Olá amigos do fórum,

Estou precisando de um ajuda com um pequeno projeto com arduino. Quero medir a corrente de um pequeno circuito CC, até aqui tudo tranquilo, eu poderia apenas usar um ACS712 5A por exemplo e boa.

O problema é o seguinte: as correntes do meu circuito variam entre 0 e 500mA e eu preciso medir uma variação de no mínio 1mA! Com o ACS712 5A, eu tenho uma resolução de 180mV/A então, considerando a resolução do ADC do arduino, eu conseguiria medir variações de corrente de no máximo 13,9mA aproximadamente.

Eu então teria que montar algum circuito para diminuir o fundo de escala do meu sensor para poder medir correntes em múltiplos de 1mA.

Alguém pode me dar alguma idéia?

Valeu desde já!

Exibições: 876

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá amigos.

Andei dando uma queimada nos neurônios aqui e vi o seguinte:

1 - na verdade para aumentar essa resolução posso apenas mudar a referência das portas do arduino para 1,1V, o que já me daria uma resolução de 6.1mA, o que já melhora muito a coisa toda. Fica uma dúvida: se eu mudar essa referência interna, mudo mais alguma coisa importante para o arduino? Pelo que entendi, altera apenas a forma de leitura das portas analógicas, é isso mesmo?

2 - Eu vi no datasheet do ACS712 5A o circuito abaixo. Basicamente ele indica o uso de um ampop como inversor com ganho de 3 para aumentar a saída para 610mV/A. Eu pensei em fazer a mesma coisa, mas com um ganho 6 para ter na saída 1,08V/A o que me daria uma de 1,08mV para 1mA, o que, com a referência do arduino alterada para 1,1V me daria exatamente o que preciso! Agora ficaram as dúvidas: tem algum outro ampop mais comercial para eu poder trocar o LM321? Se usar o ganho de 6 mesmo, vocês acham que vai me dar muito ruído?

Queria saber se minha lógica está certa para poder comprar o sensor e o resto dos componentes. Moro em Rio Branco AC e, como podem imaginar, tudo que vou comprar demora a chegar aqui e não queria dar um tiro errado comprando componentes que não irão resolver meu problema....valeu galera!!

Caro Renato, acho que o circuito não dará muita precisão, devido aos valores de tensão serem muito baixos. 

Mas só testando.

Saiba que o LM321 é a versão unitária do LM324, que é muito comum. 

O LM324 tem quatro OP Amps, e o LM321 tem somente um.

Tente encontrar um LM324 em lojas ou então em alguma sukata. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço