Prezados,

Eu gostaria de saber se é possível no ScadaBR a captura de dados de sensores com barramento i2c.

Por exemplo:

Como mostrar as informações de um sensor bússola (Hmc 6353) arduino no ScadaBR?  Pois, para o funcionamento deste sensor no Arduino Uno, é utilizado os Pinos A4 e A5 (SCL e SDA) com i2c.

É possível configurar o ScadaBR para capturar as informações de uma variável no Sketch Arduíno, isso, sem relacionar o Data Point a algum pino da placa Arduíno?

Verifiquei vários exemplos com a leitura individual de pinos de entrada do Arduino. Agora, e para o caso de sensores que utilizam o barramento i2c, não achei material de apoio.

Alguém pode me ajudar?

Em anexo, segue a ligação do sensor (hmc6352  + Arduíno) e o seu Sketch.

Abraços a todos e um ótimo Ano de 2014.

Auro J C Correia

Exibições: 1066

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá  Auro,

É bem simples fazer isso, basta criar um registro  dentro da lista ENUM {} no sketch do arduino slave modbus (veja o sketch do ANEXO IV do manual do kit RS485 no link abaixo), depois é só ler o sensor e salvar o valor no registro que foi criado. No ScadaBR, deve-se criar o data point correspondente, use como referência os ajustes usados para entradas analógicas. O link abaixo é para o manual do kit RS485 vendido na loja do lab de garagem, e tem um tutorial que pode ajudar. O procedimento acima serve para leitura de qualquer tipo de sensor.

link do manual do kit RS485

kit RS485

Abraço. 

Olá Wiechert,

Muito obrigado por suas dicas valiosas, estudarei passo a passo as instruções do "Manual do Kit RS485" e na sequência farei as devidas adaptações para o meu projeto.

Grande Abraço.

Olá Wiechert.

Segui os passos do manual do Kit485 e consegui desenvolver boa parte do projeto.

Estou com um pequeno problema pra resolver: Tenho duas placas Arduino j´s funcionando em conjunto com sensores. Efetuei a configuração de cada uma delas no ScadaBR sem problemas, porém, não estou conseguindo configurá-las para funcionar simultaneamente com o ScadaBR, ou seja, quando ligo as duas via USB, uma delas para de funcionar.

Estou enviando em anexo algumas figuras das configurações que efetuei. 

Por favor, peço sua ajuda para resolução do problema. Acredito que seja uma simples configuração.

Abraços,

Auro

Anexos
Olá Auro,
Para isso você precisa ligar uma rede RS485 que é uma rede multiponto, podendo ligar até 31 escravos. A conexão usb é ponto a ponto, por isso que não funciona os dois ao mesmo tempo.
Ainda tem mais um detalhe, todos os datapoints devem estar no mesmo datasource.
Abraço.

Wiechert,

Segue o descritivo parcial do projeto em relação a última etapa para solução. Desde já, grato por sua ajuda!

 

 

PINOS QUE ESTOU UTILIZANDO NAS PLACAS ARDUINOS

 

ARDUINO 1  COM O SENSOR BÚSSOLA HMC6352

Pinos Digitais utilizados: 2, 3, 4, 5, 6, 11, 12

Pinos Analógicos utilizados: A0, A1, A4, A5

 

ARDUINO 2  COM O SENSOR ADXL345

Pinos Digitais utilizados: 2, 3, 4, 5, 6, 11, 12

Pinos Analógicos utilizados: A0, A1, A4, A5

 

 

A primeira placa ( ARDUINO 1) tem um sensor magnetômetro HMC6352 nos pinos A4 e A5 (i2c), os pinos "2, 3, 4, 5, 6, 11, 12" usados para o Display 16x2,

os pinos A0 e A1 sendo utilizados como função de voltímetros.

 

A segunda placa (ARDUINO 2) tem um sensor acelerômetro ADXL345 nos pinos A4 e A5 (i2c), os pinos "2, 3, 4, 5, 6, 11, 12" usados para o Display 16x2, e os pinos A0 e A1 também utilizados para manipulação de níveis de tensão.

 

Agora, existe alguma alternativa para utilização da rede 485 sem o comprometimento dos pinos das duas placas Arduino utilizadas no projeto? O u seja, sem a necessidade de adquirir uma terceira placa Arduino?

 

Pois, conforme dito eu já fiz funcionar as duas placas com todos os seus sensores.

O Supervisório no ScadaBr também já funcionando individualmente com a manipulação de todos os dados dos sensores, isso, através da conexão USB.

Entretanto, faltando uma solução para reunir todas essas informações para serem mostradas juntas no ScadaBR.

 

 

Abraço,

Auro J C Correia

Auro,

O shield RS485 da loja do laboratório de garagem usa os pinos 0 e 1 para comunicação RX/TX e o pino 6 para controle de transmissão, se for usar o shield você teria de reservar estes pinos para o shield e remanejar o pino 6 que está ligado no LCD por outro pino que não esteja sendo usado, liberando o pino 6 para o shield RS485, isso é fácil. Não vejo nenhuma necessidade de uma terceira placa arduino. 

Como escrevi anteriormente, você terá que colocar todos os escravos em um único data source que seria a porta COM criada pelo conversor USB/RS485.

O vídeo abaixo mostra uma rede RS485 com três escravos.

Este vídeo mostra a configuração da rede e do SCADABR feita para o protótipo do kit RS485:

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço