Galera sou novo aqui, e estou precisando de uma luz ,  alguém sabe alguma coisa sobre como adequar um transmissor analógico a zona 0 , tornando-o intrínsicamente seguro . ???

Exibições: 558

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi, JT, bom dia,

apesar de meus 48 anos de experiencia com eletrônica, e claro ou pouco desatualizado com novas tecnologias, 

fiquei boiando com a sua pergunta.

Você pode explica-la melhor, e se possível colocar links para referências?

Att.

Ru

Me refiro as normas de segurança intrinsica que são estabelecidas para uso de instrumentos em áreas com potencial risco de explosão devido a presença de gases (solvente) + oxigênio em áreas industriais,  essas áreas recebem uma classificação,  sendo a zona 0 a área com maior potencial para esse tipo de acidente, portanto os instrumentos de medição utilizados nessa área devem receber uma classificação EXia ( que é um método de proteção ) que consiste em abaixar a energia armazenada utilizada no circuito do instrumento para que o mesmo não possa gerar uma faísca com energia suficiente capaz de dar ignição a uma explosão nessa área . ( leia o livro: segurança intrínsica , de Giovanni Hummel Borges . Tenho um protótipo de uma haste capacitiva com transmissão 4-20ma ,  e no caso estou trabalhando no processo de uma possível adequação da mesma para que possa ser usada em área classificada zona 0.  claro que depois é preciso mandar o protótipo para ser analisado pelo CEPEL ,  para receber a certificação do INMETRO .

Oi JT, boa tarde,

a minha dúvida não foi onde você vai usar este equipamento, e sim com é este seu transmissor.

Você pretende usa-lo em um área classificado conforme o conceito de zona  de Gás e Vapor.

Ambiente de atmosferas explosivas conforme as normas NBR/IEC.

Zona 0  = Ambiente com presença de gases e vapores explosivos por longo tempo.  

OK?

Agora vem a dúvida.

O que você chama de transmissor analógico?

Que tipo de transmissão você quer fazer:

 Via RF, luz visível, ultra violeta, infravermelho, ultra som, etc? (Sinais analógicos)

Que modulação:  AM/ FM  SSB, etc?

Ou sua transmissão não se encaixa em nenhum destes padrões acimas citados?

Eu estou sem saber a forma que você pretende usar a transmissão.

Um processo de transmissão que já utilizei em área classificada de plataformas de

petróleo, foi profibus com fibra ótica.

Mas este processo é digital.

Você pode transformar o seu sinal analógico em digital?

Att.

Rui

Boa tarde Rui .

Então, é o seguinte, é um projeto ja existente, não foi eu que projetou, mas to trabalhando nele, e me pediram pra tentar fazer essa adequação.

mas é o seguinte, o circuito gera um sinal de frequencia a partir de um oscilador a cristal, e após um indutor utilizado como filtro passa-baixa é inserida uma capacitancia em pF, capacitância essa que é a leitura do material em contato com a haste. essa capacitância é convertida em 4-20ma pelo restante do circuito , ( esse é meu tipo de transmissão, 4-20ma ). Meu problema é com os cuidados que tenho que tomar a respeito de ignição capacitiva e ignição indutiva, já que estou usando um indutor de 1mH como filtro, e capacitores no restante do circuito,  mesmo esses capacitores sendo de baixo valor, sendo o maior de 10nF , portanto minhas principais dúvidas mesmo são a respeito de como fazer para medir essa capacitância total ,e indutância total presente no circuito, para saber se estão acima dos valores estipulados pelas normas.

Att.

J.T.

-OBS : E sim eu poderia transformar meu sinal analógico em digital para a transmissão dos dados em Profibus P.A,  mas mesmo assim tenho que me preocupar com a energia armazenada dentro do circuito.

Jean, 

Fabricar equipamentos para funcionarem em Atmosferas Explosivas é uma arte.... kkkkk 

Você já pensou em montar um circuito RC? Más em forma de ponte wheatstone onde seu Sensor funciona como um dos capacitores,

vc continuara enviando sua tensão AC gerada pelo seu oscilador para o circuito, a tensão lida no diferencial vc deve aplicar em um ampop diferencial e depois desta etapa vc pode enviar os dados da forma que quiser, 4 a 20mA,  HART, FSK vai de seu gosto.

Você deve retirar seu filtro com indutor. pois não acredito ser um filtro e sim parte do divisor de tensão. LC   Indutor e sua Ponta de Prova "Sensor" grande parte dos leitores são montados desta forma acredito que o seu também.

Espero que lhe ajude a chegar em uma solução, os resistores deverão ter valores altos para que não flua uma corrente suficiente para gerar fagulhas. 

Abraço

Mauricio Ortega

Maurício,

ajudou sim , to pesquisando aqui, lendo as normas e os passos para a adequação.

mas to pensando em colocar o desenho do circuito aqui para que fique mais fácil de ser analisado ,  não sei se tem algum problema.

obrigado pela atenção.

Jean .

Jean,

Acredito que não tenha problema em postar o desenho aqui.

Obs. Só cuidado com as normas de sua empresa sobre confidencialidade de projetos, pois se você postar pode  ocorrer possíveis copias do mesmo, fica a dica.

Abraços

Mauricio Ortega

Mauricio.

Por isso mesmo que fiquei com receio.

vou ver até que ponto e como eu posso expor esse circuito, 

mas desde já, agradeço .

Jean.

Olá Jean,

Está difícil entender o que deseja principalmente por estar em um texto contínuo mas vejo que tentou detalhar o seu problema. Não sei se é necessário que o circuito gere uma oscilação ou essa oscilação é um meio de transformar o sinal para poder ser transmitido. Pelo que vejo, a transmissão é feita através de uma corrente baixa e portanto fico em duvida se o fio para a transmissão é bem grosso ou a distancia de transmissão é bem pequena pois perderá precisão e será sujeito a ruídos. De qualquer forma, creio que é possível substituir o indutor e capacitores por CIs geradores de ondas como o ICL 8038 http://www.intersil.com/content/dam/Intersil/documents/icl8/icl8038... voce pode ver a combinacao e a frequencia pode ser proporcional a tensao analogica aplicada ao terminal 8. Para decodificar o sinal na outra ponta basta fazer a conversão de frequencia para tensao analógica novamente. Espero ter ajudado. Boa sorte.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço