alguns anos atras tive uma ideia que ate hoje nao tive tempo de me dedicar, certa vez fiz uma cabeça animatronica bem didatica que "falava" por um servo movendo o maxilar e outro servo fazendo os olhos se mexerem...

e a ideia? a ideia era mover a cabeça de acordo com o som. se alguem falasse com o robo, ele olharia para a pessoa. pra minha a matematica envolvida no projeto me assustou rsrsr....

a ideia é essa:

Exibições: 1951

Responder esta

Respostas a este tópico

ainda me falta conhecimento sobre PID...

Minha idéia é fazer isso com radio ou vídeo.Mas requer muito tempo e paciencia.

Olá Almir

O algoritimo matematico para o calculo da direção e coordenadas em 3D acredito que seja o mesmo tanto para a deteção acustica quanto por RF (radio), e sem dúvida é um trabalho para meses e talvez anos. daí a necessidade de um financiamento.

VC pode explicar para nós este grafico q vc postou , me parece algo interessante, o alvo seria um helicoptero Apache ?

abços

Exatamente Joe !!

Nesta imagem,podemos ver o desenho criado em 3d no Google Skatchup.Apartir do desenho,durante varias semanas,estudei a aplicação dos calculos trigonometricos nas três dimensões (era um sonho de adolescencia).

Consegui por fim, as formulas.Então criei um aplicativo demo que informa as coordenadas,altitudes,distancias apartir de um observador (visão otica,ou RF apartir de ponto OBS A e OBS B).

Criei um aplicativo que representa estes dados em monitor em tempo real.Falta criar o Hardware.Requer largo financiamento.

Uso a base de calculo da lei do seno e cosseno.

Usei linguagem Pascal.

Esse processo pode servir para ser usado em defesa.O Apache é apenas uma alegoria do sistema.

Vemos abaixo,a interação entre a aquisição do alvo e a representação grafica:

Quanto maior a distancia entre  "A" e "B",maior a precisão.

Olá Almir

Realmente, conversões de coordenadas em sistemas tridimensionais em movimentos relativos, é só com inspiração divina ou muita grana !

Mas se vc já tem algo pronto para testar pode montar um sistema acustico com microfones direcionais feitos na sua garagem ou com ajuda do jefferson que tb tem interesse.

Com RF,  e em se tratando de microondas ai acredito que  só com financiamento publico, irei atualizar o meu detector de RF em breve !

Agora falando um pouco de coisas mais simples, vc já conseguiu plotar um objeto tridimensional, um carro por exemplo no streetview do google, dado as coodenadas geograficas e a direção   do carro ?

Abços

Realmente, conversões de coordenadas em sistemas tridimensionais em movimentos relativos, é só com inspiração divina ou muita grana !

(Ajuda de Yehovah me possiblitou isso.)

Mas se vc já tem algo pronto para testar pode montar um sistema acustico com microfones direcionais feitos na sua garagem ou com ajuda do jefferson que tb tem interesse.

(Creio que ,embora a idéia do Jeferson seja excelente,Tal tecnologia precisa de recursos por mais simples que pareça.Somente com financiamento de empresas)

Agora falando um pouco de coisas mais simples, vc já conseguiu plotar um objeto tridimensional, um carro por exemplo no streetview do google, dado as coodenadas geograficas e a direção   do carro ?

(No aplicativo acima,os dados são do gps (com protocolo NMEA).O Street viu usa o formato de Coordenada WGS.Creio que a Google ja tem um Api com ferramentas que auxiliam isso.Como meu sistema é para trabalhar "off line" em momentos de "blackout" de infraestrutura de internet,não usa google streeview)

Já plotei dados de estação total em autocad 3d.Os dados provem de um arquivo CSV ou XLS.

(referencia no meu canal d youtube)

Procuro parceiros para criar sistema com RF (passivo ou visão termal).

pode me explicar como é realizado essa base de calculo. no que entendi vc esta utilizando dados em 3d, uma simplificação do seu em 2d seria o que estou procurando....

estou baixando material de PID, mas é a logica nao faço a minima de como é o hardware disso...

Olá Jefferson

Vou tentar definir  para vc o que é um P.I.D do ponto de vista de um técnico em Telecom.

Todo sistema em malha fechada, ou seja a saida esta conectada a entrada de alguma forma , tende a entrar em oscilação esta frequência é chamada de frequencia de ressonância. O sensor de som do seu sistema é a entrada da informação e o servomotor a saida. Se o ganho em corrente apresentado pelo sistema for muito alto o sistema oscilara e não posicionara a cabeça do seu robô na posição correta se o ganho for baixo o motor não atingira a posição.

A melhor tecnica consiste em manter um ganho alto para aumentar em velocidade e precisão, porém atenuar a oscilação na frequencia de ressonância do sistema. O controle proporcional , integral e derivativo ( P.I.D) nada mais é do que um filtro configurado de forma a atenuar a frequencia de ressonâcia do sistema em no minimo 20 dB ou seja 100 vezes.

O nome P.I.D vem das operações matemáticas realizadas para conseguir o intento, proporcional é uma operação de multiplicação, Integral é a solução de uma integração e derivativo a solução de uma derivada.

essas operações podem ser feitas matematicamente via software ou analógicamente via associação de resistores e capacitores.

Se vc já tem alguma intimidade com o Arduíno veja aqui http://playground.arduino.cc/Code/PIDLibrary

Se vc tem problemas com a matemática para o desenvolvimento do seu projeto veja que o colega Almir já resolveu e o que ele ja fez pode ser totalmente aproveitado no seu projeto,  vs podem juntar as forças porque não ?

Abços

pow, valeu mesmo a ajuda...

voce ainda tem essa cabeça? posta umas fotos dela aí, to fazendo uma e preciso de umas idéias hehe

pow, nao tenho mais....mas posso procurar os arquivos e posto aqui...era de uma revista mecatronica facil, e eu adaptei...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço