ligar e desligar o motor do carro por comando de voz!!

Ola galera tudo bem?

então... to com um projeto ae, gostaria de fazer o motor do meu carro

ligar e desligar por comando de voz.. tem um colega ae que esta me ajudando.. vou postando as fotos assim que estiver pronto com o passo a passo.. qualquer ajuda tec será bem vinda''

Ps: novato estudando arduino rsrsrrs

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po topico legal ;) 

vamos la vc vai precisar de:

um arduino uno 

um modulo de comando de voz(pode ser o da ELECHOUSE que funciona bem, inclusive usarei ele pra a explicaçao{tutorial})

um conversor TTL (importante pra gravar o modulo de voz) 

reles (se for modulo rele ate mais facil)

e boa vontade(a minha com  carros ja acabou trabalhei 10 anos com isso e nao tenho mais saco)

primeiro carregar esse sketch no arduino:

int ignicao = 12;
int motor = 11;
int farolBaixo = 10;

void setup()
{

Serial.begin(9600);

pinMode(ignicao, OUTPUT);
pinMode(motor, OUTPUT);
pinMode(farolBaixo, OUTPUT);
delay(2000);

Serial.write(0xAA);
Serial.write(0x37);
delay(1000);


Serial.write(0xAA);
Serial.write(0x22);

}
void loop()
{
while(Serial.available())
{

int com = Serial.read();

switch(com)
{


case 0x21:
digitalWrite(ignicao,HIGH);
break;

case 0x22:
digitalWrite(ignicao,LOW);
break;

case 0x23:
digitalWrite(motor,HIGH);
delay(1000); // defina o tempo que achar melhor para o carro funcinar
digitalWrite(motor,LOW);
break;

case 0x24:
digitalWrite(farolBaixo,HIGH);
break;

case 0x25:
digitalWrite(farolBaixo,LOW);
break;

}
}
}

coloquei o acionamento da igniçao (chave) do motor (partida) e do farol baixo tb (nada impede de acrescentar mais coisa)

 a igniçao ficou no pino 12, motor pino 11, farol pino 10 (evitei o pino 13 pq quando ligado o atmega poe esse pino varias vezes em HIGH isso faria acionar o rele sem que seja sua intensao faze-lo)

agora o comando de voz

baixe o software nesse site:

http://www.sudt.com/en/ap/download.htm

"espete" o conversor TTL no usb e ache a porta que ele foi configurado (nao sabe achar? clique c botao direto no meu computador, gerenciar, gerenciador de dispositivos, porta com/lpt e la estara {prolific usb to serial bridge})

ligue a alimentaçao do conversor (atençao com o pino de alimentaçao 5v OU 3,3v)

ligue rx no tx do modulo e tx no rx do modulo

abra o programa

clique em configuration (simbolo de duas engrenagens)

agora selecione o seguinte

• COM”x”*
• Baud rate: 9600
• Parity bit: None
• Data bit: 8
• Stop bit: 1
• Send format: Hex
• Receive format: Char
* O “x” representa a porta conectada ao conversor verificada no gerenciador de
dispositivos

agora hora de gravar o comando de voz:

clique no icone simbolo de ligar em azul (serial port switch) para abrir a porta e iniciar a comunicaçao

na janela inferior na frente do "00000000:"  escreva AA 11 depois clique em send (botao ao lado)

ira iniciar a gravaçao dos comandos 

lembrando que no exemplo meu do arduino primeiro vem o comando de acionar a igniçao, depois de desligar a igniçao, depois de ligar o motor, depois de ligar o farol baixo, depois de desligar o farol baixo.

grave nessa sequencia

depois aparecera “Group1 finished”

pronto os 5 primeiros comandos estao gravados !!!!

agora ligue o modulo de comando de voz no arduino respeitando  a tensao  e invertendo os pinos rx tx do modulo pro arduino

quando falado o comando o arduino mudara o nivel logico na sua respectiva saida 

ligue o modulo rele (ou a base do transistor caso vc for fazer mais 'caseiro' como eu costumo fazer) no pino que desejar fazer o acionamento especifico

e pronto seu carro ja pode ser usado no desenho dos jetsons (putz to velho cara assistia quando criança)

duvidas com qual fio cortar no carro posta ai ano e modelo que eu falo pra vcs

espero que ajude!!!

abraço!!

Bom dia ,  Jose Miguel estou fazendo um projeto de TCC automatizando o carro por comando de voz com Arduíno,porem quando cheguei na ignição fiquei com dificuldade pois a chave possui um transpônder codificado, como posso burlar esse mecanismo?

Welton bem lembrado. O transponder é um dispositivo de segurança (anti-furto) que impede ligar o carro se a chave não estiver na ignição. Não sei se terá condições de 'burlar' esse dispositivo, pois ele esta ligado diretamente no módulo de injeção. 

Primeiro passo é definir para qual carro deseja montar esse comando de voz. E depois estudar o módulo de injeção. 

No caso do Palio, tem um circuito sensor de RFID. Não sei se teria jeito de burlar o código...

Pode ser que alterando o nível lógico do pino 48 do Módulo de injeção (U.C) Mas teria que fazer medições antes. 

http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca63.htm

1001.jpg (99461 bytes)

Na verdade estou elaborando esse projeto em um for ka, talvez se eu entender como funciona esse transpônder posso criar o envio desse codigo por outro sistema ou pela capitação de RF quando a chave estiver dentro do carro e não na ignição.Ainda estou meio perdido.

Vc pode usar arduino com o app invetor e celular android, tem um monte de videos no youtube relacionados a comandos de voz com android bluetooth e arduino.

Seria mais interessante ainda sua ideia levando em conta o consumo de bateria q o modulo bluetooth causaria entao algo como so ligar o modulo bluetooth quando desacipnar o alarme e ou ate mesmo usar modem 3g no arduino p controle a distancia ou um decodificador dtmf com um celular velho ligado no arduino ..... enfim mas sempre tendo em conta tb o consumo da bteria ( ou cplpcar outra aux. Pro consumo do circuito)

Primeira regra de segurança - ligar o carro somente se  estiver no ponto morto.

Recomendo que tenha um sensor na marcha.

Imagine se o carro for  ligado se estiver engrenado....

Meu carro automatico, só liga se eu pisar no freio....

embreagem amigo, se nao confiar de pisar nela colocar um interruptor no pedal seria a soluçao (varios carros importados tem)

OK , para carros com marcha.

Carros automáticos não tem pedal de embreagem...

Carro automaticos tem um interruptor de posiçao neutro e o carro de nosso amigo eh um palio 98 cambio manual

O meu tem N(neutral) e P (parking).

Segundo o manual do carro , o correto é desligar e ligar sempre no P ...

Corretissimo nunca desligar no N pois o P serve pra travar as rodas do carro quando ao interruptor eu n fui especifico eh um conjunto(que me fugiu o nome correto agora) mas que seria um tipo de interruptor de selecao de marchas nele vc consegue os fios de todas as posicoes da alavanca de marchas
Curiosidade qual seu carro jose?

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