Boa tarde pessoal.

Estou trabalhando em um projeto, “ detector de lâmpada queimada” consiste em identificar e emitir um sinal sonoro se alguma das lâmpadas do circuito estiver queimada, este circuito se trata de um chicote elétrico automotivo onde temos quatro lâmpadas : duas da placa e duas da lanterna , ate ai tudo bem já foi feito através do monitoramento de corrente com um sensor ACS 712 e um arduino.

O problema é que quando testei em uma fonte de 12v cc acorreu tudo bem pois as lâmpadas ligadas temos 4A de corrente e se tiro alguma ou queima a corrente cai pra 3 e assim sucessivamente , porem quando liguei na bateria do carro a corrente fica oscilando hora ficam com 4A hora cai pra 2A , então queria ajuda pra fazer essa corrente da bateria se manter sem variação igual a da fonte

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Respostas a este tópico

Leonardo,

   Até onde vão meus parcos conhecimentos, corrente depende de consumo.

   Logo, se quanto mais coisa ligada mais corrente vai ser consumida e vice versa.

   Em um carro, tem muita coisa ligada na bateria , e muita coisa que vai ligar e desligar sozinha, logo, não sei se o controle da corrente é o melhor metodo pra identifica lampadas queimadas em um circuito onde outras coisas, inclusive coisas fora do seu controle estarão ligadas.

    Eu tava pensando em algo bem mais simples pra identificar lampadas queimadas, é o seguinte:   Uma lampada nada mais é que um fio enrolado por onde a corrente circula(ao menos as incandescentes) , dai se você pensar bem, uma lampada queimada nada mais é que um interruptor.

   A minha ideia era colocar um resistor alto, algo como 10 ou 100k, em um dos terminais da lampada, de prefenrencia, não do que vem da tomada, mas o que prossegue, e analisar simplesmente a passagem de corrente, se vocÊ desligar a alimentação ou a lampada queimar a leitura se dará no arduino.

Estou fazendo apo teste com a bateria fora do carro e tenho o circuito do chicote elétrico com quatro lampadas porem são duas duplas jampeadas ( duas da placa e duas da lanterna)

.

Anexos

Circuito CC usa + e - . Circuito CA usa F e N.

O motor do carro estava funcionando?

O circuito da bateria tem muito ruido eletrônico que deve ser filtrado, quando o motor esta em funcionamento ( centelhas das bobinas) .

O circuito de teste da suas lampadas é externo ao carro ?

Um modo interessante de monitorar o consumo de corrente do carro é medir a queda de tensão no cabo de energia da bateria (vi isso numa revista Elektor antiga) . 

Estou testando com a bateria fora do carro ...

Estou tendo problema com as variações na corrente !

Não entendi - o chicote esta montado no carro ? 

Faça uma montagem de teste fora do carro.

Com as 4 lampadas acesas deveria dar 4A , certo?

E a corrente esta caindo para 2A ? Tem algum mau-contato no seu circuito...

As lampadas diminuem o brilho ?

estar tudo fora do carro ( a bateria e o chicote eletrico) eu fiz um dispositivo pra teste ,porem percebi que a corrente estar com uma variação e dificultando na programação pois tenho que ver um valor de corrente na falta de uma das lampadas e fazer o set point na programação.

A bateria do carro é uma bateria especial de descarga rápida, ela não funciona igual uma bateria de uso continuo como uma de 12 volts de alarme por exemplo, a corrente dela vai variar de acordo com o tempo, por exemplo:

Se usar ela agora vai acontecer uma descarga rápida, ao desligar o circuito ela mostrara uma corrente bem menor.

Se deixar ela parada um tempo a corrente dela vai estabilizar e já vai te exibir outra corrente.

Quando o carro está em funcionamento a bateria é cortada e quem alimenta o carro é o alternador que pode variar muito mesmo a corrente.

Acho que está montando seu projeto da forma errada, deveria fazer um projeto que verificasse por exemplo se há ou não circulação de corrente no circuito da lampada. Seria muito mais simples.

Edilson, bateria de carro ou bateria de alarme usam o mesmo princípio - Chumbo-acido .

Comportamento idêntico. 

José tenho estudado muito sobre baterias justamente para fazer um tutorial aqui no fórum.

Existe sim diferença entre elas e são:

Baterias de descarga rápida = alta amperagem por curto espaço de tempo (Ideal para carros)
Bateria de uso continuo (estacionária) = amperagem diminui com o uso mas com um tempo mais longo.(ideal para circuitos eletrônicos)
Baterias solares = podem ser chumbo ácido ou não, e são especiais apenas para paíneis solares, mas trabalham com descarga rapida e alta amperagem se necessário dependendo do tipo de montagem do banco de baterias o que permite a ligação de um chuveiro por exemplo que chega aos seus 35 A

A bateria do carro em especial é diferente:

De acordo com sua utilização existem:
Acumuladores ESTACIONÁRIOS (ciclo profundo)
Acumuladores TRACIONÁRIOS
Acumuladores de ARRANQUE 

As baterias automotivas são baterias de ARRANQUE. Tanto a bateria de Arranque quanto a Estacionária (também chamada de Bateria de Ciclo Profundo) são baterias de ácido-chumbo, que usam exatamente a mesma química para sua operação. A diferença está na maneira como as baterias de arranque otimizam seu projeto para uma descarga rápida em alta amperagem na margem dos 40A a 70A. 

No caso a bateria de alarme de chumbo acido é uma bateria estacionária de ciclo profundo por esse motivo a variação de corrente nela é estável e decrescente.

Sera que se colocar um regulador de tensão resolvo esse problema, tipo regulo para 10v inves dos 12 da bateria...

acredito que sim, mas seria mais interessante um menor ainda. Tipo 9 a corrente da bateria do carro pode cair bem rápido. Principalmente nos casos onde o carro não quer pegar e você fica virando a chave varias vezes, se isso ocorrer pode o teu sistema dar um falso positivo. Acho que seria interessante tu fazer justamente um teste assim, tipo desliga a bomba de combustível e aciona a ignição até a bateria morrer e só o painel do carro acender. ai vai lá e mede quanto ela está largando de tensão. Ai você vai ter uma ideia real de quanto é o minimo a ser medido.  

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