Resolvido - Duvida com divisor de tensão + módulo USB FTDI + ESP8266

Prezados(as),

Estou enfrentando um problema pra comunicar com um módulo ESP8266. Não estou conseguindo entender o que pode estar ocorrendo e por isso recorri aos mestres.

Estou usando um Arduino Uno com um divisor de tensão no pino TX para comunicar com o ESP8266. Uso Arduino para alimentar o ESP8266. Nesse caso, está tudo funcionando perfeitamente.

Como tenho um adaptador USB FTDI 5V, resolvi usá-lo para a comunicação com o ESP8266, mas neste caso, não consigo enviar comandos (TX), apenas estou recendo no serial monitor os envios do ESP8266 (RX do FTDI). Quando ligo o ESP8266, vejo os comandos de inicialização no serial monitor.

Resolvi então fazer as medições de tensões usando um multímetro. Vejam como fiz as medições através da figura:

R1 = 68 ohms

R2 = 136 ohms

Faço uma medição do pino TX do Arduino em relação ao GND e tenho 4,8 v. Quando ligo o TX do Arduino no pino VIN do divisor, tenho uma medição de 4,8 v em relação ao GND no pino VIN.

Faço então uma medição do pino TX do FTDI em relação ao GND e tenho 4,8 v. Quando ligo o TX do FTDI no pino VIN do divisor, tenho uma medição de 4,8 v em relação ao GND no pino VIN.

Até aqui, tudo normal.

Porém, quando ligo o GND do Arduino ao GND do FTDI, para alimentar o ESP8266 com o Arduino e usar o FTDI para comunicar, ao medir o pino TX do FTDI no pino VIN do divisor, leio apenas 1,3 v. Se meço o Tx do FTDI direto com o GND dá 4,8 v, mas ao ligar o Tx no VIN do divisor, só leio 1,3 v.

Alguém tem ideia do que possa estar acontecendo?

RESOLVIDO

Seguindo o conselho do nosso amigo Mauricio de Souza Ortega funcionou perfeitamente. Utilizei um resistor de 1,8 kohms e outro de 3,6 kohms.

Exibições: 2290

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi MM,

agora não entendi nada.

Você está alimentando o ESP8266 com a saida Tx do FTDI?

E não com os +5V?

Rui

O ESP está sendo alimentado pelo pino 3,3 v do Arduino Uno.

MM,

então você está medindo é a tensão do TX que sai do arduino?

É com um multímetro?

Se for, esquece, para medir corretamente, terá que medir com um osciloscópio.

Neste pino o sinal é pulsante, (Quadrado).

Rui

Oi MM,

sua conexão de alimentação deveria ser assim:

Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço