Galera,

Reservamos esse tópico para discussão do Projeto ROV, um veículo submarino operado remotamente. Esse projeto está sendo realizado aqui no Espaco Lab de Garagem, e está aberto a quem tiver interesse, mesmo que estiver em cidades mais distantes.

As discussões serão feitas aqui, e os detalhes do projeto estão no wiki do LdG http://www.labdegaragem.com.br/wiki que pode ser acessado por todos. Para editar a página precisa se cadastrar no wiki.

Participem!

Exibições: 7718

Responder esta

Respostas a este tópico

Marcelo

 

Ótima ideia, ficou muito legal ...

Já encomendei uns imas quadrados de 5x5x4 mm que acho que fica melhor, tenho mais alguns desses pequenos em casa, provavelmente na quarta feira passo por ai.

 

Abraços

Marcelo Rodrigues disse:

Bruno,

 

Atualizei o wiki (só falta as fotos).

Cara, a gente vacilou na hora de colocar a cera no canal do eixo, se passarmos uma camada bem fina daquele óleo singer, a cera não vai aderir tanto ao eixo, que vai ficar mais solto.

Te passei um video com um teste daquela ideia de acoplamento magnético. Acho que funciona e dá para fazer tudo em resina. Vamos precisar apenas de um eixo em alumínio ou inox para a hélice.

Depois me passa o dia que você pode vir nessa semana.

 

Abraço!

Prezados,

Desculpe a intrusão, porém apenas como sugestão, apresenta abaixo minha idéia para o eixo do motor:
Construir um tubo telescópico metálico, de dimensão maior que a espessura do eixo, embuchar com naylon reduzindo a pressão da água, depois lacrar com um selo mecânico. Acredito ser o suficiente para reter a pressão e impedir vazamentos.

Ronaldo,

 

Essa vedação deve ser suficiente para manter a água fora do motor, mas deve ficar "solta" o suficiente para não criar atrito demais no eixo e permitir que motor o vire com certa facilidade.

Não entendi direito a sua solução. Seria um tubo envolto em uma bucha de nylon? A vedação seria feita com um selo mecânico. Como você imaginou esse selo?

 

Abraço!

Prezado,
A principio indiquei a utilização de nylon, porém praticamente todas as embarcações modernas utilização embuchamento do eixo com neoprene. Solicito retificar minha informação inicial.
Vou fazer um desenho, tipo croqui e mando para vc. Meu e-mail é roneturbo@gmail.com, mim manda um seu endereço que respondo assim que possível.
Ronaldo Valeriano

mesmo que não usem o eixo magnético quero ver isso evoluindo hehe

(to ajudando aqui em casa então só passo ai mais tarde)

Galera,

 

Grandes novidades!!! Fizemos importantes avanços na questão de vedação dos eixos dos motores. A melhor solução que encontramos (e que funcionou) para vedarmos os eixos é... eliminá-los!!!

Sim, utilizamos um acoplamento magnético. O motor roda na caixa estanque girando um cilíndro com ímãs bem próximos à parede da caixa estanque. A hélice também possui ímãs e gira livremente do lado de fora. A proximidade dos ímãs da hélice com os ímãs do cilíndro ligado ao motor, gera a força e torque necessário para o acoplamento, eliminando completamente a necessidade de vedação. Vejam os vídeos:



É isso ai Marcelo, tivemos um grande passo hoje...

 

Vamos cozinhar esse bixo essa semana.....rs

 

Abraços

       Esta do acoplamento magnético foi fantástico.

Ronaldo,

 

Valeu! batemos muito a cabeça até chegar nessa solução. Hehehe...

 

Bruno,

 

Precisamos continuar esse troço, que agora desatolou.

Você sabe quando virá nessa semana? Vamos partir para o corpo do motor em alumínio? Podemos preparar as bases para quando os ímãs chegarem.

 

Abraço!

 

 

Amigos boa tarde.

Meu nome é Carlos e sou novo por aqui mas, conheço o LdG há algum tempo.

 

Atuo como piloto do ROV em embarcações de pesquisa e exploração de petróleo e também (quando sobra tempo) estou desenvolvendo um pequeno ROV para uns 50msw diferente do que trabalho que vai até a 4000msw.

 

Vejo que os amigos evoluiram muito (até mais que eu) e espero colaborar com algo quando os amigos precisarem...

--

Att.

Carlos Assis

Piloto de ROV

Technip Brasil

Ocean Baroness - Em casa (até 01/02/2011)

Seja bem vindo Carlos

 

Toda forma de colaboração é muito bem vinda....

 

A parte mais crítica do projeto, que é a isolação para o motor, conseguimos resolver, estamos aguardando alguns imãs chegarem para montar um conjunto com mais torque.

 

Eu sempre quis saber como são os controles de um equipamento de mercado, quais são as variáveis que podem ser controladas, você teria um manual de operação de algum equipamento, que possa compartilhar com o pessoal ?

 

Eu fiz os controles do rov, imaginando  que poderia acontecer lá embaixo, mas seria interessante saber o que já funciona.

 

Abraços.

 

Bruno

Carlos,

Muito bacana! Por que na próxima reunião do ROV você não faz uma video conferência conosco? Podemos te mostrar o andamento da coisa e você pode falar mais do seu trabalho. Como você está no Rio, fica mais difícil um encontro presencial, mas via Video Chat aqui da rede mesmo, a gente pode conversar e desenvolver muita coisa juntos.

Abraço!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço