Primeiro Projeto - Automação Residencial - Luzes + Controle Por IR + Alarmes + LCD

Apresentação

Meu nome é Leandro, tenho 26 anos e sou formado em Ciência da Computação e meu colégio técnico foi de Elétrica (SENAI).

Conheci o Arduino por acaso e resolvi comprar um da China, pela ansiedade em testá-lo acabei comprando um aqui no BR  =D. Nesses poucos dias li bastante sobre o assunto, mais na verdade estou iniciando nesse meio. Acoplei o Ethernet Shield nele e fiz aqueles projetos básicos (Ligar/piscar o LED via WEB e consegui controlá-lo via ANDROID com o uso do APP DomoticHome).

A minha intenção é criar um projeto para nova casa que vou mudar daqui a 3 meses e tomará que dê tempo para terminá-lo nesse período.

FASES DO PROJETO

O projeto vai acontecer em partes, como segue:

1 - Controle das Luzes via WEB em paralelo com os interruptores comuns da casa. (Shield Relay - 8Ch)

2 - Criar uma página com design mais sofisticado, imagem da Lampada, status, usando o microSD ,etc (Nível Médio)

3 - Adicionar um controle de temperatura (Aparentemente fácil, já comprei e estou aguardando chegar )

4 - Controlar os equipamentos com controle remoto (TV, HomeTheater, Som, Receptor da TV) tenho o LED que envia, pelo que vi vou ter que aprender as funções (receptor IR).

5 - Adicionar um LCD 16x2 (Aguardando chegar)

6 - Adicionar Sensores de Presença, Sirene e Cameras se possível no mesmo sistema.

7 - Desenvolver um App em ANDROID com uma interface completa, Canais de TV, Estações de Rádio, Lampas ligadas, Temperatura, Registros, Login, Relógio e funções como "Dormir", "Ver Filme", "Sair de Casa".

DIFICULDADES ENCONTRADAS

- Qual a melhor maneira de armazenar o status das Lampadas (ON/OFF), sendo que os interruptores quando acionados não irão refletir no status da porta do Arduino onde pretendia consultar.

O que devo colocar nesse meio, para saber quando a lampada está ligada ?

- Outra questão, encontrei na internet uma programação padrão de IR para receber os códigos e utilizá-los, eu ainda não testei pois estou sem o receptor IR, mais confesso que não estou seguro. É isso mesmo ou tem algo mais simples ? hehehe

Exibições: 15429

Responder esta

Respostas a este tópico

Mensagem editada por desrespeitar os Termos de Uso deste site.

Equipe Lab de Garagem

Vi aew no tópico algo sobre o IR, cara o jeito mais facil é vc realmente utilizar o pronto... se manjar de programação, faça as alterações necessárias... algumas coisas tem que mudar, para melhor trabalhar... eu utilizo o Shield de automação do P.A., 8 reles, e to começando a colocar o IR, só falta os comandos por html, que ainda nao o fiz...

 

O IR pronto é mega facil de mexer... cuidado com os emissores e receptores que usam... os TSO´s da vida são os melhores.. ao meu entender...

eu to terminando meu tutorial sobre o projeto da minha casa, onde ja está funcionando tudo... só que agora eu descobri um ouro que eu procurava... dimmer para arduino...

vai ficar lindo...

te um amigo testando um interruptor touch simples de fazer... se ele tiver alguma resposta positiva eu posto pra vcs...

abraços...

 

Leandro... vc ta usando o APP domotichome....

procure a respeito do appinventor... simples e funcional.... e vc cria oq quiser... do jeito que quiser... quando e onde quiser....

Olá Ricardo,

O IR eu entendi, o problema é que o meu receptor IR não é o TSOP, li os datasheets e vi as frequencias de cada modelo. Preciso encontrar um aqui na Santa Efigenia (SP).

 

Já usei o APP DomoticHome (é limitado) e instalei o APPInventor (mais deu uma prequiça de fuçar kkk)

Mais a idéia mesmo usar o appinventor para testar e depois criar com o SDK android mesmo.

Isso é mais pra frente... vamos com calma.

Quero saber desse teste com o interruptor. Qual modelo foi usado.

Me passa o seu email por mensagem, pois como o Sérgio disse estamos em 4 montando o Projeto de Automação Residencial.

Leandro,

Aalgumas dicas para (tentar) ajudar neste projeto:

1) prepare-se para um arduino com muiiitas portas para isso tudo (mas ficará muito legal) 

2) Para saber se a lâmpada está acesa, vc pode utilizar um sensor de luz (LDR) ou (nunca testei) mas sei que tem alguns medidores de corrente que podem ser ligados ao arduino. Se colocar nos fios que entram na lâmpada ele medirá a corrente que está chegando na lâmpada (se != 0 então é porque está ligada) Acho que não é barato mas é mais preciso que LDR. Eu tb não confiaria a luminosidade da casa na estabilidade do arduino.

Um caminho (que não sei nada sobre!) é que alguns interruptores têm um led para indicar se esta acesso. é um led de baixa tensão ligado (por meio de um circuito) na rede 110V, isso pode ser adaptado... (boa sorte, depois me conte se é possível)

Abraço , e boa sorte!

Ricardo,

Comprei o UNO R3 para aprender, mais o projeto mesmo vai ficar por conta do MEGA, 54 portas digitais  =D

Em relação aos interruptores vou optar por enquanto em usar um interruptor eletronico ligada na porta do arduino. E até gostaria de saber se alguém conhece algum modelo bacana já voltada para residencias ou mesmo para adaptar.

Encontrei alguns Touch...

Led Touch - muito caro

Touch - Interessante e Barato

Touch + Dimmer

Touch + Dimmer - Modelo BR

Olá Leandro

É o seguinte,essa segunda opção de touch é bem interessante e barato mesmo,mais se vc quiser algo ainda mais barato e comum que se encontra em todas as casas com fácil acesso,fácil manuseio devido a padronização de caixinhas de tomadas vc pode utilizar aqueles interruptores de campainha comum,funciona muito bem com arduino é só ligar um lado direto em uma porta do arduino e o outro lado ao terra e ligar o resistor de pull up do arduino via programação mesmo!!!!!É apenas uma idéia de fácil acesso e barato.

Abraços. 

Galera,

Ontem consegui receber os códigos da TV LG, Receptor de TV e Som Phiips e enviei com o ARDUINO sem problemas.

Porém, sempre há um porém, o controle do HomeTheater LG modelo ht503sh não recebo os códigos HEX, somente aqueles últimos botôes para controlar a TV.... todas as outras teclas recebo 0 como resposta.

Já aconteceu isso com alguém ? Tomará que tenha outra maneira de achar esses códigos ao invés de usar o osciloscópio e decifrá-los =/

Um detalhe.

A TV LG e o receptor usam o protocolo NEC.

o Som RC6 e o HT não reconhece o protocolo

O controle remoto da TV Samsung tb não é reconhecido.

Estou achando que o meu receptor IR não abrange a faixa de frequencia desses controles.

Vou procurar usar outro modelo de IR para testar.

Qual receptor de IR vc está usando ?, use os de 3 pernas (NÃO aqueles com duas pernas parecendo um LED), e também evite receptores antigos, como os tirados de vídeo cassetes sharp antigos, esses não funcionam direito. 

A TV LG realmente usa o protocolo NEC, Philips usa RC5 ou RC6. 

Fiz testes com alguns controles, novos e antigos (aparelho antigo da NET), os novos o IRRemote reconhece todos, o antigo da NET não reconhecer.

A empresa é interessante, vende a solução e os equipamentos para automação residencial.

mais pelo que vi rapidamente os reles são usados dentro da caixinha, em conjunto com o interruptor normal.

Na parte de identificar o estado (ligado/desligado) da lampada, voce pode colocar um LDR proximo da lampada e liga-lo em  serie com um resistor de 10K, fazendo um divisor de tensão, e ligá-lo ao arduino, é facil e barato! ;)

Fala, Sergio!

O pessoal ainda usa lampadas de 100W em casa?? oO rsrsr

Eu acho que é mais comum usar lampadas de 60W, as da minha casa são de 30W e 23W, tava indo testar sua dica na minha luminária que usa uma lampada de 15W, mas pelos meus cálculos eu ia precisar de um resistor de 16 ohms para obter um tensão de 2v, certo? me corrija se eu falando bobeira. Como eu não tenho nenhum resistor perto desse valor vou deixar o teste pra depois....

Pode usar esse resistores comuns ou tem que ser daqueles grandes mais potentes?

To tentando fazer um projeto parecido com o seu,

porem so pra controlar uma bomba de irrigação

Queria fazer um Relógio

para por exemplo ligar uma hora por dia na hora marcada,,,

nao sei como fazer isso

:s

Usou alguma coisa de relógio?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço