As Lâmpadas de LED atuais são de baixa potência, apesar de produzirem um boa iluminação. 

Isto é, são muito eficientes na produção de energia luminosa. 

Não sei se já abriram uma lâmpada dessas, para descobrir como funcionam.

Já abri algumas e percebi que todas lampadas de LED 127V ou 220V CA possuem internamente uma mini-fonte CC. É claro, pois como todos sabem, o LED é um diodo e somente conduz a energia em um sentido. Por isso precisam de corrente contínua para produzirem luz.

Recentemente estava pensando sobre isso. Por que não desenvolver um sistema de iluminação com energia CC de 12V ? 

Acho que com o uso dessa energia CC poderia baratear o sistema, otimizar o uso da energia, baratear o controle, permitir o uso de No-break com uma bateria de 12V, etc. 

O que acham da minha idéia ? 

Exibições: 24634

Responder esta

Respostas a este tópico

Mas a fonte que usou não era a que veio juntamente com o SPOT de 4 leds? 

Será que era exatamente 12V ou mais um pouquinho ?

Será que cada LED usa somente 3V ? 

O mais frequente é cada LED usar mais de 3V. 

Obrigado pelas respostas.

Abraços. 

Vamos lá. 

A lâmpada é constituida por 4 leds, não é um spot. Outra a mini fonte (foto abaixo), que veio dentro da lâmpada era 127Vca/12Vcc para alimentar os leds que estão em série.

Cheguei a conclusão que cada led consome 3V porque estão ligados em série e na saída desta fonte medi os 12V.

Com estas fontes nas lâmpadas, teria de desenvolver a parte do Zero Cross no meu projeto. O que fiz foi retirá-las das lâmpadas e passar a utilizar uma fonte externa de 12Vcc.

 

Abraços.

Oi JG, boa tarde.

Fiz um levantamento dos valores de voltagem das lampadas da casa de meu cunhado e encontrei

umas coisa muito interessantes:

varias lampadas estão queimadas após poucos dias de uso.

A corrente está acima do nominal maximo que é de acredito ser de +- 20mA.

Mas o mais estranho é que todas queimam LEDs das tiras que estão em paralelo, e nenhuma queimou LED 

na parte superior, onde a corrente é o dobro da corrente nos LEDS das tiras laterais.

Rui

Anexos

Rui essa lampada é bem tosca. Não tem regulador de tensão/corrente. 

Imagine um pico de luz - vai queimar os leds !

Não precisa de pico não

ela queima sozinha. kkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

kakakkakaka.

Rui, José projeto finalizado, logo postarei o vídeo no post.

Rui cuidado com os surtos, não é susto. 

Abraços,

JA

Olá Pessoal, boa tarde,

Estou adicionando duas fotos do Spot de LEDs que estou fazendo para a mesma aplicação, mudar as luminárias da minha casa para iluminação a LEDs.

Eu estou trabalhando com LEDs Rebel da Lumileds Philips, essa foi uma escolha particular. O spot esta formado por três LEDs em serie, os resistores que aparecem na foto são de 0 ohms e usei para interligar os LEDs e configurar o spot para um, dois ou três LEDs. O fabricante especifica uma intensidade luminosa de 100 lúmens para uma corrente de 350mA para o LED de tal forma que o spot consegue emitir 300 lúmens, estou gerando 300 lúmens de luminosidade e consumindo aproximadamente 2,98 watts. Uma lampada incandescente de 40 Watts gera 480 lúmens, vocês podem enxergar o beneficio. Com relação as lâmpadas de fluorescente os resultados são diferentes. Uma lampada fluorescente de 9 watts (lampada compacta) gera 450 lúmens de com 9 watts, como conclusão, em qualquer dos casos, a solução a LEDs é mais econômica no consumo e o tempo de vida útil é muito maior.

Por volta dos LEDs adicionei vias que servem como dissipação, essas vias são sugeridas pelo fabricante do LED. Já que e a dissipação é extremamente importante e esta ligado diretamente com a vida do LED, adicionei o dissipador que aparece na outra figura.

Ainda hoje estarei postando um vídeo com alguns comentários com referencia a corrente, tensão e luminosidade do LED.

Samuel, essa placa foi feita por você ?

Ficou otima !  Parabéns !

Mas será que é preciso esse dissipador ? 

Nas lampadas que eu já desmontei, o circuito impresso é colado em uma chapa de alumínio. 

Recentemente eu comprei dois super LEDs de 10 W !

Mas não testei ainda ,,,

SUPER LED Branco 10W

  • Branco Frio (6500k - Azulado)
  • Voltagem de trabalho entre 9V e 11V
  • Corrente de trabalho de 1050mAh
  • Luminosidade entre 700 e 800Lm

Gustavo,

Para fazer essas placas usei uma referencia do fabricante e mandei fazer na China, demoraram em chegar mas o preço das PCBs foi baixo.

Agora estou com outro modelo de placa que eu desenhei no qual estou colocando 15 LEDs, essa PCB vai ter substrato de alumínio. Estarei usando uma nova versão do LED que tem 200 lúmens e conseguirei 3000 lúmens por Spot, com um consumo aproximado de 30 watts.

Com referencia ao dissipador que estou usando na placa anterior, realmente não é necessário, eu coloque para fazer testes. Eu peguei a guia do fabricante para o desenho da placa e a mesma conseguiria dissipar a temperatura do LED sem necessidade do dissipador. A PCB e FR4 dupla face de 0,8mm de espessura.

Se tudo der certo, estarei imprimindo a carcaça em alumínio, para servir como dissipador.

parece que esse super LED que você comprou é bem interessante, aparentemente já em um dissipador de alumínio integrado.

Bom dia pessoal,

eu construí 2 luminárias que uso há mais de 2 anos. A primeira fica ligadas às vezes o dia todo

iluminando a área que fico usando com meu notebook.

Utilizei "carcaças" de luminárias normal, e 2 fontes de 12 volts para alimenta-las.

Utilizei tb pequenos pedaço de calha de  alumínio em U como dissipador.Os Leds que usei nelas são de 10W.

500 lumens e 1050 lumens.

Apesar de não parecer na foto, a luz fornecida por elas é forte e de cor excelente.  

A temperatura na parte externa da luminária é pequena.

http://www.dx.com/pt/p/7022-diy-10w-1050lm-6000k-cob-led-white-ligh...

http://www.dx.com/pt/p/10w-led-emitter-11v-12v-500-lumens-white-650...

Rui

As gambiarras ficaram boas ! 

Sou fã dos LEDs - excelente luminosidade, baixa potência e baixa temperatura.

A iluminação da minha mesa no meu Lab também é com LED. Mas no meu caso desmontei uma lampada (retirei o tubo de acrílico) e a prendi a fita com Leds por baixo de uma das prateleiras.  A fonte coloquei-a em uma caixinha e montei a fiação com um interruptor e tomada.A iluminação ficou  ótima.

Kian Led tube T8 - 9W - 5000K - 850 lm

http://www.kianbrasil.com.br/led-tube/lampada-led-tube-basic

Os sinais luminosos de tráfego (farois) foram trocados a alguns anos atrás em toda Belo Horizonte.

Não queimam e imaginem a economia de gasto com energia. 

Não tem jeito. Os LEDs vieram para ficar e conquistar o sistema de iluminação em todo mundo. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço