Olá pessoal.

Estou construindo uma pequena cnc router e há algumas dúvidas sobre motores de passo (poderia usar servos, mas meu bolso reclamou muito).

Bem... Tenho eletrônica toda funcionando, o EMC2 controlando os motores, tudo certo.

A mecânica ainda está sendo providenciada.

Como é a primeira vez que faço esse tipo de máquina, ficam algumas dúvidas para quem já passou por isso.

Penso em uma redução no motor com polias sincronizadas).  Então, tenho 20 dentes na motora e 60 dentes na movida, o que dá 1/3 na relação (maior torque e menor velocidade).   No mesmo eixo da movida de 60 dentes, coloco mais uma de 20 dentes.   A correia que vai trabalhar nesta polia de 20 dentes é quem vai tracionar os carros X e Y (o Z usarei fuso de esferas 1610).

Quando o motor estiver à 20 Rpm's, o deslocamento do carro (na correia) vai ser em torno de 600 m/m minuto..

Quando o motor estiver à 60 Rpm's, o deslocamento do carro (na correia) vai ser em torno de 2000 m/m minuto..

Aqui a dúvida!!!   Não sei se devo redimensionar essas polias, pelo seguinte fato.

Muito alta a rotação do motor, o torque cai consideravelmente (isso dá para ver em um gráfico do datasheet do motor),

O problema está nas baixas rotações (não há gráficos disso)   Já vi comentários que em muito baixas, o motor vibra muito e isso vais é ruim.      Minha dúvida é saber o limite seguro para não vibrar e tb não atingir velocidades muito grandes para não perder torque e também o motor perder passos.

Se algum amigo já teve essa experiência e puder dar uma ajuda, agradeço e muito

Exibições: 1940

Responder esta

Respostas a este tópico

Voce usa relogio comparador para alinhar, caso nao como vc faz, qual o procedimento?

eu ainda nao adquiri esse relogio mas se der para ser feito sem e com precisao agradeco se ensinar

Olá André,  Exatamente o que gostaria de alinhar??   Tudo vai depender da precisão que quer, decimal, centesimal, milesimal...O que precisa?   Se por alinhar (paralelismo) entre duas peças, por exemplo, e a distância for pequena, com décimo de precisão, pode usar o paquímetro mesmo.  Não é lá um "alinhamento" que se fale de boca cheia, mas dependendo, dá pro gasto.   Se for alinhar um barramento, aí não tem geito mesmo. Vai precisar do comparador.      Não sei a dificuldade e tamanho do material, mas se pedir para uma usinagem eles te cobram alguma coisa e fazem isso para vc.

Se precisar, só escrever

A pergunta foi direcionada para o Alexandre Nicolai sobre alinhamento do fuso que ele disse ser mais chato, mas se vcs fazem com paquimetro esta tudo okay entao, entendi, pensei que teria um metodo diferente e pratico.

Milesimal, com rolamento chines sera que rola?

Relógio comparador ?? 

Você quer dizer paquímetro ? 

Valeu Alexandre.... Tenho que ficar entre polias e fusos de esferas... trapezoidal (parafuso e porca) trava com a poeira (Vou usinar MDF).

A questão era... Motores de passo vibram a baixas velocidades e a altas perdem o torque.

Quanto as altas, está no datasheet,   O problema são as baixas.... Não tenho como ver esse limite, a não ser na prática e aí posso jogar $$ pelo ralo.   Melhor perguntar antes.

Alexandre, se o seu motor esta  vibrando em baixa velocidade é por que esta configurado incorretamente. 

O  máximo torque de um  motor de passo ocorre exatamente em baixas rotações. 

Olá José...

Bom dia..

Agradeço a resposta.

Os drivers do motor tem 2 setups... De passo e de corrente.

É um dip de 6 chaves (posições).   As 3 primeiras, vc regula o passo e as 3 últimas a corrente do motor (desde que não ultrapasse o máximo fornecido pelos drivers.

Vamos lá... Os drivers vão até 3,5A.... Setado para 2,8A... Os motores consomem 2,1 porque estão em série.    O passo, setei de 200 pulsos, como vc mencionou, até 1600 pulsos.    Vibra do mesmo geito em 12 RPM    Os tres motores estão assim... e são novos... (penso aqui que seria muita falta de sorte ter 3 motores pifados.. muita coincidência).... Fora  essas configurações, não há mais nada em que regular.... Baixei arquivos do motor e conferi novamente as ligações... Tudo correto... Segue o esquema no proteus.   Peguei 1 motor emprestado com um amigo, novo de 15kgf... vibrou tb.   Estava discutindo isso com ele e me disse que tb tem esse problema.     Realmente não sei o que pode estar ocorrendo...Segue tb o datasheet do motor   ,... Está ligado como Bipolar série (ver datasheet).   Agradeço sua atenção e resposta

Anexos

Alexandre , você não especificou o driver que esta usando. 

Qual fonte esta usando ?   25Vx15A , não é ?

Como setou os dip switches para o modo de passo ? 1/8 passo ? Nesse modo aumenta o RPM e precisão, mas perde em torque. 

Tente outros modos de passo - faça vários testes com :

- passo completo, meio passo, e 1/4 passo. 

Nesse tópico tem muita informação sobre o driver div268n-5a

http://labdegaragem.com/forum/topics/driver-para-motor-de-passo-nem...

http://labdegaragem.com/forum/topics/driver-para-motor-de-passo-nem...

Ops... Desculpe a falha Gustavo.

Fonte 24Vx15A.

Drivers HY-DIV268-N (esse mesmo que vc indicou)

Placa TB6600 para 4 eixos (só vou usar 3)

Motores 19kgf/cm

Testei em todas as configurações, desde 200 passos até 1600.   Em, 100 RPM. vai que é uma beleza... Quando seto para 10  (reconfiguro o MACH3) a aí vibra mesmo...(Eles estão soltos) mas na mecanica essa vibração ode estraçalhar a ferramenta.

Com essa tensão, vai vibrar mesmo.

Com motores de passo o ideal é usar entre 15 a 20x a tensão nominal (Que fique claro, em chopper).

Nos testes sem estar conectado mecanicamente, use um pregador de roupas no eixo do motor.

Isso cria um atrito com o ar e diminui muito a trepidação.

Com motores de passo o ideal é usar entre 15 a 20x a tensão nominal (Que fique claro, em chopper).

At this point it is important to introduce the conc
ept of overdrive ration. This is the ration
between the power supply voltage and the motor’s ra
ted voltage. An empirically derived maximum is
25:1, meaning the power supply voltage should never
exceed 25 times the motor’s rated voltage or 32
times the square root of motor inductance. Below is
a graph of measured iron losses for a 4A, 3V motor
.
Notice in Figure 16 how the iron losses range from
insignificant to being the major cause of heating i
n
the motor compared to a constant 12W copper loss (4
A times 3V).

Bom dia André , 

Não sabia dessa recomendação importante. 

Vi que retirou do site da Geckodrive, que por sinal tem informações muito interessantes. Estou estudando-o...

Obrigado ! 

SECTION 7: MOTOR HEATING AND POWER SUPPLY VOLTAGE

http://www.geckodrive.com/motor-heating

Recomendo que todos estudem ! Tem muita informação !!

Step Motor Basics Guide

http://www.geckodrive.com/support/step-motor-basics.html

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço