Resolvido - Duvida com divisor de tensão + módulo USB FTDI + ESP8266

Prezados(as),

Estou enfrentando um problema pra comunicar com um módulo ESP8266. Não estou conseguindo entender o que pode estar ocorrendo e por isso recorri aos mestres.

Estou usando um Arduino Uno com um divisor de tensão no pino TX para comunicar com o ESP8266. Uso Arduino para alimentar o ESP8266. Nesse caso, está tudo funcionando perfeitamente.

Como tenho um adaptador USB FTDI 5V, resolvi usá-lo para a comunicação com o ESP8266, mas neste caso, não consigo enviar comandos (TX), apenas estou recendo no serial monitor os envios do ESP8266 (RX do FTDI). Quando ligo o ESP8266, vejo os comandos de inicialização no serial monitor.

Resolvi então fazer as medições de tensões usando um multímetro. Vejam como fiz as medições através da figura:

R1 = 68 ohms

R2 = 136 ohms

Faço uma medição do pino TX do Arduino em relação ao GND e tenho 4,8 v. Quando ligo o TX do Arduino no pino VIN do divisor, tenho uma medição de 4,8 v em relação ao GND no pino VIN.

Faço então uma medição do pino TX do FTDI em relação ao GND e tenho 4,8 v. Quando ligo o TX do FTDI no pino VIN do divisor, tenho uma medição de 4,8 v em relação ao GND no pino VIN.

Até aqui, tudo normal.

Porém, quando ligo o GND do Arduino ao GND do FTDI, para alimentar o ESP8266 com o Arduino e usar o FTDI para comunicar, ao medir o pino TX do FTDI no pino VIN do divisor, leio apenas 1,3 v. Se meço o Tx do FTDI direto com o GND dá 4,8 v, mas ao ligar o Tx no VIN do divisor, só leio 1,3 v.

Alguém tem ideia do que possa estar acontecendo?

RESOLVIDO

Seguindo o conselho do nosso amigo Mauricio de Souza Ortega funcionou perfeitamente. Utilizei um resistor de 1,8 kohms e outro de 3,6 kohms.

Exibições: 2290

Responder esta

Respostas a este tópico

Ligue o Vin do divisor no tx do ftdi e coloque o multímetro pra ler o Vout e gnd.
Quantos volts da?

Vout = 0,8 v

Maurício, o problema eram os resistores mesmo. Coloquei os que você indicou e funcionou perfeitamente.

Muito obrigado.

R1=1k

R2=2k (ou dois resistores de 1k em serie)

Assim pra mim funciona legal.

O que eu não consegui foi usar meu esp alimentado pelo arduino...Não funcionou de geito nenhum rs

O arduino não fornece a corrente suficiente para alimentar o ESP

Veja no link uma tabela de consumo:

http://wiki.iteadstudio.com/ESP8266_Serial_WIFI_Module

O meu arduino Uno alimenta normalmente o meu ESP8266 ESP-07.

Assim como grande parte de documentação pesquisada na Internet tenho utilizado o ESP sem o divisor de tensão. O uso tem sido intensivo em vários módulos e nunca tive problema. Supõe que os pino TX e TX sejam tolerantes a lógica TTL.

O circuito que tenho  utilizado está nesse link

Estou quase arriscando fazer esse teste.

Oi MM, bom dia.

O seu USB/FTDI é igual ou similar a este?

O FTDI não deve ter problema não.

Vamos aos calculos;

(usei a tabela indicada pelo Sr. M   http://wiki.iteadstudio.com/ESP8266_Serial_WIFI_Module  )

Corrente de consumo do ESP8266  =  Transmitindo (minimo  +14dBm  = 135 mA).

     3,3 / 0,135  = +- 25 Ohms, ou seja o ESP8266 equivale à um resistor de 25 Ohms qdo transmitindo.

  Você montou o divisor assim:  R1 = 68 Ohms  e R2 = 136 Ohms  ok?

O ESP8266 está em paralelo com o R2, portanto o valor final de R2 =  1/(1/136 + 1/25)   = +- 21 Ohms.

   Agora o divisor final fica assim:

  R1 = 68 Ohms e R2 = 21 Ohms.    5/(68+21) =  56 mA    Sobre R2  = 21 * 0,056 = 1,18V

 (próximo os 1,3 que voce   mediu)

Rui

Rui, entendi os cálculos, mas o problema ocorre no VIN do divisor de tensão, sem o ESP estar conectado ao circuito. 

Seu eu faço a medição do FTDI sem estar aterrado com o Arduino, tenho 4,8 v, mas se eu aterro o FDTI com o Arduino, ao conectar o pino TX do FTDI no VIN do divisor, a medição é de 1,3 v. Sem conectar o Tx do FTDI no VIN, a medição é de 4,8 v. Isso que eu não estou entendendo, se aterro o Arduino com o FTDI, e medição é de 1,3 v, mas se não faço o aterramento entre eles, a medição é de 4,8 v, lembrando que não tem nada ligado ao pino VOUT do divisor.

Oi MM,

desenhe um esquema de como está ligando o FTDI com o ESP8266 e com ele sem estar ligado

o ESP8266 e post aqui.

Post também o modelo do seu USB/FTDI.

Rui

Rui, seguem os esquemas dos testes. Em todos os testes, é utilizada a porta USB para alimentar, tanto o Arduino quanto o FTDI.

O conversor FTDI utilizado é este:

Conversor USB - FTDI 5v

TESTE 01 - Somente Arduino

TESTE 02 - Somente FTDI

TESTE 03 - Arduino e FTDI com GND comum

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço