Módulo relé não liga quando possui tensão no pino comum

Pessoal tenho um circuíto onde controlo um display um teclado, um módulo relé e um solenoide.

Estou usando uma fonte 12V 1A onde o terra está ligado ao terra do solenoide e o positivo está ligado ao comum do módulo relé, no Normalmente Fechado estou ligando o positivo do solenoide então com o arduino controlo os display o teclado e o módulo relé.

Não sei pq quando ligo o positivo da fonte do pino comum e o positivo do solenoide no NF o relé não aciona e o arduino reinicia. Se eu desligar a fonte funciona normal

Estou alimentando o arduino com outra fonte 12v e também estou usando o cabo usb.

É com se o arduino não tive corrente suficiente para ativar o relé quando o circuito está fechado.

Vou colocar o desenho para ver se alguém consegue me dar uma luz.

Exibições: 4972

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Carlos,

Não entendi o quadro da esquerda, onde tem as ligações IO10 -- SS, IO11 -- MOSI... mas acredito que seja alguma ligação do arduino, mas tirando isso o resto está exatamente igual ao meu circuíto, com algumas observações mas acredito que não faça diferença me diga se faz ou não.

OBS:
- No meu módulo relé, além do pino GND e do IN(AD3), existe um outro pino de 5v que está ligado na saída 5v do arduino.

- O positivo do meu solenoide está ligado no NF, no circuíto que você montou está ligado no NA acho eu.

- Meu arduino está com conectores em quase todas as portas, pois está ligado tbm um teclado e um lcd, mas a sketch que carrego é a blink com o pino A3, o fato de apenas estar conectado as demais portas do arduino pode influenciar na tensão de trabalho do arduino?

Vou fazer um teste hoje a noite isolando tudo, ligar somente a fonte em uma tomada e deixar somente o pino A3 ligado ao relé e posto se teve alguma alteração no comportamento.

Muito obrigado pela paciência e interesse em ajudar, espero poder ajudar no futuro também.

Boa noite Paulo,

de nada e disponha, estamos aqui para isso, compartilhar conhecimento.

Veja, sim, os pinos que você menciona são parte do Arduino no Proteus mas para o caso não tem valor algum significativo.

Note, fiz um vídeo e simulei seu código, apenas tive que adaptar um Keypad porque na minha biblioteca não tinha um e não valia a pena montar uma pelo tempo que implica, mas para o caso é a mesma coisa.

Veja o video, note que funciona como o esperado, entã acho que tem alguma coisa com problemas, componente? ou algum erro humano na conexão? Tudo pode ser, mas quis tirar a duvida na simulação. Em tempo, sugiro que na linha onde tem (L) e (B) utilize (L) || (l) (B) || (b) Assim não tem que ficar apetando shift maiscula ou não vai ler da mesma forma

Abs.

CK

Muito obrigado por ter simulado para mim, assim posso ter certeza que o código está OK. Porem neste momento estou utilizando somente o módulo, arduino, fonte 12v e solenoide para realizar os testes.

obs: Curti o som do vídeo.

Quanto ao L e l não terá problemas pois quem manda essa informação para o arduino é um programa que criei em java, sem interação com o usuário, ou seja, sempre passo L ou B, mas de qualquer forma obrigado.

Acho que estou com problema no relé vou detalhar meus testes na resposta geral depois.

Olá Paulo
entendi sobre o L e B.

Que bom que curtiu a musica rsrsrs, de nada e disponha.

Sim o código não teve nenhum erro ao compilar, e esta funcional 100%, como disse só adaptei algumas coisas para simular, mas esta ok.

Abs.

CK

Oi Paulo, 

Lendo bem seu ultimo post, noto que você pergunta se tem algum problema em alimentar o +5V do modulo no port +5V do Arduino, sim tem problemas, se a bobina do rele do seu modulo, consome mais que 20mA, ( Os modulos rele chineses consomem mais) na hora de energizar a bobina o Arduino pode reiniciar por sobrecarga.

Tente alimentar o pino +5V do modulo diretamente da fonte +5V, se sua fonte for de tensão maior que +5V pode usar um regulador de tensão como o 7805, o GND no GND e somente o pino IN na saida A3.

Abs.

CK

Então, na verdade só tenho fonte 12v e meu módulo é de 5v então só consigo alimentar com os 5v do arduino, mas acredito que o módulo esteja pronto para trabalhar na corrente do arduino já ví nos vídeos utilizarem este módulo com arduino, só se o consumo do módulo muda de acordo com o que está ligado nas portas (NA,C,NF).

Você colocou o diodo em paralelo com o solenoide para sumprimir a FEM (tensão reversa) ? 

A tensão reversa de um eletroíma desses derruba até um PC .... he he 

Oi amigo Gustavo,

Acho que como é um modulo rele, já vem com o diodo, mas.... tudo é possível.

Abraços,

CK

Exato, por ser módulo acredito que já venha com o diodo. 

Estou falando do eletroímã (solenoide) e não do módulo relé. 

Instale um diodo parrudo em paralelo com o eletroimã. (como no diagrama acima) 

Pelo que eu entendi, ele esta acionando um eletroimã com um relé. É isso mesmo ? 

 

Oi J. Gustavo,

Entendi, desculpe interpretei mal o que tinha proposto.

Abraço!

CK

Isso mesmo, estou acionando um eletroimã com um relé.

Acho que seria uma boa ideia adicionar um diodo nesse solenoide.

Pode me dar uma dica de qual diodo usar ou qual fórmula devo usar para calcular o diodo? 

Não tenho muita experiencia com isso, obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço