TUDO PRONTO!!!

Inauguração da Incubadora e do Espaço Lab de Garagem, nosso lab compartilhado, no

dia 06/11 das 15h00 às 20h00.

Não perca!


--------------------------------------------
Galera,

O Lab de Garagem está crescendo rápido e tem atraído "garagistas" extremamente criativos e empenhados em transformar ideias em realizações, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos.
A maioria de nós, e eu me incluo no grupo, não teve ainda a oportunidade de expressar toda a sua vocação tecno-científica, já que o mercado de trabalho e as universidades parecem não dar o devido valor a essa capacidade, seja por questões econômicas, políticas ou culturais.

No entanto, nós precisamos pagar o nosso pão de cada dia, e por isso devemos focar em nosso trabalho atual para garantir o sustento da família. O que deixa nossas invenções, criações, ideias e projetos para o final de semana ou horas vagas. E claro, dentro do pouco orçamento que sobra.

Mesmo trabalhos free-lance, não permitem um pleno crescimento profissional e não dão a total liberdade de usufruir financeiramente de nossas próprias criações.

Nas últimas semanas, tenho imaginado formas de transformar esse talento "garagista" no ganha pão principal. Em algo que permita-nos viver de nossas ideias e desenvolvimento.

Uma possibilidade que me veio a mente e que estou tentando estruturar é a criação de uma incubadora de micro-empresas de tecnologia. Seria um local onde poderíamos trocar ideias, experiências e compartilhar recursos comuns, como laboratórios, equipamentos, instalações e estrutura de escritórios e serviços de gestão.

Ainda não passei para a etapa de projeto, ainda estou na ideia, porque antes gostaria de saber o que vocês pensam a respeito. Vocês teriam interesse em participar? Como acham que isso deveria ser feito? O que esperar de um local assim?

Abraços!

Exibições: 1084

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico



Marcelo Rodrigues disse:
Jair,

Muito obrigado pelas suas dicas. O caminho que estamos tomando nesse momento é exatamente esse.
Uma curiosidade, a casa está pegando essa mesma cara da foto que você postou. Até as cadeiras são iguais!
O coworking parece uma abordagem bem interessante. Tenho imaginado algo como clube+coworking+incubadora.
Vai postando suas ideias porque elas certamente influenciarão as decisões a serem tomadas.

João,

????? Poderia elaborar melhor a sua ideia? Pelo que entendi você é um defensor das patentes. Certo? O que você pensa do Open Source e das dificuldades técnicas, jurídicas e financeiras de se proteger uma patente? Acha que é mesmo viável? Realmente gostaria de aprimorar minha visão a esse respeito.

Abraços!

A CARTA PATENTE ,É COMO A ESCRITURA DE UMA CASA ,VOCE PAGA IPTU,PARA USAR A RUA.....E NÃO A CASA, A RUA É PÚBLICA, A CASA É PRIVADA, A SERGETA É RÉS PÚBLICA, ,ANTES DE DE MOSTRAR SUA IDÉIA, FAÇA UMA ESCRITURA(PATENTE)NO INPI DO BRASIL, É INÚTIL,POIS VAI PARA O LIXO DO PEDRO 2,E CAI EM DOMINIO PÚBLICO, A SAIDA É PROTOCOLAR FORA DO BRASIL, E PUBLICAR O TRABALHO NA INTERNET, ASSIM QUEBRA-SE O PROTOCOLO DE PARIS, E A PATERNIDADE FICA DE QUEM MOSTRAR PRIMEIRO, COMO NA LEI DOS MARES, VOCE TOMA POSSE DA PROPRIEDADE, COBRANDO TARIFAS DOS PIRATAS E CORSÁRIOS, SEM TER QUE ZARPAR...............DA SUA GARAGEM.................USE AFÉ........................FUNCIONA. ASSIM......WWW.BAIRROVILAOLIMPIA.COM.BR/VELADEIGNICAO............................ É A MÃE DA VELA PLASMA.
O PAI ...........É FALECIDO.....SEM ÓBITO OFICIAL.................SAFO.
LEIA A CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS Á CONSTITUIÇÃO E AS LEIS DE PATENTE ..ANTES DE ENTRAR EM COMBATE.

joao artur graf disse:


Marcelo Rodrigues disse:
Jair,

Muito obrigado pelas suas dicas. O caminho que estamos tomando nesse momento é exatamente esse.
Uma curiosidade, a casa está pegando essa mesma cara da foto que você postou. Até as cadeiras são iguais!
O coworking parece uma abordagem bem interessante. Tenho imaginado algo como clube+coworking+incubadora.
Vai postando suas ideias porque elas certamente influenciarão as decisões a serem tomadas.

João,

????? Poderia elaborar melhor a sua ideia? Pelo que entendi você é um defensor das patentes. Certo? O que você pensa do Open Source e das dificuldades técnicas, jurídicas e financeiras de se proteger uma patente? Acha que é mesmo viável? Realmente gostaria de aprimorar minha visão a esse respeito.

Abraços!

MAIS DE 90% DOS "INVENTORES",QUE SE VÊ NA MÍDIA, SÃO IMPOSTORES, LARANJAS,POIOS AS PATENTES QUE NÃO SÃO MOSTRADAS AO PÚBLICO, FICA COM OS PIRATAS NO BASTIDOR, E O INVENTOR ACABA SEMPRE NA MISÉRIA MORAL/SOCIAL, DEPOSITAR UMA PATENTE,CUSTA !00%, DEPOSITAR O PROTOCOLO CUSTA 0,001%, USE A INTELIGENCIA....COM FÉ.........VOCE SAI DO LABIRINTO DAS CORPORAÇÕES, DANDO SUA IDÉIA DIRETAMENTE AOS CONSUMIDORES.....SEM INTERMEDIÁRIOS.......O LUCRO MORAL, VALE MAIS QUE O MONETÁRIO, QUEM GOSTAR DA SUA IDÉIA ...PAGA.....DIRETO NA SUA CONTA .....PUBLIQUE ...SEU TALENTO...ANTES DO INPI JOGAR NO LIXO DO PEDRO 2...INPI ...............PTOTOCOLE FORA DO BRASIL.....E $ERÁ RE$PEITADO NO RE$TO DO MUNDO..

Rafael Campos Las Heras disse:
Olá pessoal,

Gostei da ideia, so nao gostei do das patentes. Para mim, as patentes evitam a innovaçao e o desenvolvimento. Tem iniciativas de Hardware Aberto que acho vão mudar os conceitos de negocios. Permete formar grupos multidisciplinares e multinacional, que sempre dão as vissões que tenem permetendo fazer ums produtos mais globais. OS modelos de negocios baseados em patentes são bons quando você tem um escritorio de advocacia, mais para firmas pequenas e dificil se adaptar.

Eu so colaborarei nesta ideia se as licencas forem abertas.
Por um conhecimento livre ;)
--
Rafael Campos Las Heras
João,

Para ser sincero, não sou muito a favor das patentes (já fui no passado). Tenho lido muito e conversado com muitas pessoas. As licenças open source acabam por valorizar muito mais o inventor, que passa a contar com uma comunidade inteira sobre o seu produto, que alem de ajudar a divulgar, acaba por aprimorar o produto. Além disso, se o inventor não tiver rios de dinheiro para proteger sua patente, de nada vai adiantar. Nesse caso quem ganha é o advogado e os escritórios de assessoria. A pirataria é desencorajada no open source. Então, acabo não vendo razão para patentes. Isso sem falar nas questões sociais, não menos importantes.

Abraço!

explicando o nó de górdio,na cabeleira de medéia,aos inventores natos, ; A CARTA PATENTE CRIADA EM 1789 DURANTE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, COMO TÍTULO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL,POLITICA/ECONOMICA, É AINDA USADA NO G7 PARA IMPEDIR OS OUTROS DE PARTICIPAR DA PLANTA INDUSTRIAL ATUAL E FUTURA, E TAMBÉM RETENDO OS DIREITOS NA PASSADA, COMO NA LEI DOS MARES, QUEM CHEGA PRIMEIRO NA ILHA COM BRAZÃO DO REI ,TOMA POSSE DOS DIREITOS, PORTANTO SE A SUA ILHA(IDÉIA/INVENTO) NÃO FOR REINVINDICADA OFICIALMENTE COM PROTOCLO G7,A SUA ILHA SERÁ INVADIDA POR POSSEIROS DAS CORPORAÇÕES, CASO DO TIPO BINA-GURGEL-HATSUTA/LORENZETTI/BIACHI/ETC, PORTANDO A SAIDA É PROTOCOLAR/PUBLICAR E PROSTITUIR A IDÉAI ANTES QUE OUTRO O FASSA EM SEU LUGAR, O QUE VALE ,É NÃO PERMITIR AOS JÁ MILIONÁRIOS ,GANHAR MAIS COM SUA INGENUIDADE,É A DIFERENÇA ENTRE PAI BIOLÓGICO E PAI JURIDICO, UM FECUNDA OUTRO REGISTRA, FAÇA VOCE AS DUAS COISAS.ASSIM OS PIRATAS SERÃO DERROTADOS SEM VOCE SAIR DA GARAGEM.
PÉRGUNTE AO B.GATTES, SE ALGUM DOS SEUS PROGRAMAS -MSDOS-3.0-3.1-95-98-2000-XP-WIN7-ETC,ESTA EM DOMINIO PÚBLICO? ELE É O PAI DUPLO DE TODOS,SENDO QUE MAIS DE 99% ELE COMPROU DE ESCRAVOS VOLUNTÁRIOS DO TECLADO.MAS PAGOU A VISTA E PAGOU BEM,ELE NÃO É MESQUINHO/AVARENTO COMO OUTROS 99% DOS MILIONÁRIOS ESTELIONATÁRIOS.
O PENDRIVE ,FOI TEORIA DE UM ARGELEIRO,PROF. GAUCHO DEIXOU SUA TESE DE PRESENTE NA SORBONE,COM TÍTULO-MAGNETO RESISTENCIA GIGANTE ,QUE DEU ORIGEM AS MEMÓRIAS SOLIDAS, ? QUANTO ISTO RENDEU A FRANÇA,ATÉ HOJE? UMS 4 TRILHÕES NO PIB- DE 1985 A 2010.,ELE CONTINUA NO SUL COM SALARIO DE R$ 2.500,00 DANDO 8HS DE AULA /DIA. O FISICO........ZINHO/>
SEJA HONESTO CONSIGO MESMO, ASSIM TODOS LUCRAM ,IMPEDINDO MONOPÓLIOS DOS PREDADORES.DE INVENTORES INCAUTOS.
A PATENTE DA VELA DE IGNIÇÃO 1889, ESTA ATÉ HOJE EM LITIGIO LEGAL ENTRE O BOSCH ALEMÃO E O EIQUEN FRANCES, A MINHA VELA PLASMA DKW66, EU SALVEI NO WIPO POR R$1,00- A FILHA DA DKW66 ESTA NO AR...VEJA LÁ,
PESQUISAR NO GOOGLE VELA PLASMA OU VELA RASTREANTE, JÁ ME RENDEU MUITAS CALUNIAS/OFENÇAS/INVEJAS/PRAGAS/ETC SER INVENTOR, É O PIOR OFICIO DO MUNDO ,OS MALANDROS NOS ODEIAM ATÉ A MEDULA..............WWW.SINDINVENT.BLIG.IG.COM.BR...........ATRAQUE AQUI SEU BOTE.
Marcelo Rodrigues disse:
João,

Para ser sincero, não sou muito a favor das patentes (já fui no passado). Tenho lido muito e conversado com muitas pessoas. As licenças open source acabam por valorizar muito mais o inventor, que passa a contar com uma comunidade inteira sobre o seu produto, que alem de ajudar a divulgar, acaba por aprimorar o produto. Além disso, se o inventor não tiver rios de dinheiro para proteger sua patente, de nada vai adiantar. Nesse caso quem ganha é o advogado e os escritórios de assessoria. A pirataria é desencorajada no open source. Então, acabo não vendo razão para patentes. Isso sem falar nas questões sociais, não menos importantes.

Abraço!
Gostaria de poder aprender mais sobre o open source.
Venho estudando um pouco este assunto de patentes nos últimos meses.
E gostei muito do coemntáerio acima foi enriquecedor pra mim.
Venho desenvolvendo algumas idéias e não tenho recursos para patentear inetrnacionalmente.
Já depositei o meu primeiro pediso de registro de patente e espero entender melhor como funciona o pedido internacional.

AS PATENTES INTERNACIONAIS,É MONOPÓLIO DAS CORPORAÇÕES/GOVERNOS. OS CIDADÃOS COMUNS FORA DO G7 NUNCA TIVERAM ACESSO A ESTE MERCADO, PORTANTO A SAIDA ESTRATÉGICA, É PROTOCOLAR NO DNPI URUGUAY QUE APRESENTA EM TODOS OS OUTROS PAISES P/ CONTESTAÇÃO DE PRAXE, E $EM TER $$$ PARA CONTINUAR, A SAIDA É PÚBLICAR A IDÉIA,PROCURANDO INVESTIDOR ,QUE PODE BANCAR E PRODUZIR SEU INVENTO, O RISCO É 100%, PORTANTO O RETORNO PODE SER TAMBÉM 100%$, AS PATENTES NO INPI, NÃO SÃO APRESENTADAS FORA, E VÃO PARA O LIXO DOS PIRATAS DO ARTIGO 12-2 A DA CONST.88,QUE ALEGAM DIREITOS ADQUIRIDOS , A MALDIÇÃO DO BARÃO DE MAUÁ.... E TRATAM OS BRASILEIROS COMO MENDIGOS, O INPI É NOSSO.....FAÇA GREVE,PROTOCOLE FORA E MANDE CÓPIA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E DO INPI ATÉ FURAR O BLOQUEIO DOS PARASITAS INSTITUCIONAIS....... DOUTRINA SIB........NATURALIZE-SE OU DEIXO-O..........O BRASIL É NOSSO...FORA COM OS ESTELIONATÁRIOS INSTITUCIONAIS....LEIA A CONSTITUIÇÃO ANTES DE ENTRAR EM AÇÃO.....ARTIGO 12.. A....218.
A MÃE BRASIL CONTA COM SEUS FILHOS LEGITIMOS......A LUTA É SUA.
PROCURE WWW.CIKATO.COM.UY ........ É A SAIDA MAIS PRÓXIMA DO INPI, , PELO SUL.....ATÉ O NORTE$$$$$

Ney Paulo Sampaio Barbosa disse:
Gostaria de poder aprender mais sobre o open source.
Venho estudando um pouco este assunto de patentes nos últimos meses.
E gostei muito do coemntáerio acima foi enriquecedor pra mim.
Venho desenvolvendo algumas idéias e não tenho recursos para patentear inetrnacionalmente.
Já depositei o meu primeiro pediso de registro de patente e espero entender melhor como funciona o pedido internacional.
Pessoal,

Como a discussão está se desviando do assunto deste tópico, abri um novo tópico com esse tema. Assim, essa discussão pode se manter no seu assunto principal, a Incubadora Lab de Garagem. ;-)

Abraços!
Tomei a liberdade e traduzi o site em espanhol da “CIKATO ADVOGADOS” do Uruguay, sugerida pelo nosso amigo João Artur Graf e estou postando aqui.

Traduzido para o português Brasil.

Link original em espanhol:

http://www.cikato.com.uy/firma.php

“Cikato Advogados foi fundada em 1962, quando o Dr. Manfred A. Cikato começou sua carreira como advogado na área de Propriedade Intelectual.

Na década de oitenta os advogados da Cikato ganharam sua reputação e iniciaram o processo de diversificação das suas atividades a outras áreas relacionadas com a IP, como a falsificação de marcas e patentes, direito do entretenimento e de direitos autorais.
Em meados dos anos noventa a Cikato solidificou sua imagem como a maior firma de advocacia especializada em propriedade intelectual e direitos conexos e desde então tem vindo a aconselhar os clientes domésticos e internacionais com diferentes necessidades, quer seja na hora de investir no Uruguai , como em outras partes da região.

Cikato Advogados, atualmente é o escritório de advocacia mais conhecido no Uruguai, adquiriu experiência em diversas áreas de direito, desde a aventura iniciada pelo seu fundador, em 1962.

Cikato equipe jurídica continua a ser liderada pelo Dr. Cikato.
Junto com o fundador, a equipe conta com profissionais de diversas disciplinas do direito, que prestaram apoio, aconselhamento e trabalho de equipe eficiente em diferentes áreas. A empresa dispõe de 11 advogados, os grupos de estagiários, contadores e agentes de patentes e marcas, notários, tradutores públicos, químicos, engenheiros de software e mecânica, marketing e relações públicas e uma equipe administrativa de mais de 30 pessoas.

Equipe Cikato Advogados - Propriedade Intelectual oferece um dos melhores serviços jurídicos de propriedade intelectual no Uruguai e na América Latina, que inclui redação e pedidos de patentes, as questões de violações da propriedade intelectual em todas as áreas da indústria, marcas e as questões da pirataria de nomes de domínio e as ações em nome das melhores marcas conhecidas no mundo, Internet e Comércio Eletrônico e seus direitos autorais, jurídicos e de direitos conexos, as questões legais de software, licenciamento e transferência de tecnologia , a propriedade intelectual de due diligence, a proteção de novas variedades e cultivares, a biodiversidade, direito do entretenimento, direito comercial, entre outras áreas do direito relativo à Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação.

A visão da empresa é ser um dos principais escritórios de advocacia da América Latina, com serviços eficientes para empresas em todo o mundo e proteger seus interesses de forma eficaz, com uma relação pessoal com o cliente e assim definindo-se como uma família de bons amigos e relacionamento honesto.

A missão declarada desde 1962, continua sua tradição de lealdade e de confiança iniciado por seu fundador, um trabalho sólido de costume, acreditando no espírito de equipe e motivar todos os funcionários para fazer parte de uma grande família, com o objetivo de proporcionar o melhor serviço possível. Considerações éticas são a base do nosso trabalho diário, junto com profissionais de vários estudos sobre diversos temas e um estado da arte da tecnologia, fazendo-nos um dos escritórios de advocacia mais seguror e respeitados na região.

Cikato Associação é membro de várias associações jurídicas em todo o mundo, como INTA, ASIPI, AIPLA, ABPI, AAAPI, PTMG, LES, e a Câmara Americana de Comércio, da Câmara Uruguaia de Comércio, a Ordem dos Advogados do Uruguai, a Associação Argentina de Direito do Entretenimento, entre outros.

Por favor, visite nosso novo website e entre em contato conosco se você ou algum colega precise de assistência legal no Uruguai ou qualquer outro país na América Latina.
Congratulamo-nos com seus comentários e estão abertos a qualquer crítica ou sugestão para que possamos continuar melhorando dia a dia.

Por fim, agradecemos a todos os nossos clientes, colegas, amigos, fornecedores, profissionais e administrativos pela confiança e lealdade que nos deram durante todos estes anos, o que nos faz dia a dia lutar pela mudança e o progresso neste mundo desafiador e fascinante em que vivemos.”

A equipe de advogados Cikato
Equipe de Gestão
Copyright 2010


ao romeu ,obrigado pelo interesse, minha proposta como sindicato de inventores garagistas independentes,´alertar os colegas,sobre o uso de má fé nas instirtuções burocraticas,onde os inventores são tratados como otários,assim basta protocolar sua idéia fora do brasil e mandar cópia ao presidente do inpi, como resposta aos técnicos macunaimas que jagam nosso trabalho no lixo, ,o que conta é a paternidade, e não a propriedade, antes de mostrar sua idéia ao público, protocole..custa u$ 150,00 no uruguay e pode ser grátis se nos unirmos e pleitear ao consul um salvo conduto intelectual no dnpi......obrigado artur. Romeu Pfundner disse:
Tomei a liberdade e traduzi o site em espanhol da “CIKATO ADVOGADOS” do Uruguay, sugerida pelo nosso amigo João Artur Graf e estou postando aqui.

Traduzido para o português Brasil.

Link original em espanhol:

http://www.cikato.com.uy/firma.php

“Cikato Advogados foi fundada em 1962, quando o Dr. Manfred A. Cikato começou sua carreira como advogado na área de Propriedade Intelectual.

Na década de oitenta os advogados da Cikato ganharam sua reputação e iniciaram o processo de diversificação das suas atividades a outras áreas relacionadas com a IP, como a falsificação de marcas e patentes, direito do entretenimento e de direitos autorais.
Em meados dos anos noventa a Cikato solidificou sua imagem como a maior firma de advocacia especializada em propriedade intelectual e direitos conexos e desde então tem vindo a aconselhar os clientes domésticos e internacionais com diferentes necessidades, quer seja na hora de investir no Uruguai , como em outras partes da região.

Cikato Advogados, atualmente é o escritório de advocacia mais conhecido no Uruguai, adquiriu experiência em diversas áreas de direito, desde a aventura iniciada pelo seu fundador, em 1962.

Cikato equipe jurídica continua a ser liderada pelo Dr. Cikato.
Junto com o fundador, a equipe conta com profissionais de diversas disciplinas do direito, que prestaram apoio, aconselhamento e trabalho de equipe eficiente em diferentes áreas. A empresa dispõe de 11 advogados, os grupos de estagiários, contadores e agentes de patentes e marcas, notários, tradutores públicos, químicos, engenheiros de software e mecânica, marketing e relações públicas e uma equipe administrativa de mais de 30 pessoas.

Equipe Cikato Advogados - Propriedade Intelectual oferece um dos melhores serviços jurídicos de propriedade intelectual no Uruguai e na América Latina, que inclui redação e pedidos de patentes, as questões de violações da propriedade intelectual em todas as áreas da indústria, marcas e as questões da pirataria de nomes de domínio e as ações em nome das melhores marcas conhecidas no mundo, Internet e Comércio Eletrônico e seus direitos autorais, jurídicos e de direitos conexos, as questões legais de software, licenciamento e transferência de tecnologia , a propriedade intelectual de due diligence, a proteção de novas variedades e cultivares, a biodiversidade, direito do entretenimento, direito comercial, entre outras áreas do direito relativo à Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação.

A visão da empresa é ser um dos principais escritórios de advocacia da América Latina, com serviços eficientes para empresas em todo o mundo e proteger seus interesses de forma eficaz, com uma relação pessoal com o cliente e assim definindo-se como uma família de bons amigos e relacionamento honesto.

A missão declarada desde 1962, continua sua tradição de lealdade e de confiança iniciado por seu fundador, um trabalho sólido de costume, acreditando no espírito de equipe e motivar todos os funcionários para fazer parte de uma grande família, com o objetivo de proporcionar o melhor serviço possível. Considerações éticas são a base do nosso trabalho diário, junto com profissionais de vários estudos sobre diversos temas e um estado da arte da tecnologia, fazendo-nos um dos escritórios de advocacia mais seguror e respeitados na região.

Cikato Associação é membro de várias associações jurídicas em todo o mundo, como INTA, ASIPI, AIPLA, ABPI, AAAPI, PTMG, LES, e a Câmara Americana de Comércio, da Câmara Uruguaia de Comércio, a Ordem dos Advogados do Uruguai, a Associação Argentina de Direito do Entretenimento, entre outros.

Por favor, visite nosso novo website e entre em contato conosco se você ou algum colega precise de assistência legal no Uruguai ou qualquer outro país na América Latina.
Congratulamo-nos com seus comentários e estão abertos a qualquer crítica ou sugestão para que possamos continuar melhorando dia a dia.

Por fim, agradecemos a todos os nossos clientes, colegas, amigos, fornecedores, profissionais e administrativos pela confiança e lealdade que nos deram durante todos estes anos, o que nos faz dia a dia lutar pela mudança e o progresso neste mundo desafiador e fascinante em que vivemos.”

A equipe de advogados Cikato
Equipe de Gestão
Copyright 2010
Favor postar nesse tópico apenas comentários relativos ao tema "Incubadora Lab de Garagem". Para assunto ligados a patentes ou licenças, siga este link.

Obrigado!
Marcelo a quantas andam suas ideias sobre a incubadora de garagem..?
o que acha de apoio de organizaçoes governamentais?
o que voçe acha sobre empresas que nasceram de incubadoras em universidades e hoje sao pioneiras em serviços de tecnologia inovadora?voçe acha que poderiamos procurar alguma associaçao com estas? de modo que podem tambem ajudar como foram ajudadas!
voçe pensa em reconhecer firma da incubadora de garagem?
estou pesquisando sobre o tema... e venho lhe apresentar esta empresa que nasceu em uma encubadora qui da pc-rio. http://www.ativatec.com.br/
Vamos dircutir e nos organizar,para alcançarmos nossos objetivos com sucesso.
xD

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço