Olá, boa tarde. Meu grupo e eu estamos desenvolvendo um projeto que simula a tecnologia usada no futebol. A tecnologia consiste em:

4 sensores distribuídos na trave;

1 chip codificado com os sensores dentro da bola.

 Ela é usada na identificação de "gols fantasmas" que, por meio dos sensores na trave, captam o chip na bola quando a mesma ultrapassa a linha do gol e enviam uma mensagem para o relógio do juiz avisando que foi gol.

 Pesquisamos acerca de medidas que nos ajudassem a recriar esta tecnologia. Em uma de nossas pesquisas encontramos uma tecnologia chamada RFID(identificação por rádio frequência), que foi uma das mais parecidas com a presente no futebol.

Tivemos a ideia de de simular um igual, usando a tecnologia RFID.

Precisamos do seguinte:

Fazer uma trave caseira que detecte a bola quando a mesma ultrapassar a linha do gol, avisando em um LCD a mensagem de "Gol".

Nos ajudem, estamos com dificuldade em que sensor e chip usarmos e como programá-los.

Obrigada desde já.

Exibições: 476

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi NZS, boa tarde.

Realmente, para uso como protótipo, um RFID básico deverá atender sua necessidade.

Aqui no LdG, tem vários tópicos sobre o uso da tecnologia RFID.

Rui

Olá,

Suponho que esteja pensando na precisão de no máximo 1 cm para considerar que a bola estaria atravessando o plano da trave. RFID comum não teria esta precisão por alguns motivos: não foi feito para enviar sua posição para os sensores; a latência para a detecção e o envio da informação é grande.

Porém, existem dispositivos RFID mais caros que poderiam funcionar.

Também creio que o arduino sozinho não tenha a capacidade de processar as informações tão rápido suficiente para processar os 4 sinais em tempo real, podendo não ser capaz de detectar a bola passando a 120 km/h.

Contudo, a titulo de protótipo, uma simulação com menor velocidade e precisão poderia provar a teoria.

Eu também poderia sugerir que a bola envie pulsos de ultrassom ou de luz, invisível ou inaudível por humanos mas perfeitamente detectável por sensores de ultrassom e infra-vermelho ou lazer que ao detectarem o pulso, calculem a distancia entre eles e por interpolação saberão exatamente onde a bola está.

Acho que seu projeto é muito interessante e te desejo muita sorte.

  'Eiju

Natalia,

    Não quero lhe desestimular, mas o que você deseja, é muuuuito complexo, prova disso é que a entidade FIFA, com todo o seu poder de Bilhõe$ de dolares a disposição, vive se matando atras de uma tecnologia aceitável, já tendo até onde eu sei testado algumas.

    Olha, como o Eiju citou até onde eu saiba o RFID que normalmente temos acesso não tem esse grau de precisão tão grande,  Isso sem falar que normalente até onde eu sei os receptores rfid são para pequenas distancias,  você teria que trabalhar com calculos de bobinas direcionais pra a captação ser exclusivamente para área interna do gol,  senão,  a bola passando por fora proxima a trave, seria captada tambem.

     Até onde eu possa pensar os impecilhos são:

- Você não pode fazer grandes alterações na bola, pois a mesma tem questões de peso, e dinâmica,  logo, uma solução que seria possível como colocar uma malha leve metalica dentro da bola seria a grande solução, pois bastava colocar uma bobina em volta da trave gerando um campo magnetico, e funcionaria com o mesmo principio dos medidores de velocidade veiculares,   pooooorem,  você não pode fazer isso,  a fica não deixaria alguem criar uma bola que tivesse uma malha metalica dentro.

-  Questões como sensores de distancia,  de movimento,  de cor etc. etc. etc.  esbaram no fato que eles captariam não só a bola,  mas goleiros, jogadores, etc.  dai tudo que é sensor que possa pensar não funcionaria.

-  Colocação de um radio como o RFM69 e medir a potencia em relação a um modulo receptor (se não me engano o nome é ack) tambem tem a questão da velocidade baixa de resposta.

   Resumindo.... NÃO SEI...  realmente essa eu passo...  até a fifa vai utilizar uma tecnologia onde são diversas cameras jogando em um programa grafico que mesmo tenha gente na frente, ao menos uma delas ira ver,  fora isso,  realmente não sei.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço