Amigos, bom dia/tarde/noite,

Estou desenvolvendo uma aplicação com o ATMega328P que tem por objetivo o baixo consumo de energia, drenando corrente de até 10mA (0,01 A). Vi na loja do Lab, o sensor ACS712 para realizar a medição da corrente do circuito.

Minha ideia é colocá-lo para sensorear a aplicação e ligá-lo à um Arduino para enviar essas infos pro PC.

Dúvida principal antes da compra: alguém poderia me responder se este sensor é adequado/satisfatório para baixas correntes ? Gostaria de um feedback de alguém que já tenha usado, pois no datasheet o mesmo diz que o CI é otimizado para baixas correntes.

Vlw.

Exibições: 1771

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Osvaldo o sensor ACS712 não serve para medição de baixas correntes. 

Tem modelos para 5A, 20A e 30A !

A tensão que vai medir é corrente continua ou corrente alternada ? 

Oi José, obrigado pela resposta.

Então, é corrente contínua. A aplicação rodará em 3.3V com um consumo de no máximo 10mA.

Porém, via programação, pretendo otimizar as rotinas para que o consumo seja próximo a 1mA

Oi ON, bom dia.

    Existem diversas maneiras de obter a informação da corrente que seu circuito está consumindo.

    Um exemplo, é o uso de um resistor shunt, na alimentação deste circuito.

Mas para isto é importante saber como é a alimentação deste circuito, e qual a relação

desta alimentação com a alimentação do arduino.

   O ACS712 utiliza internamente, uma pequena bobina próxima à um sensor de efeito Hall.

   Outra solução seria construir o seu próprio, "ACS712.ON", utilizando um pequeno "choque",

daqueles que você encontra na entrada de fontes chaveadas e um sensor Hall, que você

também encontra em ventiladores de processador de PC.

http://pt.aliexpress.com/item/20-10-10-20mh-toroidal-common-mode-in...

http://pcbheaven.com/scripts/imagepresent.php?filename=%2Fwikipages...

    O ideal seria você postar o esquema deste circuito, para então sugerimos ideias de como pode 

obter esta informação.

Rui

Bom dia Rui,

O circuito não é nada de complexo. É composto por um ATMega328P rodando sem cristal externo, um sensor de temperatura/umidade e uma bateria de relógio. 

Não tenho um esquemático pronto do sistema, porém fiz um diagrama de blocos sintetizando a parte de alimentação do circuito.

A ideia básica do mesmo, é ser um datalogger, que em um tempo pré determinado, ativa o microcontrolador (através de watchdog timer), que por sua vez liga o sensor de temperatura, obtém os dados, salva no uC, e o mesmo entra em modo sleep para recomeçar tudo.

Futuramente pretendo incluir uma comunicação Wifi, mas antes quero trabalhar bem o código inicial do watchdog verificando inclusive o consumo do uC.

Obviamente, caso eu consiga realizar a medição da corrente consumida pelo circuito, adicionarei componentes para minimizar o gasto de energia, como por exemplo, um regulador de baixo consumo para 1.8V, garantindo que o ATMega328P consumirá menos energia em relação à 3.3V

Minha sugestão : 

Se deseja medir o consumo somente para otimizar o gasto de energia, use um amperimtro (multimetro) . 

A corrente não fica variando tanto assim. E o consumo de 10 mA é muito pequeno para montar um circuito de precisão. É muito trabalho desnecessário. 

A principio, vou utilizar um resistor shunt mesmo. Farei a comparação com um amperímetro um pouco mais preciso, pra ver se a resistência e os cálculos estão corretos.

Como pretendo realizar a plotagem dos dados de consumo, quando o ATMega328P estiver em modo sleep e depois sensoriando, preciso de algum meio para aquisição destes dados.

De qualquer forma, sei que não me contentarei só com o resistor shunt e acabarei montando algo mais kkkkkkkkkkk quando chegar a um resultado satisfatório, postarei um material explicativo.


Vlw pela sugestão José, grande abraço e bom natal \o/

Oi ON, bom dia.

Uma correção:

Quando eu falei em aproveitar o sensor hall de um de processador de PC, eu esqueci de um pequeno

detalhe.   Estes sensores usados em "Brushless Motors",  tem na saída um "schmitt trigger" que

transforma a saída em simples 1 ou 0 (On ou Off).

O correto é usar sensor hall linear, similar ao SS495B.

Rui

Grande Rui,

Cara, acho que vou utilizar um resistor shunt mesmo, mas dei uma olhada no SS495B e o mesmo me parece muito interessante. Vou procurar algo similar e comprar um pra fazer os testes, e assim que eu conseguir algo interessante, disponibilizarei um material explicativo.

Vlw pela dica do sensor, a ajuda foi grande kkkkkkkk 
Grande abraço e bom natal \o/

Pessoal boa noite, achei um documento legal na internet sobre sensoriamento de baixas corrente DC.

10 µA-100 mA, 0.05% Error, High-Side Current Sensing

Oi ON, boa noite.

baseando no seu desenho, eu o refiz acrescentando outro atmega atuando como amperímetro.

Vale aqui lembrar que o ADC do arduino é de 10 bits, e se usar a alimentação dele como 

Vref, vai ter degraus de 3,3V/1023 = 0,003226 V, e o seu shunt deverá ter um valor de 3,22 ohms, se

quiser medir correntes na ordem de 1mA.

Este shunt causará um queda de tensão irrisória na alimentação do atmega principal.

Rui

0,003226

Boa noite Rui,

Ficou muito interessante essa nova abordagem, e com certeza irei considerá-la em meus testes.

Obrigado pela dica :)

Osvaldo o monitoramento de baixissimas correntes, não é tão simples como pensa. 

O circuito precisa ser blindado eletricamente. 

Dificilmente, ele funcionará com precisão se montar no Protoboard.

O simples fato de aproximar a sua mão do circuito, provavelmente vai alterar as medições.

Boa sorte.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço