[RESOLVIDO] Módulo GPRS SIM800: estouro de capacitor

Amigos, tenho pouca experiência com eletrônica, mas dou meus pitacos em automação...

Estou desenvolvendo umas estações de telemetria que usam GPRS para envio de dados. Testei inicialmente o SIM900, mas migrei posteriormente para o SIM800.

Funciona perfeitamente para conexões HTTP (GET)... até ontem! Aquele componente em forma de paralelepípedo que fica acima do chip simplesmente estourou. Creio que seja um capacitor, mas não tenho certeza. Fato é que o bichinho estourou e chegou a chamuscar a caixa. Não feriu meus olhos porque estava de óculos!

A propósito, eu montei o circuito usando um conversor DC-DC regulado para 4V na saída.

Gostaria de perguntar aos mais "advanced" que eu:
-- na experiência de vocês com o SIM800, isso já aconteceu antes?
-- já revisei a placa, os contatos, e mesmo com minha falta de experiência com soldas, aparentemente não houve mau contato. O circuito funcionou diversas vezes, e já estava ligado há umas 2 horas quando estourou.
-- li em algum local que o sinal de entrada deveria estar em nível de tensão mais baixo também. Vocês sabem se isso procede, e se essa poderia ser a causa do problema?

Eu fiz vários testes com esse circuito, mas nunca havia deixado ligado tanto tempo. Isso corrobora com a possibilidade de ser alguma sobretensão, mas sinceramente, se não podemos mantê-lo ligado... melhor mudar a abordagem!

O circuito está mostrado na foto. O componente que estourou ficava ao lado do conector da antena.

Exibições: 579

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Boa noite MC,

Se o seu módulo for igual a este do esquema, que anexei,

acho que já era, mas não tenho certeza.

RV

Hehehe... é o próprio! Meu consolo é que é mesmo um capacitor. Dentro da minha ignorância, chutei certo! :-)

Antes de mais nada, obrigado pela atenção.

Continuo sem entender a causa do problema. Gostaria de evitar perder mais um módulo. Tenho um de backup, já estou preparando outra placa, e vou seguir com os testes, agora até mais hard. Já comprei outro, pois só tinha um de reserva. Perder um módulo desse não é tãããão desastroso, pois eles custam relativamente pouco, mesmo aqui no BR.

Pode ser peça de procedência ruim, pode ser alguma caca minha... eu só queria ter certeza. Erro meu, tudo bem. Peça ruim, já preocupa mais, pois um dia isso vai para o campo. De repente, poderia ser legal trocar para um A6 ou A7, ou voltar para o SIM900 (putz! ele é muito chato). Como é desenvolvimento de um produto, fico preocupado se a causa não estiver entre a cadeira e o ferro de solda...

E ainda tem mais um agravante para me preocupar. No meu SIM800 de reserva, sobre o capacitor está estampado "107 10K 020". Nada a ver com os 4.7microF... No que torrou, não me lembro.

Abraço!

Aos arqueólogos que encontrarem esse tópico perdido nas profundezas do bitverso...

Consegui pelo menos determinar a causa provável do estouro do capacitor. Erro primário de minha parte. Cansado de estudar os requisitos do SIM800, e preocupado principalmente com a tensão de operação, escolhi a dedo a fonte que faria o step-down para algo em torno de 4V. Até aí, tudo bem, e o bichinho funcionou muitas vezes, mas sempre por intervalos curtos.

Ocorre que ESQUECI de olhar a fonte principal: eu havia adaptado aquelas fontes para protoboard como alimentação principal do meu circuito (vejam a foto no post inicial). Pois bem... ela segura no máximo 700mA, de acordo com o fabricante. Certamente o subdimensionamento da fonte acabou por detonar o capacitor.

OK. Causa determinada, move on! Já substituí por um LM2596 e ontem deixei funcionando por 8 horas, enviando mensagens de 2 em 2 minutos. Tudo certo.

(agora, o castigo pela falta de cuidado... remontei todo o circuito por duas vezes numa protoboard, e consegui detonar outra fonte e destruir outros módulos do meu projeto, pois da segunda vez a fonte, ao detonar, mandou 12V pela linha da protoboard... strike!)

Marcando tópico como resolvido.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço