Amigos, bom dia/tarde/noite,

Estou desenvolvendo uma aplicação com o ATMega328P que tem por objetivo o baixo consumo de energia, drenando corrente de até 10mA (0,01 A). Vi na loja do Lab, o sensor ACS712 para realizar a medição da corrente do circuito.

Minha ideia é colocá-lo para sensorear a aplicação e ligá-lo à um Arduino para enviar essas infos pro PC.

Dúvida principal antes da compra: alguém poderia me responder se este sensor é adequado/satisfatório para baixas correntes ? Gostaria de um feedback de alguém que já tenha usado, pois no datasheet o mesmo diz que o CI é otimizado para baixas correntes.

Vlw.

Exibições: 1771

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi ON, bom dia.

Hoje montei um simples medidor de corrente usando um Arduino ligado daquela

forma que desenhei.

Fiz as medidas usando um código bem básico de ADC, sem usar o recurso de calculo médio, e obtive

estes resultados com uma aplicação qualquer rodando no Arduino principal.  (Usei 5V).

Os 3 picos de consumo são cíclicos.

Depois usei no lugar do Arduino principal um LED  em serie com um resistor de 33 ohms, e mais outro resitor 

que eu variava.  assim"                         shunt     Variar valor

                                                Gnd-----rrrrrr---------rrrrrrr------|<|--------+5V 

Obtive os seguintes resultados:

ADC med        100          58           17             8             5
ADC ref          0,00489    0,00489    0,00489    0,00489    0,00489
V med            0,489        0,284       0,083        0,039       0,024
R shunt          33             33            33            33           33
mA Calc         14,81        8,59          2,52        1,18         0,74

Rui

Amigo Rui , fiquei curioso.

Resistor de 33 ohms não é muito grande ? 

Normalmente resistores shunt de medição são da ordem de miliohms.

Qual é a queda de tensão sobre esse shunt, quando a carga esta conectada?

Se ligar um Arduino com um resistor de 33 ohms em série, acredito que a queda será tão expressiva, que a tensão não será suficiente para ativar o Arduino. 

Também não entendi o valor de ADC Ref ? Como conseguiu essa valor baixíssimo como referência ? 

E com estabilidade. Tensão de 4,89 mV ??

Oi JG, bom dia.

Este é somente um demostrativo do que pode ser feito com um circuito onde as

correntes são pequenas.

Eu usei 33 Ohms, por ser o menor valor que eu tinha disponível no momento.

Usei também 5V, e o ON usará 3.3V.

Apesar de parecer grande, a queda de tensão sobre o resistor de 33 ohms para as correntes

que o ON quer analisar são muito pequenas:  1 a 10 mA  queda de tensão = 33mV a 330mv.

No caso do segundo teste que fiz, as quedas foram de 489mV em 14,81mA  à 24mV em 0,74mA.

No caso do gráfico, eu tinha um arduino rodando com  uma carga de um LED. e a tensão de

alimentação de 5,5V e após o shunt tinha um capacitor eletrolítico.

Como pelo DS do Atmega329P a alimentação máxima dele é de 6V, eu o alimentei com 5,5V,

e com uma corrente de 15mA, a tensão caia 0,5V e nos picos caia 0,8V, permitindo ainda assim

que o arduino funcionasse normalmente.

Mas o Caso do ON, pelo que entendi não passará dos 10mA.

A expressão "ADC ref"  foi para indicar o cálculo da tensão de referencia.

Ou seja, o valor de cada degrau baseado na tensão de referencia de 5V.  5/1023 = 0,00489.

Rui

Obrigado pelos esclarecimentos. 

Abraços e Feliz Ano Novo !

Amigos boa tarde,

De volta ao laboratório depois das festanças, comecei a realizar os testes em meu circuito. Com um bootloader rodando a 1 MHz, sem nenhum código gravado após a gravação do bootloader, o ATMega328P-PU consome 0.000121 A, ou 0.121 mA.

Através dos resistores shunt consegui fazer um código para determinar correntes de 10mA, porém como o valor que mensurei de 0.121 mA é extremamente baixo, creio que será um pouco complexo realizar esta medição, pois não há precisão adequada.

O próximo passo será testar o ATMega328P-PU em modo sleep, o que eu creio que consumirá correntes na ordem de uA, dificultando ainda mais o processo de sensoriamento.

Lembrando que a tensão de alimentação é 1.8V.

Por hora, irei utilizar os equipamentos de bancada mesmo, como multímetros por exemplo. Tentarei mais pra frente encontrar uma solução, e assim que encontrá-la, compartilharei com todos :)

Agradeço imensamente a ajuda de todos, porém não percebi que seria um pouco mais complexo do que imaginava kkkkkkkkkk

Grande abraço pessoal. Bom 2016

Boa tarde galera,

Estou acampanhando a conversa de vocês sobre o sensor de corrente ACS712. Eu comprei 3 de 5A para realizar uns testes, mas descobri que eles não ler com precisão baixa Amperagem. Minha fonte é uma placa fotovoltaica que fornece 19V e 68mA e o sensor não consegui ler esta informação. Uma pena!

Abaixa está a programação que usei, para mim não deu certo, mas pode dar certo para outro.

//Variaveis para a corrente
int sensorPin = 3; // sensor 4 - corrente da placa fotovoltaica
double sensorValue = 0.000000;
double currentValue = 0.000000;
double VoltsporUnidade = 0.00485351562500;
float Sensibilidade = 0.1850;

void setup() {
Serial.begin(9600);


}
void loop() {

//aqui a leitura é mostrada entre 1 e 1024

sensorValue = analogRead(sensorPin); // le o sensor na pino analogico A3 e ajusta o valor lido ja que a saída do sensor é (1023)vcc/2 para corrente =0

Serial.print("Sensor: ");
Serial.print(sensorValue);
Serial.print(",");
sensorValue = ((sensorValue*VoltsporUnidade)-(511*VoltsporUnidade));
currentValue = ((sensorValue)/Sensibilidade);
Serial.println(currentValue,10);

delay(5000);

}

Se alguém discordar do que falei, pode dar sua opinião e se alguem souber de um sensor mais sensivel de boa precisão me indique também.

Creio que seja possível usar esse sensor, mas para isso seria necessário usar um amplificador entre o sensor e o conversor AD.

Ou então mudar a referencia interna de tensão do AD, mas mesmo assim não ficará com boa precisão sem um amplificador.

https://www.arduino.cc/en/Reference/AnalogReference

Ok Flávio, então você sugeri eu utilizar um Amplificador Operacional entre a entre o sensor e a entrada Analógica do Arduino? Qual OP você sugeri eu comprar?

Minha primeira sugestão é o LM358, mas teria que verificar a questão de ruídos.

Também o MCP602 é bom.

Qual é a faixa de corrente, que você espera medir?? 

Minha faixa de tensão é entre 60mA quando não há carga e até 1A quando houver carga.

Tiago no datasheet do ACS712 tem um exemplo para amplificar o sinal, olhe a pagina 12.

http://www.allegromicro.com/~/media/Files/Datasheets/ACS712-Datashe...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço