Boa tarde senhores garagistas, tudo bom ?!?!?

Estou fazendo alguns testes com o Arduino, Rele (2 modulos) e o Sensor ACS712.

Montei o meu ambiente de teste seguindo o seguinte vídeo do nosso amigo Wagner Kuramoto https://www.youtube.com/watch?v=yyhdfMbJ-TM.

Consigo ascender e apagar a lampada tanto pelo interruptor quanto pelo arduino.

A minha dúvida está no sensor ACS712.

Quando ligo a lampada pelo interruptor, o valor que o sensor me retorna (depois da divida conversão indicada no vídeo) é variando entre 0.20 e 0.22 ... 

Se desligo o interruptor, esse valor varia entre 0.09 e 0.11 ... Até aqui sem problema e dentro do "padrão" indicado no vídeo.

O meu problema está quando eu ligo a lampada pelo arduino. O valor que o sensor me retorna salta para 0.71 e 0.75. 

Se desligo pelo arduino, ele volta para os 0.09 e 0.11.

Agora se ligo pelo arduino e desligo pelo interruptor, o valor continua entre 0.71 e 0.75 (já que o rele, continua acionado).

Gostaria de saber se algum garagista tem o mesmo ambiente e se  os resultados que estou obtendo tem lógica.

Obrigado pela opinião de todos.

Ronaldo Araujo

Exibições: 1900

Responder esta

Respostas a este tópico

Ronaldo, bom dia,

fiquei curioso com o erro.

Voce pode postar o esquema da sua ligação eletrica?

Rui 

Bom dia Rui,

hoje a noite desenho o esquema e posto aqui no forum.

Obrigado pela atenção.

Ronaldo Araujo

Olá ronaldo,

 

    Amigo,  utilizar um medidor de corrente é obviamente válido pra saber o estado de uma lampada,  mas você não acha que usar um SENSOR LDR é mais viável e muito mais barato e efetivo ?

 

    Tipo,  se vocÊ colocar um ldr praticamente colado com a lampada, a iluminação ambiente não ira inteferir tanto no resultado,  principalmente se a lampada for leitosa,   dai se o que você deseja é saber se a lampada realmente ligou ou não,  e até como tá a luminosidade dela,  um LDR vai lhe mostrar isso de forma muito mais efetiva.

Boa noite Rui ...

Segue esquema de ligação. Desculpa a simplicidade, mas foi a única forma que encontrei de mostrar essa ligação de forma um pouco mais clara.

A ligação é muito simples.

1) Liguei o neutro da energia na lampada.

2) A fase vai até o interruptor.

3) Como estou usando um interruptor paralelo, ligo as duas pontas do interruptor no meu rele.

4) A saida do meio do meu rele, ligo numa porta do ACS 712 e o outro ligo na lampada.

5) A porta Analógica 0 do Arduino faz a leitura do ACS712 e a porta Digital 3, faz o acionamento do rele.

Qualquer ajuda ou dica, será muito bem vinda, pois já estou quebrando a cabeça com esse problema à alguns dias.

********************************* XXXXXXXXXXXXXXXX *********************************

Boa noite Weider, blz ??!?

Estou fazendo testes com o LDR também e com certeza é uma opção muito interessante.

A questão é que fiquei com a pulga atrás da orelha com essa variação que está dando na leitura do meu ACS712. 

Depois que conseguir identificar o problema, vou voltar para a prancheta e verificar o custo benefício de ter o ACS712 no meu projeto ...

Abs

Ronaldo Araujo

Anexos

Oá Ronaldo,

Sua ligação esta da forma que esta no PDF que criei? Também fiz uma simulação no Proteus, veja o link por favor, poderia verificar se é isso mesmo, e também colar o código que esta usando para que possa simular aqui exatamente igual. Obrigado.

https://www.youtube.com/watch?v=AcrTCR8oG28&feature=youtu.be

Abs,

Anexos

Só para esclarecer, não desenhei o sensor propositalmente já que queria somente confirmar a instalação elétrica sem ele, toda vez que o sensor apenas esta em serie para efetuar a leitura da corrente.

Obrigado.

Abs.

Boa tarde Carlos, 

A ligação está dessa forma mesma, tanto que consigo apagar e ascender a lampada por ambas as pontas (arduino ascende / arduino apaga , arduino ascende / interruptor apaga, interruptor ascende / arduino apaga e interruptor ascende / interruptor apaga).

O problema realmente está no valor que o sensor ACS712 me retorna, qdo o arduino aciona o rele.

Assim que chegar em casa, colo o código aqui.

abs

Ronaldo Araujo

Oi RA, boa tarde.

Qual modelo do seu modulo de rele?

Experimente colocar um capacitor de +- 10uf x 16v no protoboard, entre o +5V e o Gnd da alimentação.

e procure fazer esta ligações o mais curto possível.

Depois conta se deu resultado.

Rui

Anexos

Boa noite Carlos ...

Segue código.

int sensorACS = A0; //Pino analogio em que o sensor ACS712 esta conectado

float sensorValue_aux = 0;
float sensorValue = 0;
float correnteValor = 0;
float voltsporUnidade = 0.0048828125;

#define RELE_GARAGEM1 2 // Define pino de saida para rele 1

#define On LOW
#define Off HIGH

void setup(){
   pinMode(RELE_GARAGEM1,OUTPUT);
   digitalWrite(RELE_GARAGEM1, Off);
   Serial.begin(9600);
}

String leStringSerial(){
   String conteudo = "";
   char caractere;

   while(Serial.available() > 0) {
      caractere = Serial.read();
      if (caractere != '#'){
         conteudo.concat(caractere);
      }
      delay(10);
   }

   Serial.print("Recebi: ");
   Serial.println(conteudo);

   conteudo.toUpperCase();

   return conteudo;
}

void loop(){
   char c = Serial.read();

   for(int i=500; i>0; i--) {
      sensorValue_aux = (analogRead(sensorACS) - 511);
      sensorValue += pow(sensorValue_aux,2);
   }

   sensorValue = (sqrt(sensorValue/ 500)) * voltsporUnidade;
   correnteValor = (sensorValue/66)*1000;

   Serial.print("Valor ACS712 [ ");
   Serial.print(correnteValor);
   Serial.println(" ] ");

   delay(2000);

   if (Serial.available() > 0){
      String recebido = leStringSerial();
      int iPosicao = 0;
      iPosicao = recebido.indexOf(":");
     

      if ( recebido.indexOf("GARAGEM") != -1 ) {
         if ( recebido.substring(iPosicao + 1,iPosicao + 2) == "1" ) {
            digitalWrite(RELE_GARAGEM1, On);
         }
         else {
            digitalWrite(RELE_GARAGEM1, Off);
         }
      }
   }
}

****************************** XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX *******************************************

Boa noite Rui.

Fiz o teste que vc indicou colocando o capacitor e o resultado foi o mesmo ...

Abs a todos.

Ronaldo Araujo

Bom dia RA,

voce já mediu a voltagem que chega no sensor ACS712

qdo o relé está operado para verificar se é +5V, ou se houve queda de valor?

Rui

Boa noite Rui ...

Fiz a medição, e tanto acionando pelo arduino quanto pelo interruptor, a voltagem que chega está na em 4.45v ....

 Rele que estou usando é o SRD-05VDC-SL-C 10A, tanto o simples quanto o modulo com 2 reles,

A unica peca que ainda não troquei pra testar é o ACS 712, pois não tenho outra,

Abs

Ronaldo Araujo

Se a intenção é medir o status, qual a diferença de ser 0.20 ou 0.71? Qualquer valor acima de 0.11 ela estará ligada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço