Olá pessoal,

sou Daniel, e sou fã de eletrônica.

Estou querendo voltar ao hobbie de eletrônica, fiz mestrado em Educação´Física e

com mente liberada agora posso voltar a relaxar com eletrônica.

Meu projeto é: Controlar minha esteira por android ou pc (usb).

só que não sei por onde começar, estou assistindo as aulas online sobre arduino, e parece que

tem como controlar a esteira de motor de 1,5hp, 110v. pela plaquinha.

Atualmente a esteira é controlada por um potenciometro de 10k.

Abaixo segue uma foto, tem uns torroes pretos na placa é que minha esposa uma vez ligou em 220v.

mas somente o varistor que queimou, troquei e ficou tudo 100%.

Meu plano é substituir o potenciometro por uma placa bluetooth, e desenvolver um aplicativo

android ou pc para controla-la.

 

Alguém já fez algum projeto parecido, de controlar um motor de 110 ou 220v pelo android ou pc?

 

 

 Só mais uma coisa, Esse site é muito legal...

Exibições: 5829

Responder esta

Respostas a este tópico

up

Fala sobre o seu motor, como ele é? corrente alternada ou contínua?

è 110v, corrente continua.

veja o link abaixo.

LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

Então, acho que ficou melhor do que eu imaginava.

então ele é corrente contínua.

Vamos procurar a fonte adequada e só precisamos fazer o arduino controlar por PWM a fonte.

Então vamos criar algo como os transistores.

Entendeu? Já podemos fazer um protótipo.

Usando o proteus. O resto é mais facil.

só me dá uma luz, Preciso de uma idéia. Vamos dizer que a faixa alvo dos batimentos será 120, certo.

O seu sensor, ligado em nosso voluntário (vai ser vc, kkk) vai enviar essa leitura para o arduino. Vamos armazená-la em uma variável chamada frequencia.

se a frequencia for de 80 bantimentos a esteira ficará na velocidade de 11km por hora.

e fazemos um mapeamento. quando o batimento subir a velocidade diminui.

O QUE ACHA?

Entendi mas é mais ou menos assim

zona de treino FC entre 140-145. se ficar acima de 150 a velocidade abaixa, se baixar de 140 ela sobe. o que acha/

A esteira tem um transformador, mas agente controla  a velocidade atualmente por 

´potenciaometro, preciso tirar o potenciometro e controlar por aduino.

Tem algo em mente:

Então,

na realidade vamos fazer um potenciômetro com o arduino.

Analise ai pra gente. Qual a fonte? quanto ela gera, deve ser algo em torno dos 50v.

Dai o potenciômetro regula a voltagem e é essa que vai para o motor.

Vamos colocar o arduino com uma lógica que usará o PWM, ou seja, fara uma saída proporcional.

Estamos caminhando.

Olha isso, e veja se consegue detalhes desse potenciômetro. Preciso saber os detalhes dele, como faixa e potencia.

Ok. vou verificar anoite e te respondo.

Mas acho que a fonte é de 90v.

Olha só.

Esse video abaixo mostra como teremos que fazer. Já que o arduino não consegue controlar este tipo de corrente teremos que usar algo no meio entre o arduino e o motor.

http://www.youtube.com/watch?v=R8sIfp08iII

Onde conseguimos esse esquema desse circuito?

facil,

não precisa preocupar. Precisamos agora saber como funciona seu sensor.

Dá uma procurada em algum datasheet. Será que ele faz uma interupção? Se for, basta contarmos ela na porta 2 ou 3 do arduino e calcularmos os batimentos.

Dai é só fazermos o protótipo no proteus do programa. Claro que vc vai fazer uma bela apresentação de nossos objetivos biológicamente pois quero fazer na minha esteira também. Num é a qualquer momento que encontramos um mestre em atividade física. Pensa o ganho que podemos ter na qualidade de vida com estas modificações.

Sei que a atividade física tem uma zona de alto ganho. Se ficarmos abaixo dela só desgastamos. Se ficarmos acima dela podemos nos prejudicar.

Qual é a sua esteira? ela não tem sensor de FC?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço