Amigos

Preciso de um help, por favor, sobre proteção de código do projeto:

Se eu entregar meu projeto (circuito com Arduino) gravado pela própria IDE do Arduino, pro cliente é possível ler ele num gravador ?

Se for possível, como eu poderia bloquear ou, se usando um gravador qual seria que tenho que usar ?

obrigado

Ah, antes que esqueça: é com Arduino UNO

obrigado,

marcelo

Exibições: 5434

Responder esta

Respostas a este tópico

Você pode até utilizar o código (IDE arduino), mais tem que deixar o fonte livre, só pode-se cobrar pelo trabalho.

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

  1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License  

era o que eu imaginava

Já considerou em "dar" o projeto para ele e cobrar pela manutenção que normalmente tu teria que fazer "gratuitamente"? Faça um contrato "vendendo" o suporte ao projeto (instalação, correções, atualizações, etc...) durante um período determinado (1 ano por exemplo).

Acredito que essa técnica pode ser mais vantajosa para você.

Isto até funciona em algumas situações mas, imagine:

fiz um controlador de máquina pra ele, então:

-  muito bem feito, não teve correções e se tiverem não seria correto eu cobrar pra atualizar.

- atualização é da vontade do cliente e quando se fala em pagar pra atualizar todo mundo fica com o que tem, vide além outros exemplos, o do Windows Xp

- não faço instalações só projetos

Profissionalmente não é o meu caso, mas gostaria de entender qual a relação direta entre o Arduino e a GNU_General_Public_License ?

O Arduino é um hardware livre, onde qualquer um pode entende-lo e fazer outro a seu modo, ja que o projeto esta aberto a quem quiser copiar (existem algumas questões legais para isso).

Agora, ja vi que existem empresas que criam um produto que nada mais é do que um shield para o Arduino, e um software para fazer a coisa toda funcioar, muitos usam a propria IDE ou outro ambiente para desenvolver uma programação, mas não necessariamente disponibilizam o hardware e muito menos o software para os compradores de seus produtos e claro que não devem ter sido obrigados a faze-lo, seja por parte de um cliente, seja legalmente.

Penso que vc ate pode abrir seu projeto, agora não esta necessariamente obrigado a faze-lo, assim como é com o Linux, por exemplo.

Alguem sabe dessa obrigatoriedade ?

Acredito que se o amigo criou um software usando a IDE do Arduino, ele não esta necessariamente obrigado a dar os fontes de graça para seu cliente, e cobrar apenas por serviço ou atualizações, é isso ?

[]´s

Jota

"Acho"

que teria de desenvolver um código que verificasse a identificação do CI, e ou de um CI adicional anexado ao projeto, para dar esta identificação, e caso esta identificação mudar por exemplo para um novo CI o código fonte do programa não funcionaria devido a substituição do CI de identificação. . .

quem efetuar a engenharia reversa seja qual for o método, não terá acesso ao fonte logo não poderia mudar a identificação do CI com esta finalidade.

No seu caso como possui o fonte pode efetuar a alteração da chave do CI de identificação quantas vezes fosse necessário.

Proteção infalível = não

mas já dificulta bastante em ter seu código ou chips copiados por aí . . .

ou seja a sugestão é adicionar segurança tanto por software quanto por hardware.

---

o metodo de segurança mais econômico que já observei em diversos fabricantes incluindo os de maquina de lavar

é apagar o nome dos CI ( lixando ) sua superficie

----

Amigo.Sabemos que o Arduino (Hardware) usa como o MCU um AVR que pode ser bloqueado via programação dos fuses bits.Porem deve se estudar a forma em que os fuses podem sem manipulados via Software (neste caso,a IDE do  Arduino).

Estude no datasheet do AVR qual registrador deve ser manipulado.

Fuse bits, já são chamados desta maneira porque não são "queimados"(Fuse de fusível) via o próprio firmware que roda nele, então nem perca tempo estudando o datasheet procurando uma maneira de fazer isto pois, se tiver, somente via gravador mesmo,

Alias, usando via gravador era minha pergunta original, voltamos ao começo.

Tem uma discussão sobre os fuses e os lock bits.Tem um link para um Aplication Note

Quem sabe se no datasheet ensina como "queimar" ao escrever um byte para o registrador Certo ?

https://groups.google.com/forum/#!topic/arduino-brasilia/r83QuWeVcnE

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço