Projeto - Automação sistema de irrigação e Datalogger.

Boa noite pessoal,

Sou iniciante em arduino e estou fazendo este post aqui para apresentar um projeto que estou tentenado desenvolver.

Objetivo do projeto: Desenvolver um protótipo automatizado para estudo de cultivo indoor com iluminação artificial.

Segue desenho... (Bem mau feito eu sei... rsrsrs)

Resumo do projeto: Estufa de com dimensões de 1,50m x 2,0m com iluminação artificial (LED).

Sensores: Temp. e umidade do ar (DHT22), Sensor de umidade do solo com módulo.

Automação: 2x Solenódes, 1x Bomba, 4x luminárias LED, 1x Arduino UNO, 1x Módulo Rele 8 canais, 1x modulo RTC DS1307, 1x Módulo SD Card, 1x Oled i2c 128x64... Acho que é só isso. kkkkk

Tudo já está ligado e funcionando, falta a lógica.

Resumo da automação:

1 - Todos os Led´s ligam as 5:00am e desligam 20:00pm todos os dias.

2 - Uma vez por dia as 9:00am a solenoide 2 liga e depois de 5s a bomba liga.

    Ficam ligadas por 3min e depois desliga a bomba e depois de 5s a solenoide.

    Depois de 10s a solenoide 1 liga e depois de 5s a bomba liga.

    Ficam ligadas por 1min e depois desliga a bomba e depois de 5s a solenoide 1.

3 - Medidor de umidade do solo coleta os dados a cada 30min quando estiver secando a terra (<300) ele aciona o solenoide 1 liga e depois de 5s a bomba liga.

    Ficam ligadas por 1min e depois desliga a bomba e depois de 5s a solenoide1.

    Medidor de umidade do solo coleta os dados e quando estiver secando a terra ele aciona o

solenoide 1 do contrário continua.

4 - Datalogger imprime os dados de umidade do solo, do ar e a temperatura (dht22) e salva num SD e apresenta num Oled i2c 128x64 para a verificação. (O que deve aparecer no Display - Temp. e umidade do ar. Umidade do solo, data e hora).

Acho que é só isso... Rsrsrs

A onde estou...

Estou tentando modificar este skatch em anexo para o que eu preciso, mas estou tendo muitos problemas, pois sou iniciante em arduino.

Quem puder me ajudar ficarei grato.

Felipe Mendes

Exibições: 4875

Responder esta

Respostas a este tópico

Ok, obrigado pelo esclarecimento !

Rsrsrsrsrs blz....

Oi FM, bom dia.

E aí funcionou?

Rui

Fala Rui,

Funcionou, consegui gravar no SD, porém os acionamentos do final do 74hc595 não estão funcionando.

Eles não acionam nos horários definidos.

A parte do programa que indica // Início automação não está funcionando.

Ex: No // iluminação LIGA

if (rtc.getTimeStr(FORMAT_SHORT)=="5:00"){

registrador (0b11110000);

}

O que eu quero com isso, que qnd chegar as 5:00 ele mande o bit pro shift register 74hc595 e acenda as 4 luminárias, mas não tá funcionando.

Oi Felipe,

Pode dizer que biblioteca esta usando e versão da IDE, não sei porque mas seu código que baixei de um txt aqui mesmo, logo de cara da um erro em todas as declarações do DS1307, como não tenho muito tempo para pesquisar se pude indicar biblioteca e versão IDE.... , ou talvez o txt que baixei com o código não seja o correto?

Abraço.

Fala Carlos, blz?

A IDE é 1.6.5 e a biblioteca do DS1307 é http://www.rinkydinkelectronics.com/library.php?id=34

E o último programa está em anexo.

Vlw Carlos pela força.

Fala pessoal,

Segue meu programa 1.3, ainda falta o Oled display.

De volta a mesa de projetos... rsrsrs

 http://pastebin.com/j4giJr6w

Vlw pessoal.

Fala pessoal,

Segue algumas fotos.

Parabéns pelo trabalho! 

Quais e quantas são as faixas de frequência dos leds?

Você desistiu de usar o hc595? Estou fazendo uns testes com umas plaquinhas com o hC595.. estou usando da seguinte forma!

digitalWrite(latchPin, LOW);
shiftOut(dataPin, clockPin, MSBFIRST, (variavel));
digitalWrite(latchPin, HIGH);

digitalWrite(dataPin, LOW);

digitalWrite(latchPin, LOW);

https://www.youtube.com/watch?v=xqIRnw-HG8A

No caso do vídeo estou usando duas plaquinhas em serie então o código...


void loop() {  j++;
  if (j>15) j=0;
digitalWrite(latchPin, LOW);
shiftOut(dataPin, clockPin, MSBFIRST, (tabela[j] >> 8));
shiftOut(dataPin, clockPin, MSBFIRST, tabela[j]);
digitalWrite(latchPin, HIGH);
digitalWrite(dataPin, LOW);
digitalWrite(latchPin, LOW);
delay(5);
}

Fala Alexandre ,

São 12 luminária de leds de 30W, 110V e 60hz.

Eu desisti por dois motivos:

1 - Este cara (HC595) ele tinha a função de controlar um shield relê de 8 canais. Antes de instalar ele no shield fiz os testes com leds e acionaram direito, porém quando conectei no shield ele ficou loko e começou a acionar as portas aleatóriamente.

2 - Eu estava usando um arduino UNO, mas como eu começei a usar muitas bibliotecas ele já não suportava (não tinha memória suficiente) daí comprei um MEGA.

Por estes dois motivos eu desisti de usar o HC595, mas estou tentando em outro projeto, muito obrigado pela dica do sketch.

Abç

Felipe Mendes

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço