Ligação do sensor de corrente SCT-013-030 com o Arduino.

Boa noite,

Comprei um sensor de corrente modelo SCT-013-030 para monitorar a corrente de um motor através do arduino. Porém, estou com dificuldade para fazer a ligação do sensor com o arduino. Como fazer essa ligação?

Abaixo a especificação deste sensor:

http://garden.seeedstudio.com/images/b/bc/SCT013-030V.pdf

Exibições: 17518

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, este sensor de corrente é um TC ou seja um transformador de corrente, ele já possui um resistor interno de 62R e a sua saída é 0..1V/0..30Amp., ressalto que a saída é alternada e portanto terá que ser utilizado um retificador de precisão para transformar em um sinal DC sem perder a linearidade.

Este tipo de retificador você poderá encontrar na net, basta procurar por retificado com  amplificador operacional.

ATENÇÃO: Por ser um TC o circuito tem que ser bem protegido, pois caso o resistor interno romper, o TC ficará em aberto e quando na passagem de uma corrente ele vai gerar um tensão altíssima queimando todo o circuito e também causando a sua ruptura.

RECOMENDAÇÃO: Adquira um que usa elemento de efeito HALL para isso, pois eles não possui este inconveniente além de ser mais fácil de você ler o sinal com o Arduino.

Oi  Marcos, boa tarde.

Veja este link:

http://openenergymonitor.org/emon/buildingblocks/ct-sensors-interface

Boa sorte.

Rui

Bom dia!

Existe vários caminhos para chegar a um só resultado, lembrando que sempre haverá um sacrifício, no caso em questão dependerá do domínio de cada um a saber:

1 - Um hardware complexo, torna o software mais simples, com um gasto menor de memória e menos tempo da CPU.

2 - Um hardware simples, necessita de um software mais complexo que demanda mais tempo de processamento, mais

memória entre outros.

Há de colocar na balança o que é melhor para o projeto e também o que é mais fácil para cada um.

A maior verdade é que estas escolhas não são fáceis!

Uma outra sugestão é se houver condição de eliminar o resistor interno, é de colocar uma ponte retificadora na saída do TC, na saída da ponte retificadora ou seja entre o positivo e o negativo, insere o resistor que foi tirado do TC bastando agora colocar um capacito eletrolítico junto com o resistor, você terá um sinal de corrente continua proporcional a corrente que circula no primário, podendo fazer a leitura desta diretamente com um simples comando de leitura analógica no seu Arduino, sem ter a necessidade de fazer interações entre outros necessários quando se ler um onda senoidal.

Esta é a minha dica.

Carlos, ponte retificadora não funciona com tensões tão baixas....

0 a 1 V pico a pico ou -0,5 a +0,5 V

A tensão direta em um diodo é de aproximadamente 0,7V.

Tem que primeiro amplificar o sinal. 

Se você prestar atenção no que relatei, verás que ao tirar o resistor interno você irá passar a trabalhar com a corrente liberada no secundário pois isto é um Transformador de corrente ou seja um TC, exemplo:

Se o TC tem como corrente de saída no seu secundário 50mA, e se você colocar um resistor de 10R o valor de tensão sobre este resistor será de 0,5 volts, se você substituir este resistor por um outro de 1K a tensão que surgirá será de 50 Volts, seguindo as regras 50mA * 1K = 50 Volts.

Perdoe-me pelo que vou falar, mas recomendo que estude sobre Transformadores de corrente e verás que o que o você escreveu não tem fundamento para TC, somente para transformador de tensão.

Pode ser que funcione com outro resistor, mas você citou no seu exemplo usar o mesmo resistor do sensor. 

" insere o resistor que foi tirado do TC "

Mas trocar o valor do resistor pode trazer problemas :

http://en.wikipedia.org/wiki/Current_transformer

"The load, or burden, of the CT should be a low resistance. If the voltage time integral area is higher than the core's design rating, the core goes into saturation toward the end of each cycle, distorting the waveform and affecting accuracy."

Eu acredito que o valor do resistor instalado no transformador de corrente, foi o que deu o melhor resultado.

O que é muito bom no forum, é a que a gente sempre pode aprender com a experiência dos outros !

Sim, mencionei usar o mesmo resistor, mas ele instalado depois da ponte retificadora para manter o mesmo nível de tensão especificado, porém com saída continua facilitando o software!

Há de colocar uma proteção com diodo zener para limitar a máxima tensão, tipo 5V1 @ 1W, pois caso haja uma ruptura do resistor esta tensão ira para os milhares de volts até romper a sua isolação e entrar em curto o enrolamento secundário. Este é o perigo de trabalhar com Transformadores de corrente, nunca deixe o enrolamento secundário em aberto, quando for retirar de um sistema, feche o enrolamento em curto para poder retira-lo com segurança, tanto sua como o dele próprio.

Carlos, como vai?

Estou com um SCT013-000 (100A-0,05A), saída em corrente mesmo, tem apenas diodos internos acoplados (abri ele).

Acontece que quero usar ele para ser lido diretamente por um AD736, cuja saída já é em RMS, mas que em cuja entrada ele parece aceitar apenas 200mV.

Pelos meus cálculos, um resistor de burden para 5V ficaria em torno de 33 ohms (~4,666V na saída, que seria bom para o arduino, mas não deu muito certo para mim no momento de fazer os cálculos internos, que preciso), e para 0,2V eu precisaria de um resistor de 1,4 ohms (ou valor comercial menor, de precisão) para garantir que minha saída do TC não ultrapasse 200mV.

Eu estou certo com esses valores? Teria alguma recomendação a passar sobre meu caso? Notei tuas recomendações sobre ter secundário aberto e esses perigos e fiquei ainda mais receoso com o caso.

Não posso (agora) usar sensores invasivos e nem bibliotecas prontas (gambiarras que encontrei) no meu projeto. Retificador de precisão eu já testei, mas estou tendo problemas para ter os dois picos (onda completa) em igual amplitude (me faltam resistores de precisão e estou com pouco tempo agora).

Obrigado.

Encontrei mais essa solução para o sensor.

Tem que montar, ajustar a amplificação do sinal .

A vantagem é que é alimentado com +5V.

Usei um circuito idêntico a esse, José.

Difícil é conseguir os dois picos de sinal (onda completa) de mesma amplitude... mas essa abordagem com transistores eu não tinha visto. Se minha tentativa agora com AD736 não funcionar a contento esse aí é outro que vou testar.

Por favor, qual link dessa imagem? Desejo dar uma lida nela.

Obrigado.

Não é link. Esse circuito eu copiei de uma revista Elektor Antiga. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço