Leitura de RPM para Datalogger Automotivo (Arduino, SDCard e LCD 1602) com FuelTech

Bom vou explicar o cenário, estou desenvolvendo um Datalogger automotivo, ele tem a função de monitorar tudo que acontece com o carro e armazenar em um cartão Sd, Uso para carros de arrancada, competição e/ou modificados sistema de injeção com a Fueltech, Pandoo Injetech e etc... O Datalogger tem a função de capturar os dados como, posição do acelerador, pressão atmosférica do coletor, temperatura do motor e etc... isso já esta funcionando perfeitamente, Já esta coletando os dados armazenando em um SD e exibindo em tempo real em um Display 1602, porém eu preciso de Ler o RPM do carro, e essa parte que não estou conseguindo desenvolver, estou coletando o sinal do motor, medido antes, ele gira em torno de 2V porém as leituras ocila muito e não tem nada a ver com o RPM do carro, estudando um pouco sobre o assunto, eu descobri que ele trabalha em frequencia Hz e estou tentando ler isso pelo arduino, até encontrei um material, em [url]http://www.avdweb.nl/arduino/hardware-interfacing/frequency-period-... [/url] porém jogo dentro do arduino e não compila, mesmo colocando as bibliotecas no lugar, alguém tem um rumo pra mim caminhar ou solução? 

Já tentei da 022 até a 1.5 do arduino 

Exibições: 34202

Responder esta

Respostas a este tópico

É um BOSCH MONOMOTRONIC MA 1.7

José Miguel, eu não entendi como multiplicar por 2...

No meu entendimento, talvez ele precisará amplificar e ou digitalizar o sinal do sensor de rotação.

Achei esse  link com os diagramas:

http://www.xpeedclub.com.br/xtechlib/tecnica_ie/Ca49.htm

Alguem sabe o que faz o sensor de FASE?

É exatamente esse que eu tenho no meu, José.
Pra mim, ele serve para contar os giros da roda fônica, não é isso?
Testei nele hoje, mas para minha decepção não funcionou.  =(
Acredito que se fosse qualquer outro tacômetro, funcionaria. Mas esse painel é do capiroto. rsss

Só que no meu, ele vem assim, como sensor de rotação.
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca44.htm#Funciona

o fio q vc usou foi o do pino 24?

vc testou com caneta de polaridade?

em geral o pulso eh negativo mas faça um teste pra ver se no seu caso vc nao tem um pulso positivo ou se o painel precisa de um pulso inverso ao q o carro lhe da nao me lembro ao certo como eh o do tipo (sabe como eh fiat neh !!!)

todo caso acho q se vc usar dois 4n25 no lugar dos diodos funcione 

no seu caso "pipocou" a igniçao pq o faisca estava saindo nos quatros cilindros ao mesmo tempo 

o fato de ter 2 fios de pulso e um vcc eh pq a faisca sai ao mesmo tempo em 1e4 dps em 2e3 juntando tudo (mesmo com diodo) vc estara fazendo um jumper o q acarretara no defeito

Isso mesmo, José Miguel. Eu usei o pino 24 da UCE, mas não marcou o RPM.

Só consegui algum resultado, mesmo que pela metade, foi no fio da bobina.

Pois é, eu acreditei nisso também, já que liguei os dois fios de sinais juntos. Ainda bem que não queimei nada. rssss

Vou tentar colocar então os dois 4n25. Tomara que funcione.

Obrigado, José Miguel.

Caio, pode ser que o pino 24 (tacometro) possa ser coletor aberto. 

Eu testaria com um resistor de 10K ohms ligado ao 12V.

E provavelmente, o pulso deve ser negativo.

O seu painel aceita pulsos de 12V ? Ou de 5V? 

Se for de 5V teria que fazer um circuito para adequar a tensão.

José Gustavo, eu tenho o de 10k aqui. Posso tentar colocá-lo lá.
Acho que o pulso é negativo mesmo.
O painel é 5v.
Posso tentar com LM7805. 

Caio o que eu quero dizer é que se o Painel aceita pulsos de 5V tem que adequar o sinal:

Veja esse exemplo, eu colocaria um resistor de 10K (ou 4,7K) e um zener de 4,7V:

José, sem querer explorar da sua boa vontade. Mas por favor, só me confirme o seguinte.

A ligação seria exata para eu juntar os dois sinais com o 4n25, seria mais ou menos assim?

Sinal bobina ---------- base

Negativo -------------- emissor

Coletor ---------------- painel

todo o sistema de injeçao funciona com 5v somente a alimentaçao do mesmo eh feita com 12v ou seja sensores e saidas todas em 5v por isso q muitos dos dispositivos do carro sao acionados com gnd

o sensor de fase eh responsavel pela leitura do ponto max. do cilindro ou  PMS

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço