Gostaria de realizar um projeto de bombas de recalque mais não sei como iniciar .

São duas bombas tocando água de um reservatório inferior para um superior , usando um sensor ultra sônico para controlar o nível das caixas , comutando as bombas cada vez que o sensor pedir água entra uma bomba diferente: ex caixa esvazia entra bomba 1 , caixa esvazia de novo entra bomba 2 e assim sucessivamente    

Exibições: 641

Responder esta

Respostas a este tópico

Ediberto,

Não entendí bem o que você quis dizer com bomba 1 e bomba 2. Seria a bomba 1 para recalcar para o tanque inferior e a bomba 2 para o superior ?

De qualquer forma, você precisa definir set point´s na leitura do ultrasônico para nível alto (desliga bomba), nível baixo (liga bomba) e talvez nível muito baixo (soa alarme). Um monitoramento do tempo de enchimento do tanque (tempo de bomba ligada) talvez seja interessante (para outro alarme) pois pode indicar que a vazão de enchimento é menor ou igual à de consumo (vazão de saída do tanque).

Para acionamento das bombas você provavelmente deverá precisar utilizar relês, aí precisa verificar se a bomba é monofásica, bifásica ou trifásica.

Deve tomar cuidado também com umidade e o ultrasônico, além de um bom ajuste prévio (comissionamento) deste, como p. ex. para onde apontá-lo, qual  o raio de abrangência dele versus a profundidade do tanque (você pode medir as paredes e não a água). Você pode precisar de um sensor com ângulo de medição mais fechado que os normalmente utilizados em robótica.

São duas bombas na caixa inferior 

Entendí.

Bem a lógica seria a mesma, apenas que você precisa de duas saidas à relê, uma para cada bomba e ter uma variável que controle qual bomba foi utilizado por último e no acionamento seguinte utilize a outra bomba.

Numa situação simples, uma variável booleana resolve isso, tipo false = bomba 1; true = bomba 2.

kra a comutação é simples basta criar uma variável que guardará a bomba em ação, alterna-la a cada desligamento, e realizar o acionamento em função desta variável..

quanto ao sensor caso fique muito complicado com o ultrasom, conforme citado pelo Wilmar, e se sua caixa não for de alvenaria, você pode optar por sensores com boia tipo on-off na parede da caixa. o problema neste caso é que seu setpoint será fixo.

outra alternativa que já vi também, é usar uma dessas boias com haste e conectá-la a um potenciômetro (se não me engano este é o principio utilizado nas boias de tanque de combustível de automóvel) desta forma você teria uma medição "analógica"

talvez você consiga até mesmo usar uma boia de carro, e apenas aumentar o tamanho da haste, desta forma o sistema de leitura (potenciômetro) já estará protegido contra oxidação.

vc tem um exemplo ai para me enviar?

Tem como eu monitorar a temperatura da bomba com lm35 , e apos 40°C ela ativar um rele de 12V , que fara com que o sistema desligue para não aquecer a bomba ?

Tem sim, basta vc criar a rotina do LM e colocar toda sua rotina em algo desse tipo

if (t<40)

  {sua rotina}

else

  {desliga bomba)

obrigado pela dica

Não to conseguindo fazer a logica de comutação das bombas tem alguém com um exemplo ai para me enviar 

acho que alguma coisa neste formato resolveria a comutação das bombas

int BombaPin[2] = {6,7}

int BombaSel = 0

se (nivel inferior = 0){

  digitalWrite(BombaPin[BombaSel], HIGH)

}

se(nivel superior == 1 && "bomba lidada"){

  digitalWrite(BombaPin[BombaSel], LOW)

  se(BombaSel == 0) BombaSel = 1;

  senão BombaSel = 0;

}

 

obrigado pela dica 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço