Ola pessoal..

Eu preciso de fazer um projecto para medir o ph da agua...

Ao ver este video penso que consigo fazer algo facil e barato..

https://www.youtube.com/watch?v=IBv7mx8Cxxw

Ou seja, com o fio positivo e negativo de um multimetro na agua, caso a agua seja menos açida o valor é diferente de uma agua mais ácida..

Sera que eu com um arduino ligando um fio ao pino analogico, atraves de os valores que ele me da... consigo determinar o valor de ph?

Obrigado

Exibições: 21525

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro amigo, a condutividade da água é maior ou menor de acordo com íons dissolvidos nela. Se houver sal (NaCl) dissolvido nela, por exemplo, ela dará um valor que nada tem haver com o pH.

Você teria que arranjar um eletrodo combinado de pH e calibrá-lo para ter o valor correto.

No vídeo, ele usa a variação como referência. Apenas para ver a variação da corrente e não o pH.

Se quiser construir um eletrodo, a custo baixo, veja o artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-46702009000200007&scr...

Falou!

Fica aqui uma ajuda que encontrei na net:

http://forums.adafruit.com/viewtopic.php?f=15&t=21963&start=0

Parece que o adaptador de ph que ele usa nao é muito caro,porém nao encontrei a venda aqui na europa...

Não sei se a inf que vou dar poderá ser util, mas o gaz carbonico aumenta a acide da agua, que aumenta o Ph? tem relação?

Caro amigo, tenho que concordar com o colega Vilson Lima . A relação entre pH e condutividade não é direta. Por exemplo, para duas amostras de igual condutividade, o pH pode ser qualquer um e difrente entre si.


Oi pessoal, alguma novidade deste projecto? ja conseguiram algum avanço?

Olha, estou tomando várias providências: Estou olhando o kit pronto. Também olhei o phduino e o hackear um sensor pequeno.

Todos tem custos, alguns maiores e outros menores. Temos muito a discutir.

Vou preparar um texto o mais completo possível para chegarmos a um ponto em comum.

aguardem

Amigo você conseguiu?

Vc ta perguntando pra mim? sim. ja estou gravando a segunda placa, agora para hidroponia. Mas tudo que eu faço tem a filosofia de ficar integrado ao Scadabr, software de monitoramento opensource.

Então, leva um pouco de tempo pois não é só a leitura, tenho que preparar o código modbus, e fisicamente a interfacie RS485.

Claro que se tiver falando comigo, pois o tópico nem foi eu que abri.

Rodolfo,

Vc tem acesso à um pHmetro de bancada para comparar os teus resultados?
pra medir o pH vc precisa de um eletrodo combinado. O mais comum é o de vidro e tem que ficar sempre molhado (quando não está em uso vc deixa numa solução de KCl 3M). Em livro de química analítica (inorgânica, geralmente) vc encontra como esses eletrodos funcionam. Eu te recomendo procurar livros da década de 70, por que muitas vezes tem até um modelo de circuito elétrico (quimica analitica quantitativa, otto alcides ohlweiler por exemplo). Esses livros mostram também como fazer a curva de calibração.
vc pode comprar só o eletrodo sem o phmetro. Para calibrar é bom usar uma solução padrão. Geralmente quem vende eletrodo também vende a soluções. Não precisa comprar muito, 100ml é suficiente. O comum é fazer a calibração em dois pontos: um ádico e um alcalino.
Geralmente um phmetro também mede condutividade.
Eu já usei phmetro de bolso e de bancada. Não sei se vc vai conseguir aproveitar o eletrodo de um phmetro de bolso... O eletrodo para phmetro de bancada vem com um fio e conector, então fica fácil adaptar.
Outro detalhe, depois de conseguir medir o pH, vc precisa implementar uma correção em função da temperatura, porque o pH varia com a temperatura.
Abraço

O vídeo está indisponível, acho que foi removido recentemente.
Para você ter uma medição correta do pH é necessário ter um eletrodo confiável, os modelos V631(vidro) e P620i(polímero) são os que melhores resistem ao tempo e não entopem com os nutrientes/terra/etc. Existe muita coisa barata no mercado, principalmente china/ebay/... no entanto, em se tratando de medição e você quer um resultado fiel, não recomendo. No ato da compra, peça com conector espada para conectar na analógica do Arduino. Logicamente você precisará fazer o circuito para tratar o sinal e converter mV em pH. 

Fonte: http://www.analion.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=conteudo&...

Marcos, sabe me dizer se com ele é possivel detectar fezes? via arduino?

Você quer saber se ele detecta fezes ou se ele mede pH de uma amostra de fezes?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço