De qualquer forma, poderíamos usar dois sensores, um para ler a pressão atmosférica atual e outro para ler a pressão da água, de modo que variação não interfira na medição.
No caso do MPX, isso já não seria problema já que ele é um sensor diferencial. Mas no caso dele tenho dúvidas quando a sensibilidade.
Obrigado
André

Segue uma ideia que funciona muito bem para os cervejeiros caseiro usando sensor MPX para medir o volume de água dos tambores.

Segue o link da página 

http://www.brewtroller.com/index.php?option=com_content&view=ar...

Too much complex ! (muito complexo) 

No caso das caixas daguas, não há necessidade de injeção de bolhas de ar. 

Existem medidores de nivel de agua que medem a pressão diferencial. Como já citado nesse tópico. 

Uma entrada mede a pressão atmosférica e a outra entrada mede a pressão no fundo da caixa dágua. 

Pode ser que seja eficiente também, mas não tenho experiência com esse método. 

Bom dia a todos,

nas minha viagens inter-estrelares, ou melhor internetets, acabei me deparando com uma solução pronta pra os nossos problemas para medir o nível de caixa d'água com sensor à prova d'água, e com custo relativamente em conta.

 

Só ainda não identifiquei como é que são os dados na saída do sensor, mas pela quantidade de pinos, me pareceu muito similar ao lay-out dos pinos do sensor HR-S04.

 

http://pt.aliexpress.com/item/Free-Shipping-DYP-ME007Y-Ultrasonic-S...

 

Estou também tentando encontrar o esquema eletrônico deste produto, mas até agora não encontrei.

Acho que ele resolverá a questão da medida, utilizando um sensor único para emissão e recepção do sinal.

 

Se alguém conhece este produto, ajude-nos dando um depoimento sobre ele aqui.

 

 

Rui

É isso ai Rui, 

O objetivo é fazer um circuito identico à esse !

Vou pesquisar sobre ele.

Muito obrigado. 

Achei esse PDF do sensor DYP-ME007Y-PWM

http://hanjindata.lgnas.com:10000/myweb/P0400/P0400.pdf

Anexos

Olá Rui.

Bem interessante o sensor que você sugeriu.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de atualizá-los com relação aos meus testes com o sensor de pressão MPX5010. Fiz diversos testes e fiquei satisfeito com a precisão. Consegui medir a variação com uma precisão satisfatória no nível de uma garrafa pet. A precisão aumenta quando o reservatório é mais profundo e conseguentemente a difereça de pressão entre o nível máximo e mínimo é maior.

Porém me deparei com um problema: A pressão varia de acordo com a temperatura da água (não sei como não pensei nisso antes). A variação não é muito grande (cerca de 10% em casos extremos), mas foi o suficiente para me incomodar e pensar em outra alternativa.

Pensei em adicionar um sensor de temperatura para considerar este dado no cálculo. Mas daí a ideia da simplicidade e redução de custos já começou a ir por água abaixo.

Hoje, sinceramente estou considerando mais a ideia daqueles sensores de níveis predefinidos. Por um lado, perdemos em precisão, mas pelo outro ganhamos em simplicidade, redução de custos e confiabilidade...

Abraço,

André

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço