Repositório de bibliotecas e de documentação

Pessoal, boa tarde.

Durante esta minhas andanças pelos caminhos do arduino, tenho deparado quase todo dia

com necessidade de novas bibliotecas.

O que vou sugerir pode ser que já exista, e caso  exista por favor, fico grato se me indicarem o caminho das pedras.

Caso ainda não exista, pensei em criarmos ou aqui, ou mesmo fora, um repositório de todas estas bibliotecas que vamos encontrado a net.

Também sinto dificuldade de saber quais, e como usar os comandos destas bibliotecas.

Este fim de semana estava analisando um código de controle de velocidade de servomotor, e me deparei com esta dificuldade.

A biblioteca era: "VarSpeedServo.h";

e o comando era : "Servos1.slowmove(ServoPos,ServoVel)".

Tive muita dificuldade de encontrar a sintax correta para usá-lo.

Então a minha sugestão é de incrementar este repositório com documentos de referencia da biblioteca.  Um processo similar ao  Wikipedia, onde teríamos os comandos, as  sintaxes e exemplos dos mesmos.

O meu conhecimento de HTML e internet em geral não suporta a desenvolver um site ou blog assim, mas caso minha idéia  faça sentido,  conto com alguém aqui do LG para faze-lo.

O que vocês acham?

 

Rui

Exibições: 1009

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Rui,

Muito boa ideia, eu também compartilho sua opinião, é verdade, quase sempre temos que sair correndo atrás de bibliotecas, e como esta comunidade esta funcionando muito bem, porque todos colaboram com muita disposição, creio que não seria nada complicado se todos fizermos nossa contribuição, vamos aguardar mais colegas se pronunciarem e lermos a opinião de todos, da minha parte me coloco a disposição.

Abs.

Pode contar comigo.

Será que poderíamos usar um Google Drive da vida para fazer isso?

Abs.

Bom dia a todos, 

Algém já usou este :  wiki software?

Será que daria certo as  nossas bibliotecas aqui?

Pessoal, encontrei este link : http://www.arduino.cc/en/Reference/Libraries

Tem algumas e alguns exemplos. 

Rui

O Github é muito bom e é de graça.

É só criar um usuário.

https://github.com/

O que é gosto nele, é que você consegue baixar um repositório completo através de somente um arquivo zipado. Isso facilita bastante !

O Google drive não tem isso. 

Olá Rui.

Pelo jeito, o melhor lugar é no link da biblioteca do arduino que você postou.

Porém, poucos saberão seguir o padrão mencionado e poderão precisar de ajuda ou acabarão desistindo de postar.

De qualquer forma, estamos aqui para ajudar, quem sabe nós brasileiros não acabaríamos contribuindo com muitas bibliotecas e assim ficando conhecidos lá fora.

Eu já usei Wiki Software e outros frameworks semelhantes. Não é difícil porém precisa arranjar um lugar pra hostear o site de graça.

Eu adoro o Google Apps, a sugestão do Carlos Kwiek é interessante também mas tem que determinar as regras para não bagunçar.

Agora, o Google Apps é pago, apesar de ser barato, mas tudo que tentarmos fazer bem feito será trabalhoso ou custará algum dinheiro.

Se quizer, posso tentar formatar um Google site e mostrar pra vocês.

O Github mencionado pelo Murta é outra opção interessante porém a pessoa que for postar terá que saber fazer todo o texto em html, e terá que seguir a formatação deles e também terá que instalar as ferramentas deles.

Qualquer que for o caminho, tem as vantagens e desvantagens. Eu posso contribuir um pouco pois conheço um pouco de cada opção. Só não tenho muito tempo disponível.

Grande abraço,

  'Eiju

Que tal este link?

http://blog.arduino.cc/submit-your-project/

Abraços,

  'Eiju

Legal, mas vai ter que ser em inglês . 

Vou colocar o que penso sobre a idéia do Rui. Até entendo sobre a grande dificuldade que é sair catando na net as bibliotecas apropriadas. Mas não vejo muita vantagem em tentar centralizar as bibliotecas num único local (repositório) com o intuito de facilitar as coisas. Explico por que:

imagine que determinada biblioteca XYZ.h é feita pelo autor FULANO. Pode ser que ele tenha preferido usar o Github pra compartilhar seu feito e atualizações. Mas pode ser que ele tenha preferido usar o google, ou usar o blog, ou usar qualquer outra forma.

Se vocês pretendem "espelhar" o trabalho dele num site próprio, dá pra espelhar. Basta que alguém com tempo disponível fique de tempos em tempos verificando se o autor FULANO fez upgrade ou não na biblioteca XYZ.h e caso tenha feito upgrade, atualizar também no site centralizador. E se o autor FULANO mudar algum comando para chamar recursos da biblioteca, tais comandos também precisam ser atualizados no site centralizador.

Fazer isso com poucas bibliotecas até é fácil. Mas concordam que a quantidade de bibliotecas disponíveis vão crescendo com o tempo? Imagine que logo serão 100 bibliotecas, depois 500 bibliotecas, depois 1000 bibliotecas, depois 10mil e assim vai. Quem é que vai monitorar se o autor fez upgrade e quem é que vai atualizar pro site centralizador ter sempre a versão mais recente disponível?

Se fizer meia-boca, se tiver bibliotecas desatualizadas, se tiver instruções de uso obsoletas, se falhar vai causar desinteresse. O pessoal simplesmente vai usar o site centralizador de bibliotecas como se fosse um índice (indexador), ou seja, vai usar o site pra descobrir onde estão os arquivos do autor FULANO e vão buscar a biblioteca e instruções diretamente na fonte.

Portanto, acho até válido criar o site para ser um indexador, isto é, para apontar pra onde o usuário deverá ir, apontar onde buscar a biblioteca original. Espelhar a biblioteca pra funcionar como repositório vai dar trabalho demais e ainda corre o risco de ficar meia-boca.

Muito apropriado,

Essa é a ideia acho, ver todas as opiniões, creio que o caminho mais correto até agora é o que você propõem.

Abs.

Imhugo, boa tarde.

Li seu comentário e fiquei pensando sobre ele.

Depois lembrei da evolução da informática e pensei.  Window 3.0  para Windows 8

Telefone celular de 1990 de telefone celular de 2015.

Aí lembrei de um Gerente meu na IBM que sempre me disse:

Rui "O ótimo é inimigo do bom".

E se fizermos um tentativa e falhar?

Tantos já fizeram e falharam, mas tantos tiveram sucesso.

Um dia vi a frase:  "Ele não sabia que era impossivel, foi lá e fez"

Que que voce acha.

Rui

Eu não acho que seja impossível fazer não, Rui. É possível sim. Aliás, é relativamente fácil fazer. Fazer é uma coisa. Manter é outra coisa.

O problema é manter atualizado. Veja aqui mesmo no labdegaragem quantos tutoriais existem. Tem muitos! E infelizmente alguns não funcionam nas IDE´s mais novas, pois na época em que tais tutoriais foram feitos, usava-se bibliotecas apropriadas para as IDE´s daquela época. Se tentarmos rodar numa IDE mais recente, há chances de dar pau.

Então o que deveria ser feito? O tutorial deveria sofrer revisão, tanto para corrigir o sketch quanto pra fazer uso de alguma biblioteca atualizada. E por que não foi feito isso ainda? Porque o autor do tutorial não está sabendo que o tutorial não funciona mais, ou porque o autor do tutorial não está interessado em atualizar (ou está sem tempo), ou porque a biblioteca parou no tempo (o autor não faz mais upgrade) ou porque sei la que mais.

É pensando nesse tipo de obsolência que eu me refiro. É trabalhoso demais fazer da maneira como vc está propondo, isto é, manter um repositório de bibliotecas e além disso também uma documentamentação de como usar. Nesse caso, não estou sugerindo fazer o ótimo não. O problema é que corre-se o risco de nem ao menos ficar bom. Quando o site ficar repleto de bibliotecas, ficará terrível manter tudo atualizado. E se estiver desatualizado, ficará desinteressante pro usuário.

Mas enfim, eu tenho essa mania feia de pensar lá na frente, imaginando cenários diversos como por exemplo: poucas bibliotecas, quantidade média de bibliotecas, enorme quantidade de bibliotecas. E penso em como é que fica a exigência de dedicação na ocorrência de cada um dos cenários. Às vezes nos deparamos com pessoas otimistas ao extremo que esquecem-se de avaliar um cenário cabuloso. E às vezes nos deparamos com pessoas pessimistas ao extremo que enxergam tantos empecilhos que nos levam a ficar congelados com medo de agir. Tento não pender nem pra um lado nem pra outro. Tento avaliar cuidadosamente cada um dos cenários e tento estabelecer um percentual de chance de ocorrência de cada um dos cenários.

Eu não sei quantas bibliotecas existem. Existem 50? Existem 100? Vocês dão conta de manter tudo atualizado? Pensem que a autorização para executar alterações (administrar) não pode ser para muitas pessoas, senão vira bagunça.

Se vcs acharem que darão conta de lidar com o volume de atualizações que porventura surgirem, vão em frente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço