Olá galera sou novo aqui. Tenho uma produtora de vídeo e gostaria de montar um Girocam com 3 motores. Esse equipamento serve para controlar e movimentar câmeras de vídeo em uma grua ou até mesmo no tripé.

O problema é que não encontro esses motores e engrenagens.

Alguém poderia me dar umas dicas de onde encontrar pequenos motores, engrenagens e um controlador pra que eu controle esses motores de 0 a 100 através de um joystick????

As câmeras pesam até 3 kilos e esses motores tem que ter caixas de redução pra segurar a câmera na posição que parar.

As engrenagens podem ser aquelas com dentes mesmo.

Ficarei imensamente agradecido.

Abç.

Wellington Gomes

A foto é apenas um ex.

Exibições: 8395

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Luan boa tarde.
Eu nao conheço esses motores.
Mas sei q tem q ter uma caixa de redução pra quando ele parar a caixa aguentar o peso da camera e nao girar.
Outro poblema é q: Quando vc diminui a voltagem pra diminuir a velocidade vc diminui tbem a amperagem e o motor fica fraco e vc nao consegue fazer um movimento com menor velocidade.
Estou estudando algumas pocibilidades e assim q tiver uma solução eu posto aqui.
Abç

Ola boa tarde! então eu andei pensando nisso que vc disse sobre perder a força e não conseguir fazer um movimento lento, mas axo q não vai influenciar muito pq veja bem se vc diminui a voltagem consequente a velocidade cai, então já vai estar em movimentos lentos, ai é só não diminuir ate o ponto q o motor não tenha mais força! E tipo axo q daria pra resolver esse problema com esse motoredutor, pq quando ele diminui a velocidade ele aumenta o toque! eu acho que a titulo de comparação seria o mesmo lance das marchas da bicicleta ou do carro!

Pra resolver esse problema de travar em baixas velocidades, só usando realimentação e implementando um controle PID, ai se consegue altos torques e controle total sobre a velocidade.

Vixi parceiro ai vc falou grego pra mim! teria como explicar de um jeito mais simples? indicar algum tutorial, como adiquirir as peça! se puder vai ser de grande ajuda!

Olá Jucelei

Já tive algumas experiencias com controladores P.I.D uma até realata aqui

http://labdegaragem.com/forum/topics/robo-com-balanceamento

O que posso dizer com conhecimento de causa é que neste caso por se tratar de elevada redução, o motor certamente esta girando a mais de 1000 rpm em condições normais de potência.

o movimento no eixo de saída é menor do que 1 rpm, logo o PID aqui teria pouca eficiencia no controle de velocidade, já para o posicionamento ai sim seria muito util evita oscilações no ponto de estacionamento.

acredito que a melhor opção para o caso é  aumentar a redução, ai como ja disse o colega  Luan, aumenta o torque diminue a velocidade e o motor não trava.

Abços

Olá.

Entendi sua colocação Joe.

Porem ele pode usar um motor e caixa de redução tao grande quanto quiser, mais mesmo assim não vai conseguir movimentos suave em baixas velocidades sem fechar a malha. Sugiro o uso do  PID, mais  mesmo assim ira  precisar  da caixa de redução, é  impossível sem redução.

Talvez nessa aplicação oque melhor se enquadra é servo ou motor de passo...eu não perderia tempo com motor DC de quisesse controlar velocidade e/ou posição , mais vai da necessidade de cada um.

own galera to ficando cada vez mais confuso, não manjo muito a área e como cada pessoa tem uma opinião fico sem saber oq fazer! já pesquisei esse servo e o motor de passo so q tem q usar uma placa arduino e eu naum sei programar ela! alguém ai se interessa em bolar um projeto pra eu por em pratica!?

Olá Luan

Entendo sua aflição, cada caso é um caso rssss...neste o motor de passo não seria uma boa, o movimento seria quantizado, quanto a camera estiver fazendo uma tomada a uma distância superior a 11 metros e com o zoom fechado em um detalhe o passo seria visivel e o movimento apareceria aos trancos. Neste tipo de aplicação não se usa motor de passo ...eu nunca vi !

O motor de passo é vantajoso em aplicações de baixa potência,  elimina o redutor e o encoder absoluto no eixo se saída do servo motor em aplicações de posicionamento.

Já para aplicações onde o desejado é apenas o controle de velocidade não oferece vantagem nenhuma. Sai até mais caro !

Abços

Ola galera achei algo muito interessante ne internet hoje, acho que vai esclarecer a duvida de todos em relação a essa girocam e seu controle, tipo de motor e tudo mais! pra aqueles como eu que tem dificuldade de confeccionar a própria placa controladora vai ser uma mão na roda, já para os colegas mais avançados pode servir de exemplo!

Vou deixar abaixo os links para o controlador e para o motor com motoredutor! Espero que possa ter ajudado tanto os iniciantes quanto os mais avançados no quesito ideia!

Obrigado galera e qualquer coisa postem seus comentários!

http://www.neoyama.com.br/movimentacao/ak555-12-r83-v2.html

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469088933-girocam-gruas-pan-...]

http://www.youtube.com/watch?v=seV9_jB-BMk

 

Lembrando que não é propaganda e sim um exemplo!

Welington , os motores usados nesses equipamentos são os motores sem escova (BLDC).

Gastam mais energia, mas é possivel um controle suave e preciso dos movimentos. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço